Empresa média ou pequena vs Empresa grande, qual voce prefere?

Vou lançar umas opiniões sobre o que vivi trabalhando em empresas grandes e comparando com empresas médias ou pequenas. Quando falo pequenas não quer dizer fundo de quintal ou irregulares diga-se de passagem…

[size=18]Empresa Grande[/size]

Prós
[list]Maior estabilidade devido ao caixa mais gordo.
A empresa é conhecida por muita gente, isso pode te tornar mais popular com as mulheres… :roll:
Voce pode ter benefícios que em uma empresa menor poderá não te dar.
Voce pode passar dias sem fazer nada se souber disfarçar bem… :lol:
Voce tem mais pessoas para botar a culpa caso algo dê errado. :twisted: [/list]

Contra
[list]O dono da empresa ou os diretores nem sabe que voce existe.
Não espere reconhecimento, ainda mais se voce é técnico.
Não espere ter responsabilidades grandes a principio.
Muita politicagem e puxação de saco pode fazer um cara que não sabe nada passar na tua frente e ainda por cima levar o crédito pelo que voce fez.
Não espere crescimento profissional rápido, isso raramente acontece nestes lugares.
Voce tem grandes chances de passar muito tempo fazendo a mesma coisa, inovação é um risco que muitos não querem passar.
Não espere trabalhar com as tecnologias de ponta facilmente, primeiro terá que convencer muita gente até lá.
Voce terá reuniões intermináveis, muita conversa fiada e pouca ação.
Gerentes idiotas que servem apenas para garantir que voce tá trabalhando e não no forum… :stuck_out_tongue:
Voce tem grandes chances de ganhar menos que em uma consultoria menor. Isso é fato também. Veja os salários que a Accenture paga por exemplo. :roll:
As pessoas podem conhecer voce quando o sistema dá pau, mas nunca por ele funcionar bem. :twisted:
Nos projetos sua parte será sempre pequena, dividida entre centenas de analistas, arquitetos, gerentes de projeto, lideres, enroladores, fazedores de cera e outros cargos inúteis…[/list]

[size=9]Empresa Pequena/Média[/size]

Prós
O dono da empresa te conhece e sabe o que voce faz.
Voce precisa de menos politica para crescer, basta trabalhar direito. :wink:
Voce pode ser reconhecido pelos seus acertos pois eles se tornam evidentes.
Voce pode ter um rápido crescimento pois nestas empresas não há grande estratificação de cargos e burocracia. Voce pode ser arquiteto/analista e desenvolvedor ao mesmo tempo.
Voce pode algum dia ser um diretor se a empresa crescer. Isso em empresa grande é algo muito dificil, geralmente só dando para o dono… :roll:
O relacionamento entre as pessoas é muito melhor, afinal todos se conhecem.
Suas reuniões são rapidas e com menos politicagem.
Um técnico bom vale ouro pra esta empresa e é respeitado por isto.

Contra
Risco maior de dar uma zebra e voce perder o emprego.
Voce tem menos beneficios que em uma empresa grande.
Se voce errar seu erro se tornará muito evidente, o dono irá saber com certeza.
Não há como fazer cera pois fica muito evidente o cara que trabalha e o que só enrola. :lol:

Com tudo isto, lembrando que é uma visão pessoal não estou querendo dizer que é verdade em todos os casos, prefiro 1000 trabalhar em empresa média!

Dissertem

Cara, eu ainda não trabalhei numa empresa grande.

A minha é da área de automação e tem uns 15 funcionários (contando os 4 donos).

É bom demais trabalhar aqui. Eu ainda sou estagiário, mas o clima descontraido, a flexibilidade de horários, a proximidade com os 4 sócios-chefes e todo o resto é ótimo.

Depois de me formar talvez eu ainda passe um tempo aqui, mesmo porque quem tá aqui aprende pra caramba.

O problema é (sempre tem um porém) ela não dá tanta perspectiva de crescimento assim.

Por ser pequena e ter poucas chances de vingar verdadeiramente num mercado de gigantes, eu posso trabalhar anos aqui e não subir muito de vida.

O salário até aumenta, mas o cargo é engenheiro.

Então, se eu quiser virar CPT e trabalhar menos quando for mais velho, vou ter que escolher outra, acho…

É isso aí.

ps: CPT = Chefe da Por*&*ra Toda :smiley:

edit: eu esqueci de citar nas vantagens da empresa que estou o café, o suquinho de uva, o ice tea e a Coca grátis :wink: isso sem falar na biscoitada (club social, trakinas, wafer…)
ha uehAUEHAUEhA UEhaue haue huAEhAUEHAUE HAUEHAUEhaehaueh
No meu primeiro mês aqui eu engordei 3kg… Hoje eu resisto e já tô até mais magro.

Já trabalhei em uma pequena, com cerca de 10 pessoas e hoje estou numa média, 80 pessoas. Sem dúvida prefiro a pequena. No meu caso por exemplo a pequena empresa representou maior flexibilidade (horário, férias, pagamento), menos burocracia, maior aprendizado, maior investimento no profissional, etc.

O problema é que essas pequenas empresas dependem geralmente de poucos clientes. Se os clientes estiverem mau das pernas é bom você já começar a caçar outro trampo. O problema é que na maioria das vezes quando descobrimos isso, o barco já tá prá lá afundado :cry:

Pagando o meu valor, pode ser até uma barraquinha de cachorro-quente.

Pensava assim também. Hoje levo bastante em considereção o “clima” da empresa. Um clima descontraido, mas ao mesmo tempo sério. Trabalhar numa empresa onde fica todo mundo tenso o tempo inteiro, nem o salário sendo melhor compensa. Tem empresa igual Big Brother, os cara contralam tudo, é um inferno :evil:

eu trabalho numa empresa pequena, me considero bastante respeitado e valorizado… isso é uma coisa que sei que não terei em uma grande…

e não tenho a menor perspectiva de crescimento aqui…

Pensava assim também. Hoje levo bastante em considereção o “clima” da empresa. Um clima descontraido, mas ao mesmo tempo sério. Trabalhar numa empresa onde fica todo mundo tenso o tempo inteiro, nem o salário sendo melhor compensa. Tem empresa igual Big Brother, os cara contralam tudo, é um inferno :evil: [/quote]

Pois é, mas o clima apenas não paga minhas contas.

Já trabalhei em empresas gigantes, grandes, médias e pequenas e ainda assim prefiro o dinheiro. Cada vez que acontece algo que me incomoda nas empresas, simplesmente abro o o site do meu banco e olho o saldo da minha conta, isso deixa qualquer problema de clima para trás.

Pensava assim também. Hoje levo bastante em considereção o “clima” da empresa. Um clima descontraido, mas ao mesmo tempo sério. Trabalhar numa empresa onde fica todo mundo tenso o tempo inteiro, nem o salário sendo melhor compensa. Tem empresa igual Big Brother, os cara contralam tudo, é um inferno :evil: [/quote]

Pois é, mas o clima apenas não paga minhas contas.

Já trabalhei em empresas gigantes, grandes, médias e pequenas e ainda assim prefiro o dinheiro. Cada vez que acontece algo que me incomoda nas empresas, simplesmente abro o o site do meu banco e olho o saldo da minha conta, isso deixa qualquer problema de clima para trás.

[/quote]
Cara até concordo com vc, vendo seu saldo de sua conta la em cima da mais ânimo para trabalhar…
Mas acho que o ambiente de trabalho/relacionamento entre a equipe é o mais importante para voce conseguir alcancar 100% de aproveitamento do seu trabalho, e voce vai saber que na segunda quando voltar esta indo apenas trabalhar e nao mais um dia de tortura :twisted: ahahah…

Concordo, mas nem sempre isso é possível, então eu defini algumas prioridades em minha carreira:

dinheiro > serviço que farei > distancia de casa > ambiente.

[quote=aleck][quote=renanpto]
Cara até concordo com vc, vendo seu saldo de sua conta la em cima da mais ânimo para trabalhar…
Mas acho que o ambiente de trabalho/relacionamento entre a equipe é o mais importante para voce conseguir alcancar 100% de aproveitamento do seu trabalho, e voce vai saber que na segunda quando voltar esta indo apenas trabalhar e nao mais um dia de tortura :twisted: ahahah…

[/quote]

Concordo, mas nem sempre isso é possível, então eu defini algumas prioridades em minha carreira:

dinheiro > serviço que farei > distancia de casa > ambiente.

[/quote]

Haaaa, distância de casa e infra-estrutura são itens importantíssimos tbém. Sei de muita empresa que neguim desenvolve sistemas java com máquinas com 512 de RAM :shock: . Para mim isso é inconcebível.

[quote=Bruno_Leonardo]

Haaaa, distância de casa e infra-estrutura são itens importantíssimos tbém. Sei de muita empresa que neguim desenvolve sistemas java com máquinas com 512 de RAM :shock: . Para mim isso é inconcebível. [/quote]

Concordo, já trabalhei com 512 utilizando uma ferramenta da IBM e nunca me estressei tanto na vida.

Para mim o mais importante é saber qual emprego me trará a melhor qualidade de vida e oportunidade de alcançar meus objetivos. E isso vem antes do salário.

Obviamente, o valor do salário influencia a qualidade de vida, mas é muito melhor ganhar um pouco menos com a cabeça tranqüila do que ganhar um pouco mais perguntando a mim mesmo porque que ainda estou vivo.

Outra coisa que pesa bastante aí é a questão órgãos públicos versus empresas privadas. Já trabalhei na área de TI de um órgão público e é bem diferente do que em empresas privadas.

[quote=aleck][quote=Bruno_Leonardo]

Haaaa, distância de casa e infra-estrutura são itens importantíssimos tbém. Sei de muita empresa que neguim desenvolve sistemas java com máquinas com 512 de RAM :shock: . Para mim isso é inconcebível. [/quote]

Concordo, já trabalhei com 512 utilizando uma ferramenta da IBM e nunca me estressei tanto na vida.

[/quote]

Só uma ferramenta da IBM te estressa? Acho que não é só uma não… :lol: :lol: :lol: :lol:

Estabilidade não existe.

Meu voto:
:arrow: Micro

Detalhe, já trabalhei em empresas de 3 funcionários e empresas de quase 10 mil funcionários.

[quote=victorwss]
Só uma ferramenta da IBM te estressa? Acho que não é só uma não… :lol: :lol: :lol: :lol: [/quote]

Acho que vou incluir depois do dinheiro o != IBM.

eu inicialmente trabalhava numa media empresa…
era estagiario lah e notei q mesmo sendo funcionario nao havia muitas oportunidades de crescimento!!
conheci pessoa q estavam a mais d 10 anos lah fazendo a mesma coisa (q xatisse!!!)

agora trabalho na faculdade onde me formei!! uma grande empresa ao meu ver e por sinal eh a maior da regiao norte e tb estah presente em varios outros Estados

realmente os superiores podem nao me conhecem nem se me verem no caderno policial d um jornal d alta rotatividade hauahauhaauha
mas sempre temos visitas deles nos setores e algumas vezes dialogos sobre os serviços
o clima no setor onde trabalho eh bom e bem descontraido
nao existe aquela competicao pra se destacar
e tenho uma boa possibilidade de promoçao…
afinal comecei como estagiario, depois passei a ser prestador d serviços e agora estou efetivado por tempo indeterminado!!!

Esse negocio de empresa pequena ou grande é pura besteira. Existem empresas boas de trabalhar e as ruim. Simples assim.

Trabalho para uma empresa que dificilmente pode ser considerada grande, faturamento de 957 milhões esse ano e mais de mil funcionários.

A burocracia é quase zero e meu trabalho é publicamente reconhecido pela chefia. Adoro o que faço, quase não tenho reuniões e tenho
uma enorme liberdade sobre aquilo que faço.

Da mesma fora, meu pior emprego por em uma microempresa onde os sócios foram carinhosamente apelidados de B1 e B2 pois Larry
e Moe não se completam sem o Curly ou o Shemp.

Pode ser. Generalização é errada.

[quote=louds]A burocracia é quase zero e meu trabalho é publicamente reconhecido pela chefia. Adoro o que faço, quase não tenho reuniões e tenho
uma enorme liberdade sobre aquilo que faço.[/quote]
Você tem sorte. Acredite. hehe

Eu ainda opto por qualidade de vida e dinheiro é o terceiro ou quarto filtro, independente do tamanho da empresa. Como o louds falou, para mim também se dividem entre ‘boa’ ou ‘ruim’.

"