Empresa processa fórum por críticas a software

32 respostas
Luca

Olá

Esta é para deixar a gente com olhos abertos, principalmente depois do acontecimento recente da ameaça de processo ao GUJ (que não sei se foi confirmado) devido a um cara ter usado o forum para denunciar falta de pagamento.

http://whirlpool.net.au/article.cfm/1753

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1904256-EI4801,00.html

[]s
Luca

32 Respostas

L

Luca:
Olá

Esta é para deixar a gente com olhos abertos, principalmente depois do acontecimento recente da ameaça de processo ao GUJ (que não sei se foi confirmado) devido a um cara ter usado o forum para denunciar falta de pagamento.

http://whirlpool.net.au/article.cfm/1753

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1904256-EI4801,00.html

[]s
Luca

Antes, só quem acessava esse whirlpool(nunca tinha ouvido falar) aí sabia sobre as críticas ao produto da empresa. Agora…

Acho que nesse caso, não foi uma boa idéia processar o forum…heheheh

maquiavelbona

Se isso vira febre, coitados dos fóruns de linux ( que só falam mal de Windows ) e do fórum da INFO ( que fala mal de tudo ).

Até!

Luiz_Aguiar

Eu entendo os dois lados da moeda… e pra ser sincero, vou sempre preferir estar do lado da moeda que “critica”, se num queres críticas, não coloque um produto no mercado.

Alias, liberdade de expressão significa oq mesmo?

Luca

Olá

Neste caso tanto a empresa como o forum são australianos. A empresa alega que perdeu 750 mil e no processo pede 150 mil mais custas. O forum colocou uma nota na primeira página solicitando aos participantes moderação para não se prejudicar mais no processo.

Liberdade de expressão vem junto com responsabilidade. Não li o teor das críticas mas nos foruns, até produtos open source e gratuitos, às vezes são criticados de forma exagerada e até mesmo ofensiva.

[]s
Luca

LPJava

rpz que onda… velho… na minha opniao nada ver… os fundadores do forum pagar por isso… se fosse feitos elogios sobre o software e aumentasse a venda os fundadores do forum ia ganhar alguma coisa em cima das vendas? (não) mas como foi o contrario que tirar… nao concordo com essa ideia… eu tneho um forum… e discuto o tema que achar conveniente e os usuarios tb… cada um tem sua opniao sobre… uns vai achar o melhor software ja inventado outros nao… depende do tipo de negocio que o software foi implementado… e como ele foi vendido… hehe Eu (vocês) tem o direito de critiar linux/windows… como achar que devo critar - é lento, trava, vulneravel etc… porém para outras pessoas é o inverso… o que nao posso é ofender as pessoas envolvidas… mais criticar o produto… é algo diferente. na minha opniao…

Hal_Jordan

Cretinice da pior forma… O primeiro direito que a pessoa tem é o direito de se expressar da forma q bem entender (dentro de certo limites, mas isso é obvio), liberdade de expressao é nosso maior direito.

E não acredito em falar com ‘responsabilidade’. Não existe isso. Uma unica voz nao tem poder algum (com algumas excessões), e se ela critica algo sem o menor criterio ninguem a escuta , mas se várias falarem mal e com argumentos convincentes a historia muda completamente. Isso de responsabilidade é “bom mocismo” demais pro meu gosto. Interressante como na nossa area isso chega ao ponto do ridiculo, lembro que no JUG que participo alguem falou mal do JComfooboo e isso foi motivo de uma enchurrada de criticas negativas ao produto e o interressante que a empresa descobriu quem foi q mandou e ( o q sera q fizeram com ele? ) colocou um monte de parceiros para elogiar o produto ( algo pareceido com o MAker2 da bahia fez por aqui ) na maior cara de pau e no final o assunto foi “moderado”…

Nossa area é a que mais sofre censura de todas as outras areas e principalmente na comunidade ( “responsabilidade”, urf… ) … Cabe a vc, como leitor, como ser pensante, analisar o que presta e o que nao presta, o que considerar ou não, e se “milhoes” de pessoas falam mal de um produto, no caso do produto da 2Clix da para saber quem esta com a razão… E o engraçado é que os concorrentes podem falar um do outro, como Sun e Microsoft por exemplo, como a 2CLix e seja lá quem for, mas a pessoa em si não, é proibido, é censurado, é irresponsavel…

clodoaldoaleixo

Criticas fundamentadas em fatos concretos tudo bem, agora criticar sem nenhuma base devia ser punível sim, aqui nesse próprio fórum vejo diariamente criticas ofensivas ao windows, e a maioria dos produtos Microsoft, muitas vezes por pessoas que com certeza não conhecem os produtos o suficiente pra faze-las.

Criticar com responsabilidade como já foi dito é bom sim e nesse caso não deveria haver nenhum tipo de repressão.

Hal_Jordan

clodoaldoaleixo:
Criticas fundamentadas em fatos concretos tudo bem, agora criticar sem nenhuma base devia ser punível sim, aqui nesse próprio fórum vejo diariamente criticas ofensivas ao windows, e a maioria dos produtos Microsoft, muitas vezes por pessoas que com certeza não conhecem os produtos o suficiente pra faze-las.

Criticar com responsabilidade como já foi dito é bom sim e nesse caso não deveria haver nenhum tipo de repressão.

Não concordo, por exemplo, quando alguem fala mal da Microsoft e sem o menor argumento é facilmente ignorado, eu ignoro, provavelmente vc ignora…

Se for assim qualquer um do Brasil devia ser proibido de falar de politica, já q esse assunto nao tem a menor responsabilidade. Alias, niguem nesse forum poderia discutir isso por não termos conhecimentos socio-politicos, economicos, etc para discutir, vamos todos amar e aceitar a nao cassação do Rennan Calheiros, enfim… Pessimo, horrivel esse tipo de pensamento,

RaulCarlin

Imaginem se a empresa ganha o processo e abre espaço para que outras façam o mesmo?

O GUJ já ia tomar de cara um processo da Microsoft, mas até que aqui quando se fala mal de .Net nem é tão agressivo assim…

Para, isso é ridículo…

Luiz_Aguiar

Em breve colocarei um software pessoal (open source) para uso público, e espero sinceramente que muita gente fale mal, pode até xingar minha mãe se quiser, isso fará o software crescer cada vez mais.

Será que o Rafael processou um cara que abriu um tópico falando um monte de m*** do JForum ou ele filtrou as críticas construtivas/técnicas e refletiu sobre elas? talvez até implementou algumas, vai saber…

Para, não sei nem que software que é, mas deve ser muito ruim mesmo, pra empresa estar com todo esse desespero e perder tantas vendas, isso é serviço de utilidade pública, eu ficaria muito p*** da vida se pagasse por um produto e depois descobrisse que ele é muito ruim.

But, IMHO !!!

Eduardo_Bregaida

Criticas todo mundo faz, pq ao invés de processar nao olham as criticas e arrumam os bugs? :smiley:
todo produto q tem problema o povo critica, seja open source ou nao, o fato é q eles tem q melhorar a qualidade e nao calar a boca do povo… :wink:

Luca

Olá

Não adianta achismo. Se alguém se julga prejudicado é a justiça quem decide. O problema do forum é que não é contra quem escreveu que a ação será impetrada e sim contra o responsável pelo fórum.

Em outro forum que eu participo, corre um processo com aborrecimentos para todo lado. O cara acha que pode escrever o que quer e depois reclama que está com processo nas costas e que tem que contratar um advogado.

[]s
Luca

Luiz_Aguiar

Esse é outro lado da moeda tbm né… complicado.

Kenobi

Luca:
Olá

Não adianta achismo. Se alguém se julga prejudicado é a justiça quem decide. O problema do forum é que não é contra quem escreveu que a ação será impetrada e sim contra o responsável pelo fórum.

Em outro forum que eu participo, corre um processo com aborrecimentos para todo lado. O cara acha que pode escrever o que quer e depois reclama que está com processo nas costas e que tem que contratar um advogado.

[]s
Luca

O Fórum não é uma entidade, uma empresa ou pessoa, como pode ser processado ? Esquisito isso e no meu ponto de vista a companhia pode até fazê-lo, ganhar que vai ser complicado, principalmente se esta visa o mercado que o fórum está ligado.

Acho que estão começando a querer prejudicar sim a 1a imenda americana … rsss Liberdade de expressão, você pode falar mal até do presidente, se tiver embasamento, não vai acontecer nada.

Aliás, eu sinto vergonha dos senadores do nosso país !! :frowning:

Luca

Olá

O responsável é processado. Cabe a ele depois correr atrás do nick que escreveu o motivo do processo.

É como eu disse antes, liberdade mas com a responsabilidade de assumir o que falou sem se esconder atrás de pseudônimos. E como sabemos, não é difícil encontrar. Os provedores mantem logs e o GUJ, assim como os outros foruns do tipo PHPBB, guarda os IPs de todas as mensagens.

Sei de gente que já não sente mais vergonha. Sente nojo. :oops:

[]s
Luca

Luiz_Aguiar

Sinto isso pelo povo brasileiro, não pelos políticos.

esb

Tem um famoso forum de hardware nacional que foi processado recentemente por críticas feitas dentro do forum. A empresa que abriu o processo perdeu em primeira instância.

A

O Rafael refletiu com certeza, depois daquele topico o GUJ melhorou muito, e ainda bem que tirou aquela busca horrivel do Google…!

:wink:

Ops, o Google pode me processar?

Luiz_Gustavo

Olha a generealização… hehehhe

Afinal, vc também faz parte do povo brasileiro!
Cara, sinceramente eu tenho nojo é de uma parcela da população… não de toda ela.
Nojo de gente que vende voto, que não tá nem aí pra nada… que dar um “jeitinho brasileiro” em tudo…
Quanto aos políticos… sinceramente estou desacreditado da maioria… mas alguns ainda são competentes.

Quanto ao caso do processo… acho que a empresa vai precisar realmente provar como esses comentários causaram o tal prejuízo.
Não sei se eles conseguiriam algo se as tais reclamações forem justificáveis (se o software realmente é uma porcaria).

[]`s

Luiz_Gustavo

afsrj:
… e ainda bem que tirou aquela busca horrivel do Google…!

também nunca gostei daquilo não :slight_smile:

RaulCarlin

Se eu fosse dono da empresa contratava o cara para falar bem do software pelos foruns do mundo, porque se a palavra do cara em uma simples discussão vale tanto assim à ponto de diminuir as vendas, se ele começar a falar bem… 8)

Luiz_Aguiar

A menos que fosse a empresa que fizesse o jogo mais incrível do universo e eu não conseguisse viver sem ele, eu nunca mais nem entraria no site dessa empresa, acho que ela só vai se prejudicar com isso.

Minha avó é italiana, então eu tbm sou italiano, esse negócio de papel assinado (cidadania) é só burocracia, sou italiano e pronto, não tentem me converser do contrário senão processo todo mundo. rs

Luiz_Gustavo

hahahahahahaha

apesar da cara de japa tô no mesmo barco que você, pois meus avós maternos nasceram na Itália e vieram pra cá pequenos (os olhos puxados são de uma mistura com índios laahhhh atrás, coisa da minha tataravó paterna) só me falta papelada pra provar isso… mas mesmo assim… sou brasileiro em primeiro lugar.

Eduardo_Bregaida

Cuidado, o governo vai te processar :lol:

Ratao

Cara… to precisando de um dinheiro! Vou te processar! huahuahuahuauau…

Voltando ao assunto do tópico, na minha opinião a empresa precipitou-se e poderia ter agido de forma a não piorar sua imagem como está fazendo com tal atitude.

cado

maquiavelbona:
Se isso vira febre, coitados dos fóruns de linux ( que só falam mal de Windows ) e do fórum da INFO ( que fala mal de tudo ).

Até!

Como se o contrario nao fosse verdadeiro neh… :roll:

josenaldo

Pq ele não adota o caminho mais fácil de aceitar as críticas e melhorar o software?

O processo arranha a imagem da empresa, cria um batalhão de inimigos e de quebra tira o foco da empresa do que é importante: a satisfação do cliente!

Os usuários do fórum, mesmo não sendo processados, se sentirão ofendidos. Como a empresa vai parar a enxurrada de críticas nos blogs, fóruns, orkut, wikis da vida?

Sei não, mas teno a impressão q mexeram em casa de marimbondo…

Luiz_Aguiar

Tomara que fechem e morram de fome na sarjeta!

maior_abandonado

ta tudo errado…

a empresa ta fazendo uma propaganda negativa do proprio software e vai perder ainda mais dinheiro com isso, ao inves de conserta bug…

até então não disse nada que ja não tenham dito por aki…

do povo(desculpem fugir do assunto…eu tinha que falar), das massas pra ser mais preciso, como o kara ali em cima se queria dizer mais não se espressou tão bem (acredito eu), essas pessoas MERECEM OS POLITICOS QUE TEM… as pessoas por ai que tentam sempre enganar e tirar vantagem do outro, se o cara do caixa num estabelecimento, uma padaria da o troco errado, se ele da uma nota de 10, no lugar de uma de 1, a ENORME MAIORIA das pessoas saem caladas do lugar contentes como se tivessem ganhado na loteria (por ter ganhado uma graninha assim facil, mesmo nao sendo dele)… as pessoas reclamam tanto da politica no brasil mais não sabem quase nada de politica…reclamam da desonestidade dos politicos sendo que também são desonestos… é isso ai…o povo de uma forma geral, as “massas” como assim é chamado, merecem os governantes que tem… e o povo aceita isso tudo CALADO ainda por cima…

lamentavel…

o pior do brasil é justamente o povo… um lugar quase sem catastrofes naturais como furacões, terremotos, etc… com solo fertil, gente criativa, uma saida para o mar enorme, mtos rios, o lugar em si é quase perfeito… mais quando eu disse “quase” sem catastrofes naturais, eu inclui esse quase pensando no povo, que é a pior delas…

é por isso que quero aprende a programa (de preferencia bem, so mto iniciante) e ir pra um outro pais… estive pensando na australia, coincidencias a parte…

Grinvon

Ta querendo achar um bode expiatório para seus problemas, isso sim, viu a oportunidade que alguém deu (ou algumas pessoas) de criticar tal empresa, especificamente seus produtos, e então vamos lucar um pouquinho em cima desses mané, a verdade é essa.

Luca

Olá

Alguns de vocês estão colocando as coisas de um modo um tanto maniqueísta sem entrar no mérito de como foram as críticas. Alguém aqui leu o que motivou o processo? Como eu não li me abstive de tomar posição. Sei lá se quem escreveu abusou ou não.

As leis não são iguais em todos os países. Mas em geral quem escreve é responsável pelo que escreveu. Se o juiz julgar que o texto é calunioso ou que trata-se de difamação, em muitos países vai dar ganho de causa ao reclamante. Em alguns países é possível parar o processo por uma retratação mas este não foi o caso julgado esta semana no Brasil em que o apresentador Leão Lobo foi condenado a pagar19 mil reais à atriz Suzana Vieira por comentários jocosos em seu programa de TV.

Em um forum que permite nicks, a ação corre contra o responsável pelo site. Este é um dos motivos por que os sites de fóruns guardam os IPs das mensagens porque ninguém vai querer pagar sozinho pelo que o outro escreveu.

Participo de vários outros fóruns. No fórum de atletismo (Delphi), um participante está processando o outro e neste caso o administrador está safo. No fórum da revista naútica (PHPBB), atualmente está a maior baixaria com ofensas graves envolvendo até acusações contra a honestidade. O administrador está apagando todas as mensagens ofensivas e tendo um trabalho enorme, mas os caras se registram com outros nomes e continuam as acusações. É claro que acabará na justiça. Acho que os integrantes de lá não sabem que podem ser encontrados e identificados mesmo que usem cyber cafe para postar.

[]s
Luca

Hal_Jordan

Luca:
Olá

Alguns de vocês estão colocando as coisas de um modo um tanto maniqueísta sem entrar no mérito de como foram as críticas. Alguém aqui leu o que motivou o processo? Como eu não li me abstive de tomar posição. Sei lá se quem escreveu abusou ou não.

As leis não são iguais em todos os países. Mas em geral quem escreve é responsável pelo que escreveu. Se o juiz julgar que o texto é calunioso ou que trata-se de difamação, em muitos países vai dar ganho de causa ao reclamante. Em alguns países é possível parar o processo por uma retratação mas este não foi o caso julgado esta semana no Brasil em que o apresentador Leão Lobo foi condenado a pagar19 mil reais à atriz Suzana Vieira por comentários jocosos em seu programa de TV.

Em um forum que permite nicks, a ação corre contra o responsável pelo site. Este é um dos motivos por que os sites de fóruns guardam os IPs das mensagens porque ninguém vai querer pagar sozinho pelo que o outro escreveu.

Participo de vários outros fóruns. No fórum de atletismo (Delphi), um participante está processando o outro e neste caso o administrador está safo. No fórum da revista naútica (PHPBB), atualmente está a maior baixaria com ofensas graves envolvendo até acusações contra a honestidade. O administrador está apagando todas as mensagens ofensivas e tendo um trabalho enorme, mas os caras se registram com outros nomes e continuam as acusações. É claro que acabará na justiça. Acho que os integrantes de lá não sabem que podem ser encontrados e identificados mesmo que usem cyber cafe para postar.

[]s
Luca

Por isso q eu disse dentro de limites obvios!!!

Criado 13 de setembro de 2007
Ultima resposta 14 de set. de 2007
Respostas 32
Participantes 18