Empresas brasileiras

Existe alguma empresa no Brasil onde o profissional é valorizado em sua própria área? Estou chegando a conclusão de que precisarei sair do Brasil ou abrir o meu próprio negócio para ver isso acontecer.

Nas empresas brasileiras, principalmente nas grandes, aqueles que fazem trabalho braçal, seja reencaminhando e-mails ou preenchendo planilhas do Excel, por mais simples e estúpido que seja, parecem ser mais valorizados. Por isso vemos diversos profissionais da área de desenvolvimento “migrando” para trabalhos braçais.

Thiago, eu infelizmente tenho a impressão que, em geral, as empresas “compram” não mais o conhecimento do profissional, mas apenas um perfil. Em seguida, sufocam a criatividade e a essência desse profissional com os processos. Como você mesmo disse, colocam o indivíduo para preencher planilhas, encaminhar e-mails e, com isso, ser mais bem pago do que pessoas com mais expertise técnico.

Eu penso várias vezes em sair do país ou abrir meu próprio negócio exatamente por isso.

Apoiado! :idea:

acho que a maioria complica as coisas e que os gerentes querem é coisa simples.
8)

Eu venho vendo isso a muito tempo, principalmente nas empresas do nordeste. O pior é que não tem super empresas locais o cara tenta se encaixar em uma melhorzinha mas é sub-utilizado ou então vai pra uma que arranca o couro e paga mal pacas :frowning: Recife é uma cidade que o cara como desenvolvedor tem que mudar pra outra área pra ganhar mais. Ou então fazer as malas e migrar pro sudeste/sul. É cacete mesmo bem que o povo poderia pesar o custo que temos em atualização e aprimoramento dos estudos eu particularmente estou e ficando cansado e desmotivado :? E o papo é que por conta da crise tá ruim em tudo quanto é lugar :frowning:

[quote=Thiagosc]Existe alguma empresa no Brasil onde o profissional é valorizado em sua própria área? Estou chegando a conclusão de que precisarei sair do Brasil ou abrir o meu próprio negócio para ver isso acontecer.

Nas empresas brasileiras, principalmente nas grandes, aqueles que fazem trabalho braçal, seja reencaminhando e-mails ou preenchendo planilhas do Excel, por mais simples e estúpido que seja, parecem ser mais valorizados. Por isso vemos diversos profissionais da área de desenvolvimento “migrando” para trabalhos braçais.[/quote]

O máximo que eu já vi foi ser tão valorizado quanto o profissional com perfil gerencial. O profissional técnico ser mais valorizado que o gerencial eu nunca vi…

Mas será que no exterior as coisas são diferentes?

Pra ser sincero, o único lugar que comandado ganha mais que o comandante é no futebol e nos esportes em geral. Sonho com o dia que essa cultura chegue as empresas.

[quote=lavh][quote=Thiagosc]Existe alguma empresa no Brasil onde o profissional é valorizado em sua própria área? Estou chegando a conclusão de que precisarei sair do Brasil ou abrir o meu próprio negócio para ver isso acontecer.

Nas empresas brasileiras, principalmente nas grandes, aqueles que fazem trabalho braçal, seja reencaminhando e-mails ou preenchendo planilhas do Excel, por mais simples e estúpido que seja, parecem ser mais valorizados. Por isso vemos diversos profissionais da área de desenvolvimento “migrando” para trabalhos braçais.[/quote]

O máximo que eu já vi foi ser tão valorizado quanto o profissional com perfil gerencial. O profissional técnico ser mais valorizado que o gerencial eu nunca vi…

Pra ser sincero, o único lugar que comandado ganha mais que o comandante é no futebol e nos esportes em geral. Sonho com o dia que essa cultura chegue as empresas.[/quote]

Eu por experiência sei que é diferente. Nos EUA por exemplo existe um perfil de desenvolvedor e eles são valorizados como tais. A politicagem existe, mas você pode seguir carreira técnica e ainda ter algum respeito. Aqui no Brasil é zoeira demais. Desenvolvedor de software é tratado como cortador de cana. Qualquer imbecil que saiba usar Excel recebe promoções e tal.

Não me faltaram oportunidades para mudar para gerência, mas realmente eu tenho nojo daquelas pessoas. São puxa-sacos, rindo das piadas do chefe e gastando tempo com burocracias que não tem a ver com o core business da empresa. Já testemunhei estruturas de burocracia sendo criadas do nada, apenas para dar “visibilidade” para algum cretino. Coisas que fazem apenas gastar tempo e dinheiro.

o sintoma atual para 80 % dos profissionais de tecnologia em empresas privadas é de frustração, isto para quem tem 5 anos ou mais de trabalho, vivendo amarguras de projetos com diversos sintomas clássicos e exaustivos.

concordo quanto ao colega ter mencionado que as empresas estão cada vez mais contratado pelo perfil do profissional.

afinal, pessoas boas sempre aparecerão, mas as empresas não podem esperar por isto, então o cara que, apesar de não entender bem certos conceitos e/ou ter atuado indiretamente em certas exigências, certamente será condicionado a trabalhar em um velocity exigido pelo projeto, mais do que ele possa imaginar, resumindo, o cara vai se fuder, mas vai correr atrás para atender ao prazo definido pelo gerente/líder com o cliente, sem antes ter consultado a equipe se é possível executar no prazo acordado.

e isto não é novidade nenhuma, afinal os gestores cumprem ordens e visam aumento de lucratividade para atingir certos marcos definidos, senão estão fora, então os que tem personalidade forte e presente aspecto de liderança, fazem marcação cerrada na equipe com horas bestas, sem expor real situação externa, e que depois seremos recompensados. na maiorida dos casos é tudo conversa fiada!

então, depedendo das vantagens adquiridas(digo $$$), aprendizado e conhecimento adquirido por desafios resolvidos, experiência e participação em novos conceitos tecnológicos e metodologias, o cara em questão e que tiver bom senso, irá agradecer eternamente!

bem problemas sempre irão existir, então devemos escolher onde existem menos problemas de forma a conseguir aquilo que melhor nos favoreça, se bem que, boas opções estão bastante difíceis, e com isso, estas empresas acabam ganhando profissionais frustados por exigir demais e onde não há reciprocidade, primeiramente pelo aspecto financeiro, posteriormente com horas extras, sem aumento posterior, e falta de inovação(melhoria de algo no ambiente interno, inclusive boa gestão esperada pela equipe).

este é o sintoma do profissional frustado!

aqui em recife está cheio de empresas com bons profissionais, com conhecimentos isolados e bastante avançados, pequenos grupos específicos e limitados por conta da exaustão de exigência no projeto, de forma que impedem práticas colaborativas.

então o que pode ser feito ? enfiar na cabeça destes gestores(diretor, gerente/líder de projeto, etc.), como é possível melhorar a curto prazo, pensando a longo prazo. muitas vezes eles não entendem o conceito básico, mas sabem que necessitam, então é preciso explicar aos poucos.

e se o tempo passar e nada acontecer, reveja seus conceitos com alguém experiente (de preferência de outra empresa) ou você perceberá que está no lugar errado, como no triângulo das bermudas, onde a bússola não aponta e você acaba não sabendo onde está e para onde ir! :wink:

Nao pense que o fato de abrir sua própria empresa é algo que abrirá as portas do mercado para vc. Ser PJ implica em uma série de compromissos e nao é tao vantajoso como algumas pessoas dizem. Abri minha empresa no final de 2006, e atualmente voltei a ser CLT. Como PJ a única certeza que se tem é que o futuro da empresa é incerto, depende de uma série de variáveis e de sua capacidade de administrar e tomar decisoes. Acho mais proveitoso buscar experiencia no exterior, pois sabe-se que é uma boa oportunidade de se obter novos conhecimentos, cultura, visao de mercado,etc. :wink:

Há empresas boas por aí sim. Só que essas são poucas e não costuma ser fácil entrar nelas. Mas que existe, existe.

[quote=Thiagosc][quote=lavh][quote=Thiagosc]Existe alguma empresa no Brasil onde o profissional é valorizado em sua própria área? Estou chegando a conclusão de que precisarei sair do Brasil ou abrir o meu próprio negócio para ver isso acontecer.

Pra ser sincero, o único lugar que comandado ganha mais que o comandante é no futebol e nos esportes em geral. Sonho com o dia que essa cultura chegue as empresas.[/quote]

Eu por experiência sei que é diferente. Nos EUA por exemplo existe um perfil de desenvolvedor e eles são valorizados como tais. A politicagem existe, mas você pode seguir carreira técnica e ainda ter algum respeito. Aqui no Brasil é zoeira demais. Desenvolvedor de software é tratado como cortador de cana. Qualquer imbecil que saiba usar Excel recebe promoções e tal.

Não me faltaram oportunidades para mudar para gerência, mas realmente eu tenho nojo daquelas pessoas. São puxa-sacos, rindo das piadas do chefe e gastando tempo com burocracias que não tem a ver com o core business da empresa. Já testemunhei estruturas de burocracia sendo criadas do nada, apenas para dar “visibilidade” para algum cretino. Coisas que fazem apenas gastar tempo e dinheiro.[/quote]

concordo totalmente…compartilho da msm visão…

Brasil Sucks!!!

[quote=Thiagosc]Existe alguma empresa no Brasil onde o profissional é valorizado em sua própria área? Estou chegando a conclusão de que precisarei sair do Brasil ou abrir o meu próprio negócio para ver isso acontecer.

As poucas empresas que tenho conhecimento de permitirem a evolução de um técnico também possuem a maior burocracia e necessidade de puxa-saquismo/m².

[quote=cs.santos0]
concordo totalmente…compartilho da msm visão…

Brasil Sucks!!![/quote]

Poxa amigo, tu já pensou em ir embora?

Eu acho que essa choradeira (que não é a primeira do Tiago aqui no fórum) é culpa pelo nível do profissional. Acho que tem gente que espera que todas as empresas são excelentes e que todas são que nem o Google. Ah! O Google né?! Meu sonho é trabalhar lá, lá eles valorizam o profissional (…) pois é uma empresa de mente aberta (…)

Acho que esses tipos de pensamentos não vão levar a lugar nenhum. Alguém aqui que reclama de tudo isso, teve coragem de criticar o gerente na cara dele? Falou para a “alta cúpula” da empresa sobre os erros de processo no desevolvimento dos sistemas? No mínimo, estudou a fundo coisas sobre arquitetura e outras coisas pra poder provar por A + B que usar tecnologia antiga é ruim?

É engraçado que comigo essas coisas não aconteceram. Eu lembro de várias situações ruins, mas sempre que possível, quando eu achava que não tinha como eu fazer algo melhor, ou seja, defender os meus ideais como um “mero programador”, eu saía da empresa. Mas posso dizer que em todos os lugares que fui, eu falei bem e mal de tudo: processo, tecnologia e organização. Todas as minhas opiniões foram ouvidas? Sim. Foram aplicadas? Não, mas foram discutidas? Sim.

Talvez eu tenha dado sorte também né? Hoje em dia eu to em um “outro estado” de espírito rsrs Não sei se é porque no meu trampo atual tem academia, piscina, sala de vídeo-game e um almoço impecável, além de utilizar tecnologias bem recentes (como RoR e Flex), mas mesmo nos outros lugares que passei, tinham vários outros pontos positivos e negativos e, no final das contas, a conclusão que tirei é: Quem faz o lugar é você!

É que nem faculdade. Tem gente que acha que um cara formado na Unicamp é melhor do que um cara que é formado em uma Uni*. É sempre naquelas, a grama do vizinho é sempre a mais verde. Buscar a felicidade profissional dentro de sí, olhando os SEUS defeitos e vendo em que partes tu pode melhorar e se aprimorar, é a verdadeira essência de gostar do trabalho e vê-lo com outros olhos.

[quote=Leozin][quote=cs.santos0]

[/quote][/quote]

sim cara, não só ja pensei, como só estou esperando acabar minha graduação… :wink:

mas concordo noq vc disse…é bem por ai msm, no meu comentario anterior não quiz dizer nda relacionado a gerentes, gestores e etc…até pq o meu é bem gente boa…mas eu reclamo e mtooooo é das condições desse país, em todos os apectos possiveis eu não consigo enxergar algo positivo. Isso me levou a chata decisao de escolher viver longe de onde eu nasci, mas quase nda me agrada por aki…

quanto ao q vc flw da faculdade, concordo tb…isso de q a faculdade XX é melhor que a Y num tem nda a ver…depois de acabar…independente do curso e da universidade, todos vão acabar tudo junto, ganhando a msm coisa em uma fabrica de software…isso acontece em 99,999% dos casos por aki…

claro, apenas minha visão… :wink:

Straw man argument. O que essa thread tem a ver com processos de desenvolvimento ou tecnologia antiga? Sério, de onde você tirou isso?

Nem se toca no assunto de tecnologia aqui.

O que você pode mudar quando você é constantemente elogiado pelos clientes, é produtivo, responsável e toma iniciativa de melhorar o que já existe ou sugerir soluções e mesmo assim cretinos planilheiros office-boys de luxo são promovidos?

Só existe uma opção: sair da empresa. Por isso perguntei se existe alguma no Brasil onde haja meritocracia, ou seja, onde alguém cujo trabalho seja excelente seja recompensado por isso.

[quote=Leozin]
Buscar a felicidade profissional dentro de sí, olhando os SEUS defeitos e vendo em que partes tu pode melhorar e se aprimorar, é a verdadeira essência de gostar do trabalho e vê-lo com outros olhos.[/quote]

Provavelmente você deve ser um dos planilheiros a que me refiro. Enrolou, enrolou, desconversou e veio com uma conclusão de livrinho de auto-ajuda que nada altera a realidade dos fatos.

E quem disse que auto-avaliação não é importante? De onde você tirou isso? E o que isso tem a ver com o assunto em questão?

Mas continue assim, agarrado ao saco do seu chefe. Com certeza terá um futuro brilhante na burocracia brasileira.

Acho que depende muito do negocio principal da sua empresa. Se a empresa é usuaria do software provavelmente ela se preocupa com a qualidade do mesmo, por outro lado se ela vende o software que esta sendo criado a tendencia é valorizar quem fecha os contratos com clientes, enquanto o trabalho de programadores fica meio em segundo plano.

Ser sentir valorizado tb varia pra cada um, como pode ser constatado nas respostas, tem gente que sente valorizado por ter autonomia e liberdades no trabalho, ou ganhar acima da media salarial para programadores web, outros por usufruir da infraestrutura da empresa, outros por ser o funcionario do mes. Na minha opiniao o melhor é abrir um negocio proprio e vender direto pro usuario. 8)

como tópico menciona sobre empresas brasileiras, a palavra mais forte que vejo torna-se o princípio de motivação. o que faz de você se sentir melhor e feliz ? o que traz felicidade na sua vida ? o trabalho está ajudando a realizar os seus sonhos ou sonhos de infância ?

existem boas fases e difíceis, ou como alguns dizem: “segura a onda que isso é passageiro”! talvez o momento seja de ouvirmos críticas, buscarmos modelos de referências e algo que nos motive, nem que seja um alerta ou simplesmente uma confirmação de uma previsão que fizemos.

recomendo assistir algumas aulas de waldez ludwig, inclusive o imperdível funk da gerência, bem como saber quando é a hora de mudar, conforme interessante reportagem no fantástico por Max Gehringer

então, você não tem que fazer aquilo que gosta, tem que gostar do que faz, pois se todo mundo fizesse o que gosta, não sobraria nada no mundo.
analisando isto também de uma outra perspectiva, recomendo leitura sobre ansiedade por informação.

Velho se vc é exelente como vc diz, deve pedir pra sair mesmo. Só ai vc poderá ver se a empresa está olhando para vc ou não. Se eles te derem um tiau e bençã, sinal que nunca deram valor por tudo que vc fez. Mas por outro lado, se eles te consideram um fúncionaram exemplar, com certeza sua sorte vai mudar e os caras não vão querer te perder. Isso é que nem homem e mulher, um só da o devido valor para o outro depois que perde, ai vão te dar o valor que vc merece.
As veses precisamos dar uns peitaços. vai em frente chuta a porta do gerênte pra ver se tu tem ou não valor pros caras.

Infelizmente, grande parte das empresas brasileiras nao tem uma política bem definida de cargos e salários, o que possibilitaria ao profissional planejar sua carreira dentro da empresa. Um fator que faz com que o profissional busque novas oportunidades é nao se sentir valorizado dentro da empresa, ou ficar estagnado na mesma funcao por toda sua vida. :wink:

Eu acredito que exista sim uma “politica bem definida de cargos e salarios” por parte das empresas, ela apenas nao agrada a todos. O problema é que nao existe uma forma clara de medir perfomance de developers para entao poder compensar de maneira mais justa, baseada nos eventuais meritos individuais. Diferente de outras areas, vendas por ex.

na prática acaba sendo avaliação de desempenho do RH advinda de informações gerenciais, seja por diversos critérios, feedback do cliente, tempo de resposta por atividade dada, etc.