Pessoal, eu sempre fui do tipo que “veste a camisa da empresa”, sempre procurei fazer carreira nas empresas que passo, sempre procurei durar o máximo de tempo possível nas empresas, e as vezes cheguei a criticar muitos posts no guj de pessoas que diziam pra nao dar valor na empresa, que se aparecer uma oportunidade um pouco melhor vaza, blablabla
pois bem, hoje acho que entendo um pouco do que estes que postaram aqui no guj . É muito dificil pra mim aceitar ver uma empresa demitindo gente experiente, gente de anos de fidelidade pra contratar “menino barato” como eles mesmos dizem.
Entendo perfeitamente que a empresa precisa reduzir custos, mas isto nao pode custar tao alto, já que creio que pessoas experientes tendem a tocar o barco de forma decente e coerente…
Bem, queria ler opinioes de amigos aqui no forum a respeito
Quando eu estava cursando automação industrial no CEFET-SP, eu ouvia histórias de empresas que tinham essa atitude para reduzir custos:
“Tem empresa que te dá duas opções: Ou você aceita a proposta de ser demitido para depois ser recontratado por um salário mais baixo ou vão colocar no seu lugar um estagiário ganhando 20% do que você ganha, trabalhando no mesmo ritmo.” - Depoimento de um dos alunos, com experiência de anos na indústria.
Não me supreenderia se na área de TI também tenhamos esses exemplos. E com o governo tentando acabar com essa zona de “todo mundo virou prestador de serviço”, creio que a coisa tende a ficar pior.
Bem, vai chegar na data de entrega, o codigo vai tar um lixo, pela metade, cheio de remendos, e o responsavel por essa politida de “meninos baratos” com aquela cara de Lula, companheiro, eu naum sabia.
Você quer qualidade, conhecimento, velocidade, e bom senso, paga. Pq stag pode ter tudo, menos bom senso =D, coisa da idade, hehehehehehe
Mas isso é normal veio, acontece muito mesmo. Já vi isso acontecer, e chegou no dia da entrega, precisava de no mínimo mais um mês pra acabar.
Ps…[quote]Bem, vai chegar na data de entrega, o codigo vai tar um lixo, pela metade, cheio de remendos, e o responsavel por essa politida de “meninos baratos” com aquela cara de Lula, companheiro, eu naum sabia.
[/quote]Dai ele contrata uma “consultoria ou PJ” a preço de banana transfere à ela a sua responsabilidade e continua com aquela pose e cara de soberano dentro da empresa.
já vi isso acontecer em muita empresa reconhecida aqui em São Paulo, e não consigo levar a sério uma gestão que acha que um estagiário vai fazer o que um profissional experiente faz.
Depois tem a terrível experiência de que o estagiário não consegue segurar os problemas, e tem que recontratar o cara experiente, em geral, por um valor maior que o anterior.
Quando uma empresa começa a cortar custos nos recursos técnicos, mais difíceis e caros de se repor, algo está errado.
Entre abaixar meu salário ou me mandar embora e contratar um estagiário, nem penso duas vezes em pedir para me demitirem. Se precisam tanto economizar no meu salário é porque não tem mais recursos para a minha área, que então está fadada ao desaparecimento dentro da empresa.
[quote=velo]Bem, vai chegar na data de entrega, o codigo vai tar um lixo, pela metade, cheio de remendos, e o responsavel por essa politida de “meninos baratos” com aquela cara de Lula, companheiro, eu naum sabia.
Você quer qualidade, conhecimento, velocidade, e bom senso, paga. Pq stag pode ter tudo, menos bom senso =D, coisa da idade, hehehehehehe
Mas isso é normal veio, acontece muito mesmo. Já vi isso acontecer, e chegou no dia da entrega, precisava de no mínimo mais um mês pra acabar.
VELO[/quote]
Cara… adorei seu post…
As vezes agente cita os problemas mas sem soluções… mas eu penso + ou - assim: APENAS pra serviços de programação repetitiva, eu contrataria um menino barato sim. Por exemplo, preciso desenvolver um site, os analistas de negocios criam toda a diagramação, os arquitetos faz a estruturação e os desenvolvedores dao a cara… eu contrataria estagiarios pra criar os helps, relatorios, pra ir pegando pratica fazendo cadastros bobos (com exemplos já criados pelos desenvolvedores), etc… agora eu NUNCA tiraria um desenvolvedor tampouco um arquiteto ou um analista pra colocar “menino barato”, e infelizmente isso é o que eu vejo nos dias de hoje
cara a experiencia do profissional conta muita mais que “meninos baratos” tem area que é preciso ter visao de negocio… saber liderar… aposto que um gerente de projetos, em uma fabrica de software nao pode ser trocado por um menino barato… que nao tem experiencia em trabalhar com equipe, motivar, saber cobrar… cumprir com os prazos… avaliar o nivel de evoluição do seu projeto…hehe isso é experiencia q em curso nenhum nem livro vc vai encontrar metricas corretas para q seu projeto nunca falhe… Os menino baratos realmente existe em algumas areas… isso é inevitavel… mas depende do administrador da empresa… ele tem q ver o que o negocio dele precisa e de quem realmente precisa qual o perfil do quadro profissional dele… se os meninos baratos nao der certo, ele vai ter q contratar o menino mais caro… heheh! ou a empresa dele afunda… pq vai ser cobrança de cliente… reclamação e alguns casos… de clientes ir na justiça ai ja viu a merda ne?..barato saiu caro…
Bom a respeito de vestir a camisa da empresa sempre visto caduengenheiro e procuro a cada novo emprego criar minha carreira… e consquistar novos horizontes, mais sempre estou buscando algo melhor parar minha pessoa… entao meu lema: 1º meus objetivos, depois os da empresa.Se hoje eu receber uma proposta vou analisar… conhecer a empresa que esta me fazendo a proposta… e negociar com a mesma deixar bem claro meus objetivos e ver a area que vou atuar… desde a entrevista com o rh deixo tudo claro… hoje nao tenho mais essa de amor a empresa atual nao… quero eh $$ no bolso pq os proprietario da empresa tem d+ e eu nao heheh!! “Negocios e Sentimentos” nao dar certo alguem sai perdendo na historia hehe…
flw!
[quote=caduengenheiro]Pessoal, eu sempre fui do tipo que “veste a camisa da empresa”, sempre procurei fazer carreira nas empresas que passo, sempre procurei durar o máximo de tempo possível nas empresas, e as vezes cheguei a criticar muitos posts no guj de pessoas que diziam pra nao dar valor na empresa, que se aparecer uma oportunidade um pouco melhor vaza, blablabla
pois bem, hoje acho que entendo um pouco do que estes que postaram aqui no guj . É muito dificil pra mim aceitar ver uma empresa demitindo gente experiente, gente de anos de fidelidade pra contratar “menino barato” como eles mesmos dizem.
Entendo perfeitamente que a empresa precisa reduzir custos, mas isto nao pode custar tao alto, já que creio que pessoas experientes tendem a tocar o barco de forma decente e coerente…
Bem, queria ler opinioes de amigos aqui no forum a respeito[/quote]
Isso me lembra uma parte do documentario:
The Corporation
Em que o Chomsky (linguagens formais e automatos =])
Fala da questão do salario que não é compativel com a idade adulta.
Que não comportaria os gastos que vem com a idade… familia … filhos…etc.
Como se o empregado tivesse que ser eternamente jovem.
Para quem nunca viu esse documentario, veja é muito bom.
Já disponivel em portugues.
Assim, o que eu ando vendo é empresa contratar qualquer pé rapado porque não tem gente que preste no mercado, mas contratar estagiário e demitir gente boa é meio que um tiro no pé.
Aqui em São Paulo isso é comum, os esse pesoal barato até consegue fazer as coisas, entrem as vezes no prazo, mas a bomba vai explodir mais pra frente, pois geralmente o projeto não tem qualidade nenhuma, cheio de remendos.
Veja na área de redes, é a mesma coisa, cansei de ver hackerzinho de 16 anos tomar lugar de pessoas bem qualificadas e experientes, e eles fazem, mas a falta de experiência, muitas vezes de comprometimento, faz com que as coisas saiam mal feitas, e claro, que a curto/médio prazo, isso tudo vai retornar em dor de cabeça pra empresa.
Mas não se ache em outro mundo não, afinal isso é comum em quases todas as áreas nos países do terceiro mundo.
Estagiário deve ser contratado para ser estagiário…
Não é servir café nem coisas do tipo… mas também não é fazer um trabalho profissional…
Estagiário deve ser treinado e supervisionado. É claro que existem excelentes estagiários, as vezes melhores que analistas, mas geralmente são inexperientes em questões não técnicas como burocracias ou contato com clientes e etc…
Experiência profissional e bagagem tem um valor enorme… a vontade e gas dos estagiários também. Quem explora o melhor dos 2 pode se dar bem.
Mas essa troca ai de profissionais por estagiários é muito arriscada…
Tem criança capetosa e adultos também (só q estes últimos vão pra cadeia).
O mesmo acontece com estagiários e experientes*. Tem os bons e maus nos dois tipos. O que eu não suporto ver é essas empresas contratano qualquer merda (tanto como estagiario como “experiente”) só pq o custo é mais barato.
Estagiário não é sinônimo de coisa ruim.
Experiente* não é sinônimo de coisa boa (não no modo TI de falar).
Já assisti matérias em que estagiários (não necessariamente em TI) q davam um show, e mais tarde eram efetivados, tamanha capacidade que abrangiam. E quantas empresas já ouvi reclamar de projetos mal feitos, geralmente feitos por empresas de TI que tinham só merda de gente “experiente*”.
*Acho q no ramo de TI, experiência significa mais o número de anos que em q ele tá lá ou a posição, se é senior e tal. Mas infelizmente, Experiente tá longe de ser sinônimo de BOM DE VERDADE no ramo de TI e em outros ramos também.
Quanto a essa troca de exp. por est., isso é um tanto quanto confuso.
Aliás, aqui no Brasil*, contratantes são tão confusos (sempre querendo gastar menos, mas no final, acabam trocando gato por lebre, e isso, não deveria acontecer, já q ele é um… uhmm… CONTRATANTE, EMPRESÁRIO, etc., e no mínimo deveria ter capacidade para tal).
*Disse aqui no Brasil, mas não entendam q disse q isso não acontece em outros países (não conheço-os). Não coloquem palavras em minha boca, hehe.
Trocar desenvolvedores experientes por estagiários, para reduzir custo? Quando eu vejo comentários como esses, eu fico animado para montar uma empresa de desenvolvimento de software. Vejam só a vantagem competitiva sendo entregue de graça.
Eu acho que hoje em dia, não é possivel desenvolver sw com apenas “profissionais senior”, ou com apenas “estags”. O correto economicamente falando, e mantendo um certo nivel de qualidade, seria mesclar profissionais de diferentes niveis dentro de sua estrutura hierarquica.
Eu concordo, mas tb discordo, hoje em dia tem muita empresa que tenta prostituir profissinais, só que isto não dura muito tempo. Se vc é baum, sempre tem alguem querendo pagar mais, aqui em SP tem muito trampo de desenvolvimento.