O Google só contrata desenvolvedores fodões para eles não irem pra concorrência. É que nem matar os Drones do inimigo no Starcraft*.
*Comparação absurda detected.
O Google só contrata desenvolvedores fodões para eles não irem pra concorrência. É que nem matar os Drones do inimigo no Starcraft*.
*Comparação absurda detected.
Eu concordo com este ponto de vista, agora se estivessemos falando de software house e não de lideres mundiais? Foi o que eu imagine ser o scopo do topico.
Aqui na empresa que trabalho, estão começando a optar por desenvolvedores Sênior, ao invés de juniores e plenos, pelo simples fato de 1 Sênior ser mais produtivo que 3 ou 4 programadores sem tal experiência.
Com isso, economizam diretamente em hardware, alguel, fora cálculos inerentes à gestão do projeto, já que com uma equipe reduzida, você reduz risco por exemplo.
O problema que vejo é que existe muita empresa meio “Açougue” que quer ganhar muito em cima pagando nada e entregando qualquer coisa.
O pior, que muitas destas se vendem como CMMI TOP ULTRA TABAJARA … :evil:
Pow trabalhei em uma empresa assim, que se dizia CMMI nivel enésimo, mas se o cliente visse o processo de desenvolvimento, teria medo, muito medo.
E era cliente grande eim,Grupo Pão de Açucar, era um deles…
[quote=Kenobi]Aqui na empresa que trabalho, estão começando a optar por desenvolvedores Sênior, ao invés de juniores e plenos, pelo simples fato de 1 Sênior ser mais produtivo que 3 ou 4 programadores sem tal experiência.
Com isso, economizam diretamente em hardware, alguel, fora cálculos inerentes à gestão do projeto, já que com uma equipe reduzida, você reduz risco por exemplo.
O problema que vejo é que existe muita empresa meio “Açougue” que quer ganhar muito em cima pagando nada e entregando qualquer coisa.
O pior, que muitas destas se vendem como CMMI TOP ULTRA TABAJARA … :evil: [/quote]
é bom pra empresa ter caras mais experientes pra guiar o barco … as vezes um rumo que um cara experiente toma pro projeto pode diminuir horas e horas de codificacao, tendo um projeto mais enxuto terminado em um prazo aceitável
Concordo em partes, vai muito do profissional, tem muita gente nova no mercado querendo uma unica oportunidade e quando aparece eles agarram com unhas e dentes, sangue novo, eles querem crescer. Isto vai de cada pessoa, se os experientes estao fazendo corpo mole pq nao contratar gente nova com vontade de crescer e “mostrar serviço”? Claro, NAO DEVE FICAR A RESPONSABILIDADE APENAS PARA ESTAGIARIOS
mas se o cara é competente isto é o que interessa, oq falar entao de quem nem curso superior fez e veio de um cursinho de 2 anos? É a mesma coisa pra nao falar que é pior.
E quem nao tem experiencia nao pode trabalhar não?
[quote=Kenobi]Aqui na empresa que trabalho, estão começando a optar por desenvolvedores Sênior, ao invés de juniores e plenos, pelo simples fato de 1 Sênior ser mais produtivo que 3 ou 4 programadores sem tal experiência.
O pior, que muitas destas se vendem como CMMI TOP ULTRA TABAJARA … :evil: [/quote]
Ah, mas peraí. E nós estagiários? Onde entramos?
É como a educação de crianças para um bem de um país (utlizando este comparação mais uma vez):
Os adultos tão lá e tal, mas é importante também educar a criança, pq ela é o futuro.
Sei lá se estou viajando, mas o estagiário é o futuro. Onde ficamos?
Nada pessoal, mas eu não acredito em software house e fábrica de software. Isso sufoca as pessoas, que no caso são os desenvolvedores, por mais incrível que possa parecer!
Acho que há uma forma mais produtiva, humana e eficaz de fazer as coisas…
Nada pessoal, mas eu não acredito em software house e fábrica de software. Isso sufoca as pessoas, que no caso são os desenvolvedores, por mais incrível que possa parecer!
Acho que há uma forma mais produtiva, humana e eficaz de fazer as coisas…
[/quote]
Então, em que acredita? Digo, como ganha a vida?*
*Curiosidade apenas.
[quote=cado]…
Concordo em partes, vai muito do profissional, tem muita gente nova no mercado querendo uma unica oportunidade e quando aparece eles agarram com unhas e dentes, sangue novo, eles querem crescer. Isto vai de cada pessoa, se os experientes estao fazendo corpo mole pq nao contratar gente nova com vontade de crescer e “mostrar serviço”? Claro, NAO DEVE FICAR A RESPONSABILIDADE APENAS PARA ESTAGIARIOS
mas se o cara é competente isto é o que interessa, oq falar entao de quem nem curso superior fez e veio de um cursinho de 2 anos? É a mesma coisa pra nao falar que é pior.
E quem nao tem experiencia nao pode trabalhar não?
[/quote]
A grande questão aqui não é impedir acesso dos estagiários ao trabalho e sim trocar profissional experiente por estagiário e esperar que o mesmo seja tão eficiente quanto o experiente. Estagiário é para compor elenco, ajudar e ser ajudado pela empresa, supervisionado etc. O profissional experiente, tem que produzir, tem mais responsabilidades e conhecimentos, que um estagiário não teria.
Fazer esse tipo de troca por causa de custo, na minha visão, é uma estupidez. A chance de o estagiário completar o espaço plenamente é ínfima.
Até!
[quote=maquiavelbona]
A grande questão aqui não é impedir acesso dos estagiários ao trabalho e sim trocar profissional experiente por estagiário e esperar que o mesmo seja tão eficiente quanto o experiente. Estagiário é para compor elenco, ajudar e ser ajudado pela empresa, supervisionado etc. O profissional experiente, tem que produzir, tem mais responsabilidades e conhecimentos, que um estagiário não teria.
Fazer esse tipo de troca por causa de custo, na minha visão, é uma estupidez. A chance de o estagiário completar o espaço plenamente é ínfima.
Até![/quote]
Concordo com sua visão,
mas muitos estavam falando o contrario disso
PS: Como no meu post eu citei o mauricio pode parecer que foi pra ele, mas nao foi não, to falando no geral.
Não deve haver muita responsabilidade jagada em cima de um estagiário. O trabalho dele tem que ser supervisionado e ele tem que encarar isso na boa e com humildade, aproveitando a oportunidade para aprender…
A questão aqui não é não contratar estagiários, mas sim substituir bons profissionais por pessoal inexperiente. É isso que é inadmissível. Os estagiários devem ter seu lugar, que é para tarefas mais simples. Aos poucos devem ser dadas tarefas mais complexas, até que ele já saiba andar sozinho e poder pegar algo mais difícil.
Galera, agora me ocorreu duas dúvidas:
1 - Um cara que trabalha com Java há 2 anos, fazendo free lancers, projetinhos para várias empresas, etc. Quando ele vai trabalhar para alguém, mesmo com tal conhecimento, é necessário que se passe pelo estágio ainda?
2- No outro caso, antes de fazer faculdade, ele trabalhou um ano para uma empresa de informatica desenvolvendo programas. Após a faculdade, é necessário que ainda passe pelo processo de estágio?
Outra ainda:
Como acontece o reconhecimento pelo profissional em suas diversas fases de trabalho:
Estagio
Junior
Pleno
Senior
Há algo concreto?
Comprometimento tem que haver sempre. Não importa se você é estagiário, gerente, dono da empresa ou serve café. Se você trabalha em uma empresa e não está comprometido, pegue o boné, vá para a casa, compre um jornal e procure outro emprego.
Tempo de casa não deveria ser um fator. Já vi gente com 20 anos de experiência ficar na poeira perto de “garotos” com menos 3 anos. O que deve ser avaliado é a competência. E ponto. Achar que merece a sua vaga porque está mais tempo é comodismo.
Sobre estágio, eu sempre falo que estagiário não tem responsabilidade dentro de um processo. Isso é diferente de não ter comprometimento. Um stag está lá só para aprender. Se a empresa acha que ele pode agregar valor no quadro de funcionários que o contrate usando legislação. Usar estágio como mão-de-obra barata é, no mínimo, anti-ético. Um conselho que eu dou é ficar longe de empresas que vêem estagiários como mão-de-obra barata.
ZehOliveira, vc me fez lembrar de uma empresa na epoca que comecei a faculdade, o cara tava oferecendo bolsa por X, dai ele perguntava a bolsa pretendida, se o cara falava X-Y, ele depois da conversa falava: "infelizmente vc nao se enquadra nesta vaga (que ganha X), mas temos uma vaga onde vc se enquadra que é pra ganhar justamente X-Y. huahauhauh
O cara era o maior trambiqueiro que ja vi e o maior cara de pau tbm. haauha
mas era engraçado ver isso.
Essas deveriam ir para o dont work here … afinal a quantas anda o site ?!
[quote=#@®®¡$]O Google só contrata desenvolvedores fodões para eles não irem pra concorrência. É que nem matar os Drones do inimigo no Starcraft*.
*Comparação absurda detected.[/quote]
Genial a citação hein…
É o que tenho visto também.