Empresas grandes de tecnologia são as maiores oportunidades para o profissional de TI?

Possuo cerca de 4 anos com desenvolvimento. Neste tempo, trabalhei metade dele com VB6 e outra metade com a tecnologia .NET. Atualmente, trabalho com ASP.NET MVC.

Nestes 4 anos sempre trabalhei em empresas de pequeno porte. A primeira empresa que trabalhei, só havia eu no desenvolvimento, além do dono. A atual, o dept. de desenvolvimento é formado por 8 desenvolvedores.

Surgiram algumas oportunidades de trabalho em empresas de médio e até grande porte, porém, todas para trabalho em projetos de manutenção, com tecnologias legadas, como VB6. Mesmo sendo um salário maior, não aceitei os convites de trabalho, visando a perca no sentido de experiência com tecnologias de ponta.

Formei em 2014 em Análise e Desenvolvimento de sistemas e estou pensando em iniciar uma pós em julho deste ano.

Gostaria da opinião de vocês sobre quais decisões tomaram em situações semelhantes (de oportunidades de trabalho), e quais oportunidades posso/devo almejar. Também uma opinião sobre a pós: é melhor focar em certificação?

O resumo do meu currículo é esse:

De Goiânia - Goiás
4 anos de experiência, sendo:
1 como programador VB6;
2 como programador .NET (VB.NET e C# Winforms e WebForms);
1 como lider técnico em projeto ASP.NET MVC.
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Essa também é uma pergunta importante para mim. Sempre trabalhei em empresa pequena, e sinto que nelas o negócio tende a ser mais vulnerável, além da falta de processos que deixam a equipe perdida, agindo como baratas tontas.

Eu trabalhei em empresas de grande, médio e pequeno porte. Nas empresas pequenas, você geralmente tem mais liberdade, mais flexibilidade, etc. Há boas oportunidades, principalmente se você é pró-ativo.

Já empresas grandes tem a vantagem de ter projetos maiores, as vezes até conhecidos do público (eu mesmo, trabalhei no Dicionário Aurélio Eletrônico, por exemplo). Tem processos mais burocráticos. Muitas são multinacionais e abrem possibilidades para viagens para o exterior e cursos. Elas também tem melhor salário e plano de benefícios, de maneira geral.

Qual eu gostei de trabalhar mais? Não acho que o porte da empresa tenha relação com a resposta. O ambiente de trabalho numa empresa grande pode ser um lixo, e numa empresa pequena pode ser o paraíso. Ou vice-versa. Tudo está relacionado ao que você faz e o quão organizado é o seu time.

Grandes de TI são “maiores oportunidades” se você tiver disposto a ralar… As melhores oportunidades com ambientes mais humanos são empresas grandes que a atividade fim não seja tecnologia, ou seja, com equipes de TI interna dedicadas a empresa. Claro que não leve isso como regra, vai encontrar exceções.

Quanto a tecnologia, está no caminho certo se mantendo em atividade com uma tecnologia valorizada atualmente no mercado mundial.

Certificação é um mercado onde os profissionais de TI se tornaram escravos. Na prática só certifica que a pessoa soube decorar para a prova. Bem ou mal, por consequência da adesão dos próprios profissionais, acaba sendo importante principalmente o iniciante ter, para caso passar por processo de seleção em massa (em que você não está entrando por indicação), onde RHs podem filtrar, por achar melhor quem tem certificação.

Região conta muito também, não conheço o mercado de Goiás.

JavaFlex … qual e a certificação que você tem?Já estudou para alguma?Estou perguntado por que você fala de uma forma tão contundente do assunto, que demostra que tem bastante experiencia no assunto. E amigo certificações valem sim a pena.Se o objetivo e se torna um especialista na linguagem, e um ótimo caminho.O mercado cobra , e diferente do colega acima, certificações te obrigam a conhecer o assunto mais a fundo.

Nao tenho, nunca precisei. Nao sou especialista.

Quanto ao decoreba é um pouco verdade, pelo menos para as certificações Microsoft. Dois anos atrás eu estava estudando para a certificação mais simples da Microsoft (MTA), e notei que a maior parte daquilo era decoreba do material disponibilizado nos treinamentos. Acabou que na época eu desisti de tirar a certificação, e não toquei mais no assunto desde então.

Por outro lado, pelo bem ou pelo mal, ainda há as vantagens de se tirar uma certificação. Se o mercado valoriza e paga a mais para um profissional certificado, mesmo que na prática não haja tanta diferença assim, por que não tirar uma? Isso tem um pouco do “saber se vender”. Mesmo sendo capaz, eu perdi muitas oportunidades para pessoas menos capazes justamente por não saber me vender.

As primeiras até posso concorda… agora as de níveis mais altos, discordo completamente.Acho que só sabe que já passou pelo processo.Essa ultima que tirei me deu um perfeito entendimento de como funciona a web, e de como o Java lida com ela.

Certificação é importante sim. Melhor se o conhecimento teórico estiver atrelado à prática, ou sendo mais claro: se souber aplicar o conhecimento atestado pela certificação em casos reais.

[quote=Júlio Murta]Quanto ao decoreba é um pouco verdade, pelo menos para as certificações Microsoft. Dois anos atrás eu estava estudando para a certificação mais simples da Microsoft (MTA), e notei que a maior parte daquilo era decoreba do material disponibilizado nos treinamentos. Acabou que na época eu desisti de tirar a certificação, e não toquei mais no assunto desde então.

Por outro lado, pelo bem ou pelo mal, ainda há as vantagens de se tirar uma certificação. Se o mercado valoriza e paga a mais para um profissional certificado, mesmo que na prática não haja tanta diferença assim, por que não tirar uma? Isso tem um pouco do “saber se vender”. Mesmo sendo capaz, eu perdi muitas oportunidades para pessoas menos capazes justamente por não saber me vender. [/quote]

Exatamente, foi o que soube também de uma pessoa que estava estudando e passou. Ele me falou que as perguntas caíram como estava escrito no simulado. Outra coisa que ele falou é que as pessoas ficavam fazendo a prova numa sala sozinhos, podendo perguntar o outro.

No final das contas, como você também falou, pelo bem ou pelo mal, e por consequência do que falei dos próprios profissionais terem valorizado a criação desse comércio de certificações, criou-se um encadeamento de valores, onde agora nao tem saída, é sim importante ter principalmente quem precisa se diferenciar de alguma forma diante de uma massa. Empresas de TI pagam mais para quem tem certificado pois clientes externos que terceirizam usam isso como parâmetro de garantia do terceiro desconhecido, então esse profissional é valorizado para ser usado nesses contratos.

Depende da empresa grande e da empresa pequena. Não tem regra.
O mesmo vale pra certificação, tem empresa que valoriza mais outras menos, e da forma que a pessoa estuda.

Perdi uma oportunidade de trabalho por não ter certificado, era pra trabalhar em uma empres americana. Na época alguém me explicou que pra experiência internacional eles consideram menos os empregos anteriores por não conhecerem as empresas do país e ser difícila averiguar a veracidade da informação, mas um certificado internacional de uma prova é reconhecido, então eles avaliam a experiência teórica e o fato de você ter dedicação e disciplina pra tirá-la. Americano adora certificações, tanto que a maioria são de lá.

Mas isso foi o que ouvi e o que passei, e tem muitos anos.

Quem já fez ou conhece , quais são as certificações Microsoft? (links)

https://www.microsoft.com/learning/pt-br/certification-overview.aspx