Ná opnião de vocês, é possível encontrar alguma empresa (de preferência consultoria), que não trate os funcionários como recursos, e que ofereça condições interessantes de trabalho, como por exemplo uma boa gestão do conhecimento, investindo no aprendizado?
Por exemplo a ThoughtWorks tem um modelo interessante de trabalho, com pesquisas de novas tecnologias, e motivação para trabalhar da melhor forma possível, sempre visando um trabalho limpo e de fácil manutenção, etc. (Ou estou errado sobre ela também?)
Vocês poderiam me fornecer outros exemplos de empresas assim? (Ou seria pedir muito, rsrsrs)
Na minha opinião é possível sim.Mas é muiiito difícil.
Onde trabalho há alguns incentivos, mas isso só depois de muito tempo na casa. Mas buscar uma melhor forma de trabalho acho que é relativo. daí acho que Todo mundo tenta, mas poucos conseguem.
Também acredito que nossa profissão é muito “massante” e se a comunidade se juntasse(não sei ao certo como) no exigencia de melhores condições diante das consultorias, teríamos algum resultado.Acho que vocês que trabalham com TI deveriam exigir isso.(rss)
O maior problema é a cultura da maioria das empresas brasileiras.
Que ainda bem da escravidão.
Você não tem um chefe, vc tem um capataz, pronto pra te chicotear quando fizer algo errado, e para não reconhecer quando faz certo.
O Brasil ainda tem que evoluir muito na forma de tratar as pessoas, ainda existem empresas que explorar mto os funcionarios.
Na nossa área não é diferente, felizmente nossa área ainda é privilegia pois muitas empresas de fora vem atraz, e as daqui tem que se mecher se não perdem os melhores.
Acho que como regra de aproximação poderiamos dizer que empresas com diretores e gerentes, o corpo “administrativo” como um todo com menos de 40 anos não segue o modelo industrializado-escravocrata. Não estou dizendo que é todos, estou dizendo que é a maioria.
Poderiamos fazer uma enquete rápida aqui. Quantos lugar trabalhou, se os considera aptos nos termos deste tópico e qual a idade do “corpo adminitrativo”.
Essa questão de corpo administrativo com menos de 40, não serve de muito parâmetro também. Trabalho numa, com mais de 10 anos de vida, empresa onde o CEO e seus principais diretores só agora tem 40 a 45 anos, e a empresa usa sim e muito (desde sempre): funcionário como recurso. Tudo bem, se olhar nua e cruamente, sabemos que as empresas tem como função principal a busca do lucro, mas nos dias atuais para manter isso constante e crescente a longo prazo tem que mudar a perspectiva sobre funcionários. Afinal, hoje em dia o principal produto das empresas e que muitas vezes elas teimam em não ver é o conhecimento e idéias produzidas internamente, não adianta só focar nos projetos e querer cada vez mais. Tento olhar pro lado mas muito do que vejo é mais do mesmo…
Então, assim como meu amigo denisdwtg já perguntou, também pergunto:
“Vocês poderiam me fornecer outros exemplos de empresas assim?” Onde, desenvolvedores empenhados, sedentos por aprender e dar seu melhor, sejam devidamente reconhecidos e valorizados pelo que são e pelo seu potencial?
Cara eu acho que uma empresa relativamente pequena é um ótimo lugar pra se trabalhar (com gente de mente aberta e que tenha uma opinião parecida com a sua). Só acho que tem que ter uma coisa: sinceridade. Ter transparência (aquela coisa de “se eu precisar falar alguma coisa, falo para a pessoa” e não ficar falando mal pelas costas… - eu achava que não iria ver coisas assim, mas parece que tem de monte).
Me parece que a globo.com, a fogcreek e a yahoo sejam ótimas pra se trabalhar… Algumas outras empresas pagam certificações, compram livros e mais coisas… Essas tem em mente que a maneira de tratar o empregado é proporcional ao lucro: quanto melhor tratar, maior o lucro (e possivelmente maior a probabilidade de o empregado não querer sair da empresa). É o objetivo de muita gente trabalhar numa empresa assim Como também tem gente que prefere aquela empresa cheia de buzzwords (‘vestir a camisa da empresa’ é a melhor…) e burocracia… Acho que varia muito de pessoa pra pessoa.
Bem… há os dois lados da moeda, já vi casos de empresas que investiram tanto nos funcionários que eles se tornaram muito atraentes para outras empresas e acabaram indo embora. Ou seja, você trabalha para uma empresa, ela te banca certificações, especializações, passagens para palestras e treinamentos, no final, você infla seu currículo e dá um pé na bunda da empresa.
Algumas empresas usam estes argumentos.
Por outro lado, há aqueles que pelo menos se mantém na empresa e fazem com que esta ganhe nome e respeito pelo seu quadro de funcionários. Sinceramente não conheço hoje nenhuma empresa que possa dizer “Esta vale a pena”, é uma mistura, alguns oferecem X outras Y, mas o certo é que aquele que investe em um profissional sério, SEMPRE GANHA.
Até um dia em que chegaremos a ter profissionais como jogadores de futebol, cada empresa que te ajudou vai ser dona de uma parte do seu passe!
ho my god.
Empresas investem em funcionários porque elas precisam de alguém qualificado para executar uma determinada tarefa, e não por bondade. Então é interesse de negócio deles. Eles podem fazer isso ou contratar outra pessoa com a experiência que precisam.
Muita gente acha “empresa boa” é empresa que paga cursos para você. Eu discordo, a obrigação de correr atrás é sempre do profissional. Uma empresa boa é uma onde o seu trabalho é reconhecido, de uma forma real e não com “tapinhas nas costas” ou outras coisas falsidades. Infelizmente na maioria delas o seu trabalho pouco importa e quem é recompensado é o amigo do chefe ou algum boçal que executa tarefas administrativas e é burro como uma porta.
Até hoje não conheci nenhuma empresa boa de se trabalhar.
[quote=Thiagosc]Empresas investem em funcionários porque elas precisam de alguém qualificado para executar uma determinada tarefa, e não por bondade. Então é interesse de negócio deles. Eles podem fazer isso ou contratar outra pessoa com a experiência que precisam.
Muita gente acha “empresa boa” é empresa que paga cursos para você. Eu discordo, a obrigação de correr atrás é sempre do profissional. [/quote]
E qual é o problema em uma relação ganha-ganha? Você queria que ela pagasse um curso que não tem nada a ver com a necessidade da empresa pra fazer caridade? Então, lamento informar que você nunca vai achar, a não ser em Cuba, Venezuela ou outra empresa bolivariana…
Primeiramente, não temos nem um conceito do que é boa. Isso é relativo pra cada um, uns querem que a empresa pague cursos, outros querem ganhar bem, outros simplesmente querem poder fazer seu trabalho com qualidade. Se vc for colocar alguma empresa na lista, dsiga também porque a empresa é boa pra vc.
Eu sinceramente não trabalhei em nenhuma empresa que eu considere boa. pra mim, uma empresa boa se resume a:
[list]Poder realizar meu trabalho com qualidade.[/list]
[list]Não precisar fazer horas extras pra atender prazos malucos impostos por pessoas sem a mínima noção de estimativas.[/list]
[list]Um salário na média do mercado.[/list]
O resto, como cursos, participação nos lucros é apenas bonus. Empresa nenhuma é sua mãe, quem tem que correr atraz das coisas é vc. As empresas só fazer isso pq não encontram pessoas qualificadas no mercado, ou pra qualificar a equipe tecnicamente, já que é mais barato treinar alguém tecnicamente do que em regras de negócio.
Eu posso citar a Visa, Siemens, Volvo, CITS e o HSBC, embora alguns colegas já tenham dito que o último frequentemente exige extras, mas paga de acordo. De empresas menores, tive uma boa experiência com a TWIC, Esteio e com a Sysmart, aqui no Paraná.
A empresa em que estou atualmente é fantástica, o chefe para tudo para me ajudar quando preciso. Aprendendo bastante, por que não entrei aqui antes? hehe
A sim, já ia esquecendo. Por favor, coloquem a cidade das empresas. :lol: as vezes as coisas mudam bastante entre uma filial e outra (não deveria né, mas…)
O que eu posso dizer da minha empresa é que se trata de uma empresa ótima de se trabalhar, como citado acima, sem exigência de horas extras(quando faz paga certo), excelente ambiente de trabalho e estrutura(pode-se realizar seu trabalho com qualidade), mas com relação a treinamentos e capacitação dos profissionais acho importante a empresa investir nessa área depois da implantação da norma ISO 9001 aqui na empresa, a cultura em relação ao funcionário evoluiu bastante, ao contrário do que disse o companheiro anteriormente no nosso caso temos profissionais super capacitados, pois temos por aqui várias faculdades, etecs, fatecs, motivo pelo qual se investe em funcionário por aqui é que a empresa criou a cultura de que “O colaborador é seu bem mais precioso” e deve ser bem cuidado pois colaborador bem tratado = melhores resultados para a empresa.
O que eu posso dizer da minha empresa é que se trata de uma empresa ótima de se trabalhar, como citado acima, sem exigência de horas extras(quando faz paga certo), excelente ambiente de trabalho e estrutura(pode-se realizar seu trabalho com qualidade), mas com relação a treinamentos e capacitação dos profissionais acho importante a empresa investir nessa área depois da implantação da norma ISO 9001 aqui na empresa, a cultura em relação ao funcionário evoluiu bastante, ao contrário do que disse o companheiro anteriormente no nosso caso temos profissionais super capacitados, pois temos por aqui várias faculdades, etecs, fatecs, motivo pelo qual se investe em funcionário por aqui é que a empresa criou a cultura de que “O colaborador é seu bem mais precioso” e deve ser bem cuidado pois colaborador bem tratado = melhores resultados para a empresa.
Empresa no interior de são Paulo próx rib. Preto.
Att.[/quote]
Qual nome da empresa?
O objetivo do tópico, pelo que eu entendi, é trocar experiências em relação as empresas…
Se você não coloca o nome da empresa de que adianta?