Empresas irresponsaveis de Curitiba PR

Bom amigos do GUJ vou compartilhar minha experiencia em uma empresa que trabalhei este ano.
Esta empresa me contratou normalmente via CLT, passei algum tempo nela, mais de um ano, depois deste periodo fui dispensado pelo que eles disseram foi por falta de projetos. No fim das contas era realmente verdade pois outras pessoas foram dispensados por este mesmo motivo.
Na área de informatica não ter um projeto é o mesmo que não ter um cliente que pague ou justifique pra você trabalhar, é alguém que te paga indiretamente, logo sem projeto sem trabalho! Porém o tempo que ficamos sem projeto foi de exatamente um mês, um prazo muito curto ao meu ver, a empresa não teve sequer capacidade de segurar o funcionario alguns meses pois já havia participado de outros projetos e ninguém reclamou do meu trabalho.
O que acontece em algumas empresas principalmente Curitiba é que elas contratam pessoas, enquanto tem trabalho ok, ficam com voce, depois se dá uma baixa no trabalho, se fica sem ter o que fazer simplesmente mandam embora, não segura o funcionário, não botam pra se atualizar ou estudar, NADA, mandam pra rua mesmo e depois quem sabe recontratam…
Mas aí eu me pergunto, que culpa tem o funcionario de não ter projeto??? Por acaso não somos analistas de sistemas não somos vendedores de projetos!
Onde fica a responsabilidade destas empresas? Será que não pensam que pessoas tem família e não podem ser mandadas pra rua sem uma causa ou será que não preparam sequer uma reserva em caixa pra pagar as pessoas?
Sinceramente depois disso me decepcionei completamente de morar e trabalhar em Curitiba e qualquer um que pense vir morar aqui sugiro ter muito cuidado, veja que empresa é e os antecedentes.

Isso causa revolta, mas lembre-se de uma coisa: empresa não é instituição de caridade. :stuck_out_tongue:

E a questão de projetos é assim mesmo. Era uma consultoria onde vc trabalhava?

Esse negócio de mandar embora quando não tem serviço é um ruim pra empresa ao meu ver. Acho que não vale a pena perder um profissional bom, poderia segurar um pouco. Sem contar que o esquema de rescisão e os valores que a empresa tem de pagar ao funcionário quando manda embora são geralmente altos.

Na minha opinião não vale a pena ficar demitindo pra contratar de novo daqui a 3 meses.

Se você parar pra pensar o problema é maior para elas do que para nós.

Um bom programador, e eu diria até um mau programador, não fica desempregado mais de um mes. Pelo menos nao em Curitiba.

Se eu um dia for dispensado de uma empresa por falta de projeto eu nunca mais volto a trabalhar pra ela, e quem me perguntar se tal empresa é boa eu vou responder o que penso.

No fim das contas elas se queimam, tem que contratar programadores cada vez mais inexperientes, entregando produtos cada vez piores, com clientes cada vez mais insatisfeitos. Uma hora a casa cai, pode demorar, mas uma hora cai.

Você foi vitima delas uma vez, elas são vitimas da própria incompetência cada vez mais.

Por isso que eu digo, não está satisfeito, mude de empresa. A questão é que mudar não é fácil, você pode levar um ano ou dois até conseguir sair de uma empresa para outra melhor, mas esse é o caminho e pra isso você precisa investir em conhecimento.

Essa é a regra do jogo. Se você não sabia que para trabalhar é necessário ter trabalho, você precisa REALMENTE rever seus conceitos.

Empresário nenhum quer ficar sem projeto. A empresa não fica assim porque quer, mas porque não conseguiu ao contrário. Projetos significam entrada de dinheiro, o que é de TODO interesse da empresa.

Manter você e seus colegas significaria gastar muito dinheiro, significaria colocar em risco todo o resto do patrimônio. Ou seja, representaria talvez fechar as portas e demitir o resto do pessoal. Foi pensando neles que você foi demitido.

É sim, DIREITO da empresa te demitir, a hora que quiser, quando quiser, desde que te dê aviso prévio e pague seus direitos trabalhistas. E são vários: desde multa sobre seu FGTS, até te manter um mês a mais, como ela fez. Você não pode negar ao empresário esse direito.

Era papel seu ter feito reserva financeira. Além disso, outras proteções trabalhistas já servem para que a empresa possa fazer isso sem culpa: seu seguro desemprego e seu fundo de garantia, por exemplo. Vá lá e resgate-o.

Sparcx86, isso pelo que sempre vejo até que é comum, trabalho em uma consultoria em Curitiba e de 2010 a 2011 era assim as coisas, se acabasse projeto e não tivesse nenhum o máximo que o funcionário durava sem demissão era 2 meses, ultimamente até que esse quadro mudou um pouco aqui na empresa.

[quote=ViniGodoy]Essa é a regra do jogo. Se você não sabia que para trabalhar é necessário ter trabalho, você precisa REALMENTE rever seus conceitos.

Empresário nenhum quer ficar sem projeto. A empresa não fica assim porque quer, mas porque não conseguiu ao contrário. Projetos significam entrada de dinheiro, o que é de TODO interesse da empresa.

Manter você e seus colegas significaria gastar muito dinheiro, significaria colocar em risco todo o resto do patrimônio. Ou seja, representaria talvez fechar as portas e demitir o resto do pessoal. Foi pensando neles que você foi demitido.

É sim, DIREITO da empresa te demitir, a hora que quiser, quando quiser, desde que te dê aviso prévio e pague seus direitos trabalhistas. E são vários: desde multa sobre seu FGTS, até te manter um mês a mais, como ela fez. Você não pode negar ao empresário esse direito.

Era papel seu ter feito reserva financeira. Além disso, outras proteções trabalhistas já servem para que a empresa possa fazer isso sem culpa: seu seguro desemprego e seu fundo de garantia, por exemplo. Vá lá e resgate-o.[/quote]

Acho que o que ele discute não é a questão legal é uma relação certo/errado mais profunda.

Eu acho sim que uma empresa tem responsabilidades sobre seu funcionário que vão alem da relação comercial. Ela é mais forte na relação e na minha opinião contratar pessoas, sem deixar isso claro (contrato temporário), como se fossem aluguel de equipamento não está certo, embora seja legal.

Mas é como eu já disse: pior pra elas.

[quote=YvGa]Acho que o que ele discute não é a questão legal é uma relação certo/errado mais profunda.

Eu acho sim que uma empresa tem responsabilidades sobre seu funcionário que vão alem da relação comercial. Ela é mais forte na relação e na minha opinião contratar pessoas, sem deixar isso claro (contrato temporário), como se fossem aluguel de equipamento não está certo, embora seja legal.

Mas é como eu já disse: pior pra elas.[/quote]

Não estou alegando simplesmente que é legal ou não. Estou alegando que não é errado a empresa demitir, sob nenhum aspecto. Não é ilegal, não é errado e não é imoral. Também não é exclusivo de Curitiba, do nosso regime de leis, ou mesmo de nosso país.

Existe entre a empresa e o empregado uma relação de trabalho e somente isso. A empresa não é responsável por sua vida particular ou por suas expectativas. Se você espera mais do que isso de uma empresa, vai criar uma mágoa desnecessária, como a que ocorreu com o xSparcx86.

Esperar que a empresa tenha com você uma responsabilidade paternalista é criar falsas expectativas. Elas não é seu pai, nem instituição de caridade.

Essa frase convida a reflexão moral do que significa manter um funcionário sem trabalho:

É justo uma empresa correr o risco de ir a falência de demitir todo o resto do seu quadro, para manter gente sem projeto? Ou é melhor ela demitir de uma vez, e tentar se reerguer, para no futuro contratar novamente? Não seria igualmente irresponsável colocar todo o patrimônio em risco e os empregos dos demais colegas?

[quote=ViniGodoy]
Esperar que a empresa tenha com você uma responsabilidade paternalista é criar falsas expectativas. Elas não é seu pai, nem instituição de caridade.[/quote]

Não estou falando de relação paternalista, estou falando de expectativas que são passadas pela empresa. Ok, as vezes imprevistos acontecem, mesmo para as maiores empresas e elas são obrigadas a cortar. Mas há os casos em que elas iludem, principalmente os iniciantes, com promessas maravilhosas, mas só usam como ferramentas descartáveis para projetos de curto prazo, sem deixar isso claro.

Não estou falando de empresas que perdem um projeto e por isso não tem como manter o pessoal, estou falando de empresas que contratam já sabendo que logo vão se livrar de toda aquela gente, mas não deixam isso claro.

Isso na minha opinião está errado.

Realmente, é como o ViniGodoy disse, a relação é apenas de trabalho e a grande maioria das empresas trata desta forma, já trabalhei em uma outra empresa que atendia apenas um cliente, quando esse cliente cancelou o contrato adivinha o que aconteceu? Todos demitidos sem exceções, desde diretor até tia do café, não deu 20 dias e já tinha arranjado outro emprego melhor. Meu pai trabalhava numa empresa que foi privatizada e quando isso aconteceu houve demissão também.

Sparcx86, não fique tão frustado, logo você consegue arranjar outro emprego melhor e não vai demorar, isso faz parte, todo mundo pode passar por isso em algum momento.

[quote=YvGa]Não estou falando de relação paternalista, estou falando de expectativas que são passadas pela empresa. Ok, as vezes imprevistos acontecem, mesmo para as maiores empresas e elas são obrigadas a cortar. Mas há os casos em que elas iludem, principalmente os iniciantes, com promessas maravilhosas, mas só usam como ferramentas descartáveis para projetos de curto prazo, sem deixar isso claro.

Não estou falando de empresas que perdem um projeto e por isso não tem como manter o pessoal, estou falando de empresas que contratam já sabendo que logo vão se livrar de toda aquela gente, mas não deixam isso claro.

Isso na minha opinião está errado.[/quote]

Sim, com certeza, nesse caso isso está errado. Isso é falta de ética e transparência. Por isso é importante, ao entrar na empresa, estar atento ao que dizem os colegas, ler os valores da empresa, entender como a empresa trabalha, etc… Se a empresa faz esse tipo de coisa, você não será o primeiro (e nem o último) a durar pouco tempo. Infelizmente, vai ter empresa picareta, gente picareta em empresas, e até muitas empresas irão contratar desenvolvedores picaretas.

Se perceber que entrou numa empresa assim, das duas uma. Ou vc aproveita o tempo, sabendo que será só um prestador de serviço, ou você manda currículo e sai de lá antes que seja tarde.

Mas duvido muito que uma empresa seja capaz de iludir por mais de um ano, sem que um funcionário perceba vários sinais de fumaça.

A empresa realmente precisa se planejar para situações adversas como essas. Nenhuma empresa quer demitir funcionário quando fica sem projeto, até porque tem que contratar de novo depois. O ideal é garantir essa “mobilidade” dos recursos dentro da empresa, para evitar situações como essa. Acabou um projeto, então mova os recursos para outro. Mas claro que não é algo fácil de fazer. E não é um desafio só da área de TI.

Existem empresas que vivem de contratos, acabou o contrato é capaz que fiquem anos sem ganhar um novo.

Filhote, sacode a poeira do tombo e segue em frente.

Discutimos isso em outro tópico. sobre a questão da desvalorização moral.

Basicamente é o típico pensamento de curto prazo que gerentes tem… A partir da analise de dados financeiros concretos que provam que você é mais custos do que receita quando não esta produzindo, o gerente responsável está condenado a priorizar aquilo que ele pode medir (economia de custos com sua demissão), e não coisas intangíveis como “qualidade de vida” ou “perspectiva de carreira”, que alguem poderia supor ser papel da empresa oferecer.

[quote=YvGa]Um bom programador, e eu diria até um mau programador, não fica desempregado mais de um mes. Pelo menos nao em Curitiba.
[/quote]

Uma dos principais atrativos das comodities é a fungibilidade.

E o dinheiro para pagar essa “qualidade de vida” e “perspectiva de carreira” ia sair da onde? A empresa pode te oferecer isso somente enquanto cresce e tem dinheiro para pagar. Mas isso não vem do nada.

Esse aspecto tangível é muito concreto a conta receita menos despesa tem que dar positiva, obrigatoriamente, senão a empresa fecha. Não é uma visão de curto prazo, nem de longo, é um fato.

Já vi empresas investirem tempos muito maiores. Mas esse investimento significa que alguém está comprometendo o próprio dinheiro. Se o dinheiro fosse seu, você estaria MESMO disposto a pagar, por tempo indefinido, para alguém ter “qualidade de vida”, enquanto você empobrece e põe em risco o seu negócio?

[quote=YvGa]Um bom programador, e eu diria até um mau programador, não fica desempregado mais de um mes. Pelo menos nao em Curitiba.
[/quote]

+1. E digo mais. Não fica muito tempo num mau emprego.

Concordo com tudo o que o Vini apontou. Cada um é responsável por sua carreira. Esse negócio de esperar que a empresa cuide da carreira dos empregados é pensamento da geração passada ou retrasada, onde o sonho era entrar em uma grande empresa e trabalhar nela até aposentar. E olhe lá.

Alguém citou que é errado a empresa “iludir” o candidato. Isso é, mas não é exclusividade dela. Pessoal mente em entrevista, mente quando vai sair mais cedo pra fazer entrevista em outra empresa…

[quote=regis_hideki]Concordo com tudo o que o Vini apontou. Cada um é responsável por sua carreira. Esse negócio de esperar que a empresa cuide da carreira dos empregados é pensamento da geração passada ou retrasada, onde o sonho era entrar em uma grande empresa e trabalhar nela até aposentar. E olhe lá.

Alguém citou que é errado a empresa “iludir” o candidato. Isso é, mas não é exclusividade dela. Pessoal mente em entrevista, mente quando vai sair mais cedo pra fazer entrevista em outra empresa…[/quote]

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Vim seco pra comentar isso…

Realmente essa visão de “Empresa que muda o mundo e faz a diferença na vida dos seus empregados” é coisa de 2 ou 3 décadas atrás. Tudo não passa de uma troca, sua força de trabalho por salário e benefícios.

Sua carreira só depende do que VOCÊ faz dela. Não estude, se acomode na zona de conforto, reclame do seu local de trabalho sem nada fazer para mudar e ache que a empresa lhe “deve” alguma coisa e caminhe nesse caminho pra sempre… Faça alguma coisa pra mudar e passará a ver o mercado com outros olhos.

Só um adendo, nada disso aqui que eu digo, é para concordar com o que a empresa fez com o Sparc. Muito pelo contrário, empresas também omitem informações por acharem que irão dar a volta por cima, da mesma forma (como o amigo quotado disse) funcionários também mentem quando abandonam empresas.

Acho que mudar a visão de “empregado” para a visão de “empreendedor” é o primeiro passo para qualquer um que pretenda evoluir na carreira.
Nesse aspecto, acho que as instituições de ensino, faculdades e afins são bons pontos de partida. Não precisa fazer algo na área de TI, qualquer curso superior te dará mecanismos para entender que o mundo não é mais se tornar funcionário de uma empresa ainda jovem e se aposentar lá.
Investir em si mesmo, procurar aperfeiçoar, procurar manter-se atualizado é um desafio em qualquer profissão. A nossa é apenas uma das que exigem isso. Um médico não pode tratar as mesmas doenças hoje como tratava há 10 anos, houve muitas melhorias e avanços na medicina. Um engenheiro não pode construir prédios com as mesmas técnicas que usava há 15 anos, houve muito avanço nessa área. É a realidade.
Precisamos nos ajustar à realidade e entender que, tirando funcionalismo público, não existe estabilidade em emprego, mas, estabilidade profissional. Se você é bom profissional, dificilmente fica sem oportunidades no mercado.

[quote=drsmachado]Acho que mudar a visão de “empregado” para a visão de “empreendedor” é o primeiro passo para qualquer um que pretenda evoluir na carreira.
Nesse aspecto, acho que as instituições de ensino, faculdades e afins são bons pontos de partida. Não precisa fazer algo na área de TI, qualquer curso superior te dará mecanismos para entender que o mundo não é mais se tornar funcionário de uma empresa ainda jovem e se aposentar lá.
Investir em si mesmo, procurar aperfeiçoar, procurar manter-se atualizado é um desafio em qualquer profissão. A nossa é apenas uma das que exigem isso. Um médico não pode tratar as mesmas doenças hoje como tratava há 10 anos, houve muitas melhorias e avanços na medicina. Um engenheiro não pode construir prédios com as mesmas técnicas que usava há 15 anos, houve muito avanço nessa área. É a realidade.
Precisamos nos ajustar à realidade e entender que, tirando funcionalismo público, não existe estabilidade em emprego, mas, estabilidade profissional. Se você é bom profissional, dificilmente fica sem oportunidades no mercado.[/quote]

Pra evitar a desmoralização moral basta demitir os gerentes da sua vida, não precisa se tornar empreendedor.