Sou estudante de Análise de Sistemas na grande São Paulo. Percebo uma certa carência de cursos extracurriculares na instituição em que estudo. Como aluno, gostaria de fazer algo para mudar esse cenário.
Atualmente, está sendo ministrado um curso de DB2 aos finais de semana pela IBM, algo conseguido por alunos de pós-graduação e meses atrás houve uma palestra da BlackBerry, conseguido por alunos de graduação. Já ouvi falar do curso Java Essentials que foi ministrado em escolas públicas do Ceará pela Oracle, mas não tenho a mínima ideia de como fazer um pedido deste tipo para uma empresa.
A questão é:
Quais empresas oferecem treinamentos/palestras deste tipo? Como se dirigir à uma empresa pra realizar este tipo de pedido?
Geralmente quem deve correr atrás dessas coisas é o Centro Acadêmico do seu curso.
Acho que se você conversar com o pessoal do teu CA e dar essas idéias, eles podem correr atrás.
Aqui na Universidade onde estudo nosso CA sempre consegue umas palestras legais. Uns meses atrás teve a semana acadêmica de SIS e BCC, onde tivemos várias palestras interessantes, inclusive com um professor da Caelum (nessa eu não fui, não me interessava :P)…
Dar uma conversada com o prof. que coordena o seu curso também pode ajudar. Geralmente esse pessoal já tem a expertise necessária pra correr atrás desse tipo de coisa…
Ah, e gostei do seu avatar, muito engraçado esse desenho!
1 - Peça para a coordenação do seu curso o fazer e cite para eles o nome e cursos das empresas
relacionadas ao tema que você quer que ocorra palestra…
Logicamente se quer palestra sobre oracle, então vai chamar a oracle, se sobre IBM então vai chamar
a IBM
Agora a questão seria que você precisa entrar em contato com a oracle ou ibm para saber quem são
as empresas autorizadas a dar certos tipos de palestras para não ser enganado por picaretas…
Eu já vi várias palestras na PUCMG mas já vi muitos picaretas também que dizem ser autorizados
mas chegando lá só falaram abobrinha.
Legal saber que onde você estuda tem um CA tão forte. No meu caso, o CA é, praticamente, inexistente. Esse treinamento da IBM por exemplo, apenas conseguimos porque o mentor é um funcionário de lá.
Se conhecem, deixem sugestões de coisas do tipo que podem ser levados para uma faculdade. Pesquisado, acabei de encontrar o Microsoft IT Academy, que me pareceu muito legal.
[quote=Júlio Murta][quote=Ruttmann]
Aqui na Universidade onde estudo nosso CA sempre consegue umas palestras legais. Uns meses atrás teve a semana acadêmica de SIS e BCC, onde tivemos várias palestras interessantes, inclusive com um professor da Caelum (nessa eu não fui, não me interessava :P)…
[/quote]
Legal saber que onde você estuda tem um CA tão forte. No meu caso, o CA é, praticamente, inexistente. Esse treinamento da IBM por exemplo, apenas conseguimos porque o mentor é um funcionário de lá.
Hahahahha, valeu cara =)[/quote]
Então man, essa é a oportunidade pra você tentar entrar no CA e mudar essa realidade…
Onde estudo o CA faz bastante eventos até, e geralmente se consegue patrocínio. Enquanto outros cursos cobram cerca de 30 reais de cada aluno pra participar da semana acadêmica, nosso CA faz tudo de graça, com coffee-break e tudo o que tem direito…
Acho legal participar do CA, você acaba aprendendo muito sobre liderança e organização de eventos coletivos. Sem contar que dá pra fazer um grau com os professores também.