Empresas que utilizam Processo Ágil de Desenvolvimento

E aí pessoal, tudo bom?

Por aí existe um bocado de empresas que mostram certificados CMMI, MPS e tudo mais. Poucas mostram o selinho Scrum Master ou Agile Alliance.

Entao, quais as empresas brasileiras utilizam Processo Ágil de Desenvolvimento de Software?

Valeu.

Processo Ágil no Brasil:

(Desculpe, foi mais forte que eu… :lol: )

Eu acho que vc vai ver poucas empresas com estes selinhos, até pq quem é agil, é pq acredita na filosofia, não pra usar isso como marketing (ou até usa, mas CMMI é mais forte).

Outra coisa, usar CMMI X não significa que não se usa metodologias Ageis (mas em boa parte dos casos parece ser sinonimo de um processo totalmente engessado, assim como quem usa RUP em Waterfall).

[quote=peczenyj]Eu acho que vc vai ver poucas empresas com estes selinhos, até pq quem é agil, é pq acredita na filosofia, não pra usar isso como marketing (ou até usa, mas CMMI é mais forte).

Outra coisa, usar CMMI X não significa que não se usa metodologias Ageis (mas em boa parte dos casos parece ser sinonimo de um processo totalmente engessado, assim como quem usa RUP em Waterfall).[/quote]

Eu tenho visto o contrário acontecer, as empresas brasileiras estão de saco cheio de todas fábricas e consultorias certificadas com CMMI, já que o resultado é sempre o mesmo, custo alto e resultado ruim. A busca por empresas e profissionais que usam metodologias ageis, incluindo nisso SCUM para gestão, está aumentando muito.

Olá

[]s
Luca

Eu acho esse negócio de certificação Scrum Master ou Agile Alliance um tanto perigoso. Quando as fábricas de software engessadas de hoje vislumbrarem que essas certificações é que vão comandar o mercado, elas correrão atrás de tirá-las. Algumas empresas vão melhorar, adequando seus processos aos métodos ágeis, mas a maioria vai continuar ruim (ou até piorar) mas conseguirão iludir seus clientes por causa do certificado de “desenvolvimento ágil”.

E, basicamente, voltaríamos ao que se tem hoje.

Oi, algumas “fábricas” já estão se adaptando a modelos ágeis, mas mais importante que isso, os clientes estão começando a abrir os olhos. Estive negociando entre um cliente meu e uma dessas novas “fábricas”. Se essa “nova fábrica” fizer um bom trabalho creio que será a primeira negociação de um projeto XP no modelo que ví aqui no Brasil (escopo negociável e iterativo num ciclo de 1 semana).

Olha se ao menos as fábricas utilizassem RUP direito, pelo menos iterativamente já seria alguma coisa. Mas o modelo de fábrica é péssimo.

Vou aproveitar que estou com tempo agora e estou pensando em colocar um projetinho fake debaixo do braço e passear nas fábricas pra ver as barbaridades que eles falam durante as negociações. Depois escrevo um artigo. O que acham? Seria no mínimo divertido! he he he…

Cara, seria interessantíssimo, projeto apoiado !! :slight_smile:

[quote=Jeanioz]Processo Ágil no Brasil:

(Desculpe, foi mais forte que eu… :lol: )[/quote]

ahahahahahahahahahahah show!!

Olá,

Onde eu trabalho nós utilizamos Scrum em nos 3 projetos de softwares que temos.
Temos um Scrum Master certificado no time, além dele eu também cordeno projetos.

A metodologia ágil tem sido forte aliada nossa na venda de projetos. Até o modelo de contratação da empresa foi adaptado apra atender melhor as premissas do XP.
Posso dizer, felizmente, que tudo está indo muito bem :).

Falando um pouco mais do nosso ambiente: 100% Linux e utilizamos uma Wiki como ferramenta de colaboração e trocad e documentos, não E-mails.

Ps.: Estamos contratando :slight_smile: Vagas na WayJobs

Onde trabalho já me falaram que esse negócio de “não documentar” e fazer tudo “de qualquer jeito” não se enquadra com empresas sérias.

uhauhauhauhuhauhauhau
:smiley:

A gente documenta o que é necessário.

Não é o caos. Essa visão de que XP / Scrum é coisa de time de programadores cowboys é preconceito.

Temos documentação, temos arquitetura, temos análise. Na dosagem certa. :slight_smile:

Há quase 2 anos que só trabalho em projetos assim e posso garantir que funciona.

Acredito que se esse tipo de negociação só não acontece mais por aí, é muito mais por causa da resistência das próprias empresas de desenvolvimento do que da parte dos clientes. Muita gente com quem converso usa a desculpa de “o cliente nunca vai aceitar isso”, quando na verdade eles próprios não estão abertos a tentar esta abordagem. Felizmente aos poucos isso tá mudando…

[quote]Vou aproveitar que estou com tempo agora e estou pensando em colocar um projetinho fake debaixo do braço e passear nas fábricas pra ver as barbaridades que eles falam durante as negociações. Depois escrevo um artigo. O que acham? Seria no mínimo divertido! he he he…[/quote]. Acho que seria legal um artigo explicando de fato o conceito e aplicação do XP, sua usabilidade no projeto “fake” e depois usar o mesmo como modelo nesse teu artigo, acho que o ideal é termos artigos mais relevantes e técnicos para evitar a dúvida do “se” no futuro.
sds.

Só um favor: Antes que os que já colocam seus JCP, SCEA, JPQP, PMP e derivados coloquem o SCM ao lado do nome parem com isso de ‘certificado’.

Além de qualquer certificação não dizer nada sobre o que um profissional tem apra oferecer a certificação em Scrum Master é apenas um papel que você recebe após participar de um curso de dois dias.

A Globo.com está introduzindo projetos ágeis, temos ao menos 4 projetos em Scrum e temos tido bastante sucesso.

http://blog.fragmental.com.br/2007/08/15/introduzindo-agilidade-num-ambiente/

[quote=WilliamSilva] Acho que seria legal um artigo explicando de fato o conceito e aplicação do XP, sua usabilidade no projeto “fake” e depois usar o mesmo como modelo nesse teu artigo, acho que o ideal é termos artigos mais relevantes e técnicos para evitar a dúvida do “se” no futuro.
sds.[/quote]

Já temos muitos artigos técnicos e excelentes literaturas. Acho que o que o mercado está precisando agora é parar de jogar dinheiro fora. Escrever um artigo bem fundamentado do tipo “10.000 horas na fábrica ou 1.500 horas em XP” seria bem relevante… acredite!

O que interessa agora é business e não tecniquês… aliás, sempre foi e sempre vai ser business…

Dizer que um certificado não agrega nada ao conheciemento de um profissional é no mínimo, ignorância. Para tirar o certificado, o profissional tem que aprender a tecnologia em questão, e isso garante um conhecimento ao menos do que é essencial.

Tirar uma certifcação é válido sim, mas não é a única forma de se adquirir conhecimento, muito menos é o caminho para se tornar um bom profissional. Para isso é necessário muito mais que certificações.

Ah, e quanto a colocar SCJP na assinatura, me sinto orgulhoso em ter passado na prova. Algum problema?

E eu poderia dizer que ignorar a experiência em favor da opinião pessoal é, no mínimo, prepotência.

Caro SCJP neófito, sei que você lutou e suou para conseguir seu canudo mas sinto muito: ele não significa nada, apenas que você passou numa prova. Você nunca fez uma prova de biologia sem saber nada sobre a matéria? Pois é, eu por exemplo fiz 4 anos x 4 bimestres e não sei absolutamente nada.

Quem já contratou desenvolvedores ou mesmo quem já está nesta estrada há algum tempo (nem precisa ser muito) sabe que profissionais SCPJ, SPQPJ e derivados são tão bons ou tão ruins quanto qualquer outro. O certificado não prova nada. Adoro este exemplo aqui:

[quote]Pessoal,

Já até tirei Certificação Java, mas tem uma dúvida conceitual que ainda não resolvi. O código abaixo imprime o valor 20:

public class Teste
{
int a = 0;
public static void main (String args[])
{
Teste t = new Teste();

t.a = 20;

Object obj = (Object) t;

Teste t2 = (Teste) obj;

System.out.println (t2.a);
}
}

Gostaria de saber o que acontece quando crio a variável obj, teoricamente é um objeto do tipo Object, e por isso não possui a variável “a”. Onde é guardado esse valor? Pois criei t2 a partir desse objeto, e o valor “20” passou para a classe t2.
[/quote]

Que é um caso real em uma lista de discussão.

E não venha me dizer que é um caso isolado porque 7 anos de indústria me dizem exatamente o contrário. Ou seriam 7 anos de ingorância?

diz que a certificação não vale nada é falta de visão de negocio…
By the way, vc já participou de alguma licitação? Aonde o governo especifica quantos profissionais a empresa deve ter certificados em determinadas areas?
Para vc, abrir portas para novos clientes, gerar lucratividade para sua empresa não vale em nada?
ps: Como vc sabe que estes caras, que vc nunca viu na vida, realmente são certificados e não estão mentindo deliberadamente?

Serve apenas para marketing pessoal e enganar os clientes em licitações, pois as empresas apresentam cv de profissionais certificados, porém quem executa o trabalho é um estagiário.