Empresas que utilizam Processo Ágil de Desenvolvimento

[quote=pcalcado]Quem já contratou desenvolvedores ou mesmo quem já está nesta estrada há algum tempo (nem precisa ser muito) sabe que profissionais SCPJ, SPQPJ e derivados são tão bons ou tão ruins quanto qualquer outro. O certificado não prova nada. Adoro este exemplo aqui:

[/quote]

Infelizmente é verdade, ja vi cara com certificado web que não sabia fazer um servlet.

Correndo o mercado o cara ve N exemplos. Nao quer dizer que todos certificados são assim, mas existem varios nessa situação.

]['s

95% das pessoas tiram certificação pq as empresas exigem, os outros 5% nem sabem pq tiraram.

PS: tenho certificação e até hj só serviu pra pegar mulherada na balada rs

Qual é o endereço da balada? Sabia que esta certificação ainda serviria para alguma coisa!

Olá

As certificações são produtos vendidos como qualquer outro e isto não foi inventado pela turma do Java. Muita gente ficou rica em torno das certificações ISO 9000 das empresas.

Como muitos pretendentes a vagas de programador são muito jovens, as empresas colocam a certificação como uma das vantagens do candidato pois fica difícil contratar alguém sem experiência e sem um diploma ou certificado qualquer.

Já conheci gente muito boa que fez questão de se certificar e também conheço vários que não estão nem aí.

Toda esta discussão é só para dizer que concordo com o Phillip (que tem um monte de certificações): apesar do mercado exigir certificação e a maioria ser certificado, é possível haver gente muito boa sem ter comprado este produto. Assim não acredito que apenas um curso de 2 dias que transforme alguém em Scrum master na acepção da palavra Master. Mas dou valor a quem se dedicou a estes 2 dias como também valorizo quem estudou o assunto a beça através de livros.

[]s
Luca

Também acho que quem estudou o assunto em livros também deve ser valorizado. Aliás, prefiro ler livros ao invés de fazer cursos ou obter certificados, mas as vezes me questiono: “Como colocar isso no currículo?” :roll:

Infelizmente são raras as oportunidades de emprego onde o recrutador pede para enviar a relação dos últimos livros lidos junto com o currículo. :frowning:

Enfim, existe algo a ser feito para que o conhecimento adquirido com leitura de livros possa ser um diferencial em um processo seletivo?

Também acho que quem estudou o assunto em livros também deve ser valorizado. Aliás, prefiro ler livros ao invés de fazer cursos ou obter certificados, mas as vezes me questiono: “Como colocar isso no currículo?” :roll:

Infelizmente são raras as oportunidades de emprego onde o recrutador pede para enviar a relação dos últimos livros lidos junto com o currículo. :frowning:

Enfim, existe algo a ser feito para que o conhecimento adquirido com leitura de livros possa ser um diferencial em um processo seletivo?[/quote]
Simples,

o que você aprendeu com os livros que leu provavelmente você aplicou em algum lugar. Descreva essas aplicações, descreva suas conquistas, descreva as vantagens que você teve por ter estudado.

Bom, não me baseio em apenas opiniões pessoais, mas também em uma experiência de 4 anos só com java. Vi muita gente dizer que só aprendeu tal conceito estudando para a certificação. Também já vi profissional certificado que era muito ruim, mas também vi muitos outros que eram bons. E nunca disse que o certificado é essencial, mas apenas que agrega conhecimento. Ter que entender mais afundo certos tópicos, aprender (ou memorizar) outros, enfim.

Sou autodidata, comecei a faculdade a pouco tempo (e já estou pensando em parar pelo péssimo conteúdo do curso) e a certificação me ajudou em conhecimento e em rótulo também. De qualquer forma, foi motivo de orgulho pra mim e jamais me achei melhor que ninguém por isso.

Sei que esse é um tópico polêmico, mas só postei isso pela forma como você se referiu aos “certificados”.

Não é religiosidade, apenas pela sabedoria.

:wink:

Dando minha contribuição ao assunto do tópico, estou tentando convencer o meu gerente sobre o XP. A dificuldade é absurda! Apesar de concordar em muitos conceitos apresentados, vejo um certo preconceito por parte dele. O cara é um tiozão que veio do cobol, nada contra, mas que continua com idéias da época em que ele era desenvolvedor e morre de medo quando se fala em desenvolvimento ágil. Se eu começasse por Test Driven Development, a diferença já seria enorme. Depois, planejar iterações curtas, com integração contínua, gerando o feedback de forma rápida. Ele concorda com tudo, menos com programação em par.

Foi interessante quando falei sobre coesão e acoplamento e mostrei um livro do Meilir Page-Jones, dizendo que a discussão sobre isso vem desde a programação procedural.

Acho que estou conseguindo, mas ainda vai um tempo nisso…

Pessoal… tomei vergonha na cara e mudei a minha assinatura para colocar as minhas reais certificações…

Sobre esse assunto de certificações, há pouco tempo atrás brincava sobre isso quando colocava três certificações inventadas na minha assinatura:

CNSE, CNWC, CNDBA.

Que respectivamente significavam:

Chuck Norris Software Engineer;
Chuck Norris Web Components
Chuck Norris DataBase Administrator.

Sou o tipo de pessoa que não possui certificações, mas não recrimino quem as tira. Melhor pecar por excesso do que por falta, não é mesmo? :wink:

T+

Fato, a maior parte dos recrutadores de RH das empresas de outsourcing não poussi a mínima condição de entrevistá-lo.

Nesse ponto, a certificação acaba agregando ao seu marketing pessoal, pois passa confiança a esse recrutador que não tem muitas vezes condições de entrevistá-lo.

Se ele tiver 3 profissionais e um for certificado, ele vai optar por esse, isso é bom todos terem essa consciência.

Claro que para empresas mais sérias, com entrevista sendo conduzida por profissionais da área, o assunto é um pouco diferente.

Apesar de muitos aqui criticarem as certificações, algumas como a nova de Arquiteto - http://www.sun.com/training/certification/java/beta_architect.xml , exige que o candidato conhece o mínmo de Patterns, APIs de persistência, mensagens assíncronas, transações etc e tal .

O que tem de neguinho que se diz arquiteto e não sabe nada sobre isolamento de transações, entre outros pontos conceituais não está escrito.

Nesse ponto a certificação ao menos garante que o profissional tenha o mínimo aceitável.

Outra questão é o nível da certificação. O java 1.4 o score e tudo mais era ridículo 52% e uma prova relativamente simples.

Acho que o pessoal percebeu um pouco disso e a prova 1.5 está mais complicadinha, exigindo mais do programador, como IO que voltou à prova.

Então acho que não dá pra falar de um modo geral , há também diferentes tipos de certificações com níveis diferentes de dificuldade.

Um cara que vem certificado Associate é completamente diferente de um Business Component, a prova é outra, dificuldade e tudo mais …

Sobre esse assunto de certificações, há pouco tempo atrás brincava sobre isso quando colocava três certificações inventadas na minha assinatura:

CNSE, CNWC, CNDBA.

Que respectivamente significavam:

Chuck Norris Software Engineer;
Chuck Norris Web Components
Chuck Norris DataBase Administrator.

Sou o tipo de pessoa que não possui certificações, mas não recrimino quem as tira. Melhor pecar por excesso do que por falta, não é mesmo? :wink:

T+[/quote]

Daqui uns dias aparece Magaiver também kkkkk.

Só para complementar, acho interessante tirar a certificação quando se conhece o assunto, é uma maneira de se aprofundar e reter o conhecimento, diferente do pessoal que na maioria das vezes acaba decorando as questões por falta de embasamento(não entendem, decoram e vão para a próxima).

Não estou dizendo que são todos, porém uma grande maioria faz isto, inclusive quando iniciei minha carreira (na área de infra), tirei umas 2 certificações Microsoft na base da decoreba, depois me toquei que a única pessoa que eu estava enganando era eu mesmo(precisei reaprender tudo para usar nos projetos que participei) e comecei a levar a sério o assunto.

Hoje em dia estou menos técnico(será? rs), porém minha curiosidade e aversão a conhecer as coisas superficialmente me levam a ler vários livros(atualmente estou lendo Mastering UML with Rational Rose 2002 ) para me aprofundar nos assuntos e volta e meia me sinto instigado a tirar uma certificação, mas sinceramente hoje em dia uma certificação não muda muito minha situação no mercado.

[]'s

Olá

Peguei alguns links no Infoq para voltar ao assunto da pasta…

Why do Agile Adoptions Fail?

11 Ways Agile Adoptions Fail

[quote=Jean Tabaka] 1. Ineffective use of the retrospective
2. Inability to get everyone in the planning meetings
3. Failure to pay attention to the infrastructure required
4. Bad ScrumMasters
5. Product Owner is Consistently Unavailable or There are Too Many Owners Who Disagree
6. Reverting to Form
7. Obtaining Only “Checkbook Commitments” from Executive Management
8. Teams Lacking Authority and Decision-Making Ability
9. Not Having an Onsite Evangelist for Remote Locations
10. A Culture that Does Not Support Learning
11. Denial is Embraced Instead of the Brutal Truth[/quote]

Why Agile Teams Fail

[quote=Tom Hume] * Pair programming can be better sold to sceptical upstream management (“what? you mean we’ll halve productivity?”) as “constant code reviews”;
* Software is never finished;
* True weekly iterations don’t often happen, but iterations where each discipline does a weeks work then hands it on (analysts to developers to QA) are more common; I’m still not sure how you balance the fact that a weeks analyst work might lead to 3 weeks development which might lead to 5 weeks QA tho…
* Story points (something I’ve often failed to grasp the point of) are if nothing else, a good way to avoid confusing the “ideal effort days” estimates are written in with “actual productive days” that you end up dealing with; [/quote]

AGILE /SCRUM Fails to get to grips with Human Psychology

[quote=Kevin Brady]

• People will always put their own interests ahead of the interests of the group.

• People are self-interested

• Commercial production decisions are based on rational expectations.

• Karl Popper?s ?First law of collective action?. You can never get more than 5 people to agree on anything. [/quote]

[]s
Luca (GNC, Googler Not Certified)

[quote=Abdon]diz que a certificação não vale nada é falta de visão de negocio…
By the way, vc já participou de alguma licitação? Aonde o governo especifica quantos profissionais a empresa deve ter certificados em determinadas areas?
Para vc, abrir portas para novos clientes, gerar lucratividade para sua empresa não vale em nada?
[/quote]

Já participei sim. Inclusive já tive algumas propostas (que obviamente foram recusadas) de empresas para ‘alugar’ o certificado para participar de licitação. Se você ou sua empresa depende deste tipo de coisa -certificados- para fazer negócios é válido, é legal perante a lei mas tenho pena de vocês. De qualquer modo, cada um é feliz do modo que quer.

1) Como você sabe que eu nunca vi ou conheço a pessoa em questão?
2) depois de um tempo vendo tantos certificados falando besteira você vai decobrir com é que faz

[quote=pcalcado]Caro SCJP neófito, sei que você lutou e suou para conseguir seu canudo mas sinto muito: ele não significa nada, apenas que você passou numa prova. Você nunca fez uma prova de biologia sem saber nada sobre a matéria? Pois é, eu por exemplo fiz 4 anos x 4 bimestres e não sei absolutamente nada.

Quem já contratou desenvolvedores ou mesmo quem já está nesta estrada há algum tempo (nem precisa ser muito) sabe que profissionais SCPJ, SPQPJ e derivados são tão bons ou tão ruins quanto qualquer outro. O certificado não prova nada. Adoro este exemplo aqui:

[quote]Pessoal,

Já até tirei Certificação Java, mas tem uma dúvida conceitual que ainda não resolvi. O código abaixo imprime o valor 20:

public class Teste
{
int a = 0;
public static void main (String args[])
{
Teste t = new Teste();

t.a = 20;

Object obj = (Object) t;

Teste t2 = (Teste) obj;

System.out.println (t2.a);
}
}

Gostaria de saber o que acontece quando crio a variável obj, teoricamente é um objeto do tipo Object, e por isso não possui a variável “a”. Onde é guardado esse valor? Pois criei t2 a partir desse objeto, e o valor “20” passou para a classe t2.
[/quote]

Que é um caso real em uma lista de discussão.

E não venha me dizer que é um caso isolado porque 7 anos de indústria me dizem exatamente o contrário. Ou seriam 7 anos de ingorância?[/quote]Que isso pcalcado, não precisa ser assim. A algumas semanas atrás vi você se interessando por uma certificação de arquiteto da microsoft por um tópico aqui no guj que nem me lembro mais. Acho correto a sua idéia, mas não concordo com a atitude de generalizar isto para todos. Bem, não vou discutir sobre o assunto, mas acho que estavamos falando sobre empresas que usam o processo ágil não acham!!!

Sua experiência, ainda que fosse válida, não te dá o direito de me chamar de ignorante.

Vamos lá:

Dada a frase: A tem certificado, B não tem.

Responda: A sabe mais que B? Impossível saber. A se interessa mais pela tecnologia que B? Impossível dizer. A ou B possuem cabelos loiros? Impossível dizer.

Para que serve um certificado? Na frase acima substituir ‘certificado’ por ‘amuleto sagrado’ dá no mesmo.

Eu sei que é um orgulho e isso mostra seu preotecionismo, mas eu não preciso concordar com isso. Você se orgulha de algo que para mim não vale nada, faça uma breve pesquisa estatística e vai ter números.

Aliás, eu tenho um aqui em mãos: dos último candidatos que entrevistei (eu entrevisto bastante gente) uns 50 tinham certificado, quantos eram bons? Nenhum. Como fato interessante, dos que achei realmente bons em todas as entrevistas muitos tinham certificados mas eles não usavam na assinatura, apenas em uma linha de curriculum no máximo porque sabem que o valor daquele papel é quase nulo. Nem precisa ir tão longe: faça uma busca no fórum sobre pessoas que assinam ‘SCPJ’ ou derivados e veja o nível das perguntas.

Mas tudo bem, você não precisa concordar comigo.

Polêmico e uma coisa, ser mal educado é outra. Se você quiser saber mais detalhes sobre a minha ignorância posso mandar um portfolio em private, quem sabe você não me indica umas certificaçõezinhas para que eu fique mais sábio como quem assina SCJP, SCEA, SPQP…

Acho que não me fiz entender direito. Eu tenho algumas certificações, inclusive algumas das que critiquei, o ponto é que elas não agregam nada. Meu comentário no tópico que voc~e citou é que a MSFT estava muito mais adiantada em termos de exigência apra certificação que a Sun e que valeria a pena fazer a deles ao invés de SCEA.

Não fui o primeiro a ser mal educado aqui. Frequento bastante o guj e já ví várias respostas ríspidas suas.

Mas tudo bem, não quero criar caso com isso.

Acho que não me fiz entender direito. Eu tenho algumas certificações, inclusive algumas das que critiquei, o ponto é que elas não agregam nada. Meu comentário no tópico que voc~e citou é que a MSFT estava muito mais adiantada em termos de exigência apra certificação que a Sun e que valeria a pena fazer a deles ao invés de SCEA.[/quote]

A SCEA foi revisada, poderia cobrir outros assuntos ainda como Patterns de Integração e por aí vai , ficam sempre nos mesmos do GoF.

Mas se o caboclinho tira uma dessas, ao menos o mínimo ele sabe e consegue garantir algo à empresa. Lembrando que a certificação agora cobre JPA , EJB3 e por aí vai …

Falar se o carinha é bom ou não aí é outros 500, mas como eu disse, poucas empresas tem um shoes do outro lado para auferir isso e como a empresa vai separar então o joio do trigo ? entende a situação ?

Dependedo do nível da certificação, ao menos o cara leu e correu atrás , dá uma olhada neste post :
http://www.guj.com.br/posts/list/43657.java

Se ele é bom ? Não sei, mas está à frente de vários “pseudo-arquitetos” que se você perguntar coisas básicas numa entrevista mais quente, não vai te saber responder, coisas essas que podem estar no dia-a-dia deles.

PS: tenho 4 certificações, inclusive já anotei o dia do registro para a Beta da SCEA nova, mas não assino também, pq não fui pago pra fazer propaganda de nenhuma empresa.