O problema da SCEA é que ela não usa o conceito de arquitetura executável, tracer bullet e coisas que são usadas há mais de uma década. Arqutieto não tem que saber de cabeça configurar container XYZ, tem que saber procurar soluções e, principalmente, implementá-las. Mas este é um problema da prova em si e não da certificação em geral, que é o tema aqui.
Dado meu exemplo da prova de biologia em um post anterior justifique a afirmativa acima.
Tem quase dois anos que seleção de pessoas faz parte das minahs responsabilidades de cargo. Existem milhões de meios de ter alguma noção sobre a capacidade de uma pessoa e qualquer um com acesso a Internet e interesse consegue encontrá-los.
Um arquiteto não tem que responder a estas questões, ele tem que conehcer conceitos. Um SCEA poderia indicar que a pessoa é (1)um arquiteto (2)especializado em java. nenhum dos dois eu consigo aferir com provas e, principalmente, tenho muitos falso negativos.
Ok, vamos ser sinceros: por que é importante ter certificações? Porque o tio do RH não entende nada de recrutamento e seleção de pessoas, muito menos aplicado á tecnologia, e associa certificações com qualidade. Empresas viram CMMi, pessoas viram SCPQP e etc. e os projetos continuam tendo péssimaqualidade de código e qualidade no geral.
ara verificar isso faça a experiência que eu mencionei. Pegue o perfild e alguém que assine SCJP ou derivados neste tópico ou outro e veja as perguntas feitas ou respostas dadas. Certificação prova o quê?