Empresas que utilizam Processo Ágil de Desenvolvimento

O problema da SCEA é que ela não usa o conceito de arquitetura executável, tracer bullet e coisas que são usadas há mais de uma década. Arqutieto não tem que saber de cabeça configurar container XYZ, tem que saber procurar soluções e, principalmente, implementá-las. Mas este é um problema da prova em si e não da certificação em geral, que é o tema aqui.

Dado meu exemplo da prova de biologia em um post anterior justifique a afirmativa acima.

Tem quase dois anos que seleção de pessoas faz parte das minahs responsabilidades de cargo. Existem milhões de meios de ter alguma noção sobre a capacidade de uma pessoa e qualquer um com acesso a Internet e interesse consegue encontrá-los.

Um arquiteto não tem que responder a estas questões, ele tem que conehcer conceitos. Um SCEA poderia indicar que a pessoa é (1)um arquiteto (2)especializado em java. nenhum dos dois eu consigo aferir com provas e, principalmente, tenho muitos falso negativos.

Ok, vamos ser sinceros: por que é importante ter certificações? Porque o tio do RH não entende nada de recrutamento e seleção de pessoas, muito menos aplicado á tecnologia, e associa certificações com qualidade. Empresas viram CMMi, pessoas viram SCPQP e etc. e os projetos continuam tendo péssimaqualidade de código e qualidade no geral.

ara verificar isso faça a experiência que eu mencionei. Pegue o perfild e alguém que assine SCJP ou derivados neste tópico ou outro e veja as perguntas feitas ou respostas dadas. Certificação prova o quê?

A coisa mais bizarra em uma seleção é a analise grafológica ou fazer desenhos.

“Oh, vc fez uma figura assim, vc é uma pessoa do tipo blablabla”.

Se bobear devem fazer mapas astrológicos também.

[quote=peczenyj]A coisa mais bizarra em uma seleção é a analise grafológica ou fazer desenhos.

“Oh, vc fez uma figura assim, vc é uma pessoa do tipo blablabla”…[/quote]

Eu também não gosto não, mas uma pessoa confiável me disse que com esses desenhinhos aê eles conseguem saber, por exemplo, se uma pessoa tem tendência a ser um psicopata.

Vai saber…

[quote=pcalcado][quote=Kenobi]
A SCEA foi revisada, poderia cobrir outros assuntos ainda como Patterns de Integração e por aí vai , ficam sempre nos mesmos do GoF.
[/quote]

O problema da SCEA é que ela não usa o conceito de arquitetura executável, tracer bullet e coisas que são usadas há mais de uma década. Arqutieto não tem que saber de cabeça configurar container XYZ, tem que saber procurar soluções e, principalmente, implementá-las. Mas este é um problema da prova em si e não da certificação em geral, que é o tema aqui.

[/quote]

Shoes, na certificação não pedem configuração de container, mesmo assim a solução quem dá é o arquiteto. Concordo que a SCEA é defasada e se fóssemos projetar algo seguindo tal cartilha, afundaríamos a empresa, entretanto o profissional certificado ao menos leu à respeito de uma série de conceitos, que poderão ajudá-lo a pensar mais à frente.

Isso é factível, basta ler posts de qualquer um que prestou a mesma e vai ver os livros que as pessoas leram ou como se prepararam.

Como a certificação está renovada, se fores usar Faces, EJB3, JPA, poderás desenhar sim uma solução mínima usando as tecnologias.

Também concordo que arquiteto é muito mais que isso, precisa conhecer conceitos , mas ao meu ver ele tem pelo menos o mínimo, seria - ensino fundamental e médio, para ter condições de aprender coisas mais avançadas.

Voltado ao assunto da certificação, ela vira sim uma forma de garantir ao empregador um pouco mais de qualidade.

Para a mulherzinha do RH você é um cara sem certificação, que fala bonitinho e ponto… no mercado essa é a realidade e aqui que entra sua importância, para se vender - marketing pessoal.

Minha opinião e seria legal ver como a galera pensa, pq temos dois pontos de vista distintos aqui :slight_smile:

Os livros são sempre os recomendados para fazer a prova. Kathy Sierra pra SCJP e WCD, XYZ para SCEA… Assim como a professora dizia ‘leiam o capitulo X para fazer a prova’, líamos e pronto, acabou-se. Ninguém aprende nada.

Claro que existem exceções. Uma que me vem a cabeça é o Paulo Silveira mas de todos os SCEA que já entrevistei (e não foram poucos) nenhum soube me dar uma definição razoável sobre o que é arquitetura de sistemas ou souberam citar uma bibliografia básica como Fowler. Mas eles sabiam direitinho que livro estudar para qual prova, as pegadinhas, etc.

Eu rpefiro alguém que entenda conceitos e não se prenda a tecnologias. Isso é que eu gostaria de aferir e não se o cara consegue saber o que acotnece quando uma classe abstrata relativa aeroespacial recebe um yeld atômito num bloco synchronized. Aliás, threads é um ótimo tema, quantos SCJP entendem threads?

Não entendi a colocação.

Vai como? Argumentos, por favor.

Marketing pessoal se cosntrói com muito mais que isso. Um dos melhores modos é encotnrar código da pessoa espalhado por aí, em projetos open-source ou mesmo fóruns. Contratar não é para amadores.

[quote]Kenobi wrote:
Voltado ao assunto da certificação, ela vira sim uma forma de garantir ao empregador um pouco mais de qualidade. [/quote]

Fui infeliz no comentário, reconheço Shoes, o correto seria tranquilidade, para correr menos risco… Acho que não consegui me expressar direito.

Também concordo que empregar não é uma tarefa fácil, mas no mundo real, quem de nós não é entrevistado constantemente por profissionais pouquíssimo preparados, que não tem a mínima condição ?

Quanto à minha colocação sobre alusão do ensino, quis dizer que é uma escada de aprendizagem.

O profissional começa estudando conceitos, padrões simples e vai avançado. Uma das formas é estudar Frameworks que implementam Patterns, depois se aprofundar nos conceitos que os mesmos resolvem, vai descendo o nível até chegar ao yield atômico, como mencionou e conhecer literatura como Fowler, Eric Evans e por aí vai …

No meu ponto de vista o grande problema é esse mesmo que você mencionou, contratar é uma grande responsabilidade e a maior parte das empresas não estão preparadas para tal.

Isto num âmbito geral, vale para empresas também, que buscam as certificadas para garantirem um nível reduzido de risco na operação. Por pensar dessa maneira, o CIO do Bradesco ( um dos responsáveis por implacar o CMMI no Brasil ) , estipulou que as empresas que desejam prestar serviço ao banco, deverão ser certificadas em nível 2 e com o tempo eles vão subindo essa categoria.

Vai garantir um produto final melhor ? Não, sabemos, aliás fiz refactoring num projeto da GE , onde a empresa Indiana era nível 5 e o software deles proxy para pagamentos ( meio tecban simplificado) tinha somente 4 classes, sem package , sem nada , sem documentação, sem porra nenhuma.

Entendi o conceito da aplicação, joguei fora e fiz outro novo … o Refactoring nesse caso, foi mais fácil que imaginava …rsss :slight_smile: Não consegui nem aproveitar a parte que tratava diretamente com o emulador unix, pois acredito que o pessoal da Índia nem tinha lido o documento do software - apis , e fizeram de maneira porca , sem usar os métodos corretos.

De que valeu o CMMI5 nesse caso ? Provavelmente entregaram funcionando, dentro do prazo, coisas que as empresas adoram e tirando o ponto de vista técnico, a companhia conseguiu realizar operações e atendeu sua premissa de negócio.

Talvez a certificação possa ir nesse sentido, garantir algo que funcione. Se é bom ou não, aí são outros 500.

Eu passei caso parecido, se bobear com a mesma indiana CMMi 5, e o sistema sequer funcionava.

Se não granate que funciona, não garante que tem qualidade… garante o que? Dado o preço de uma certificação (pessoal ou corporativa), vale a pena comprar ou tirar?

E quem disse que o intuito da SCJP é ensinar threads? O intuito é ensinar como usar threads no java, os mecanismos da linguagem e etc, e não o conceito de threads em geral, ou mesmo porque threads foram implementadas de tal forma no java.

Obs.: eu nunca disse que profissionais certificados são necessariamanete bons profissionais. É só ler o que eu escrevi.

[quote=neófito][quote=pcalcado]
Eu rpefiro alguém que entenda conceitos e não se prenda a tecnologias. Isso é que eu gostaria de aferir e não se o cara consegue saber o que acotnece quando uma classe abstrata relativa aeroespacial recebe um yeld atômito num bloco synchronized. Aliás, threads é um ótimo tema, quantos SCJP entendem threads?
[/quote]

E quem disse que o intuito da SCJP é ensinar threads? O intuito é ensinar como usar threads no java, os mecanismos da linguagem e etc, e não o conceito de threads em geral, ou mesmo porque threads foram implementadas de tal forma no java.
[/quote]

Não sei, eu não fui. No seu protecionismo você comeu o que escrevi, mas vamos ser mais claros: threads em Java mesmo. Usar coisas simples como escolher a estrutura de dados correta em util.concurrent, ou acesso sicnronizado a um dado compartilhado. Ou inicializar um Singleton corretamente sem double lock. Ou qualquer outra coisa, como já disse basta procurar no fórum ou no mundo do lado de fora.

Aliás, segundo seu raciocínio esta prova certifica apertadores de parafuso e não desenvolvedores de software especializados em Java.

[quote=neófito]
Obs.: eu nunca disse que profissionais certificados são necessariamanete bons profissionais. É só ler o que eu escrevi.[/quote]

E…?

[quote=pcalcado]Eu passei caso parecido, se bobear com a mesma indiana CMMi 5, e o sistema sequer funcionava.

Se não granate que funciona, não garante que tem qualidade… garante o que? Dado o preço de uma certificação (pessoal ou corporativa), vale a pena comprar ou tirar?[/quote]

No mercado de desenvolvimento de software tudo ocorre de maneira meio aloprada, muito disso os responsáveis são nossos gestores covardes e também pelos irreponsáveis que compram esses serviços. Quando um empresário industrial compra uma máquina ele sabe, vou investir X, a máquina vai dar Y de TCO e vou colocar Z no bolso. Em T meses o X se pagou e começo a lucrar. Isso é o ROI.

Não compreendo porque os empresários não aplicam o mesmo para projetos de software!!! Muitos deles nem ligam! Saem comprando as coisas e nem sabem o Y da equação acima! (se eles pensassem, nunca comprariam projeto de fábrica). Existe maneiras de certificar arquiteturas? Existe maneira de quantificar débitos técnicos? Certificação Java garante que o código do cara é coeso e desacoplado?

O dia que existir uma certificação baseada no ROI ninguém se certificará…

Hoje as fabriquetas aí dizem sou CMMI, tenho PMPs, tenho ISO… eles falam essas siglas bonitas porque não tem nenhum case de sucesso que diga “ajudei a empresa XPTO a lucrar 10Mi, a racionalizar os custos, a obter resultados”.

Isso me lembra de uma passagem do ultimo FISL

• E ai cara, tudo bom?
  • Tudo ( … ) sabe o que o meu gerente me perguntou esses dias?
  • O que?
  • Ele perguntou se precisava comprar algo para que os nossos servidores suportassem Web 2.0
  • Hum…

Dizer elas dizem, e modtram gráficos lindos. Ontem mesmo me msotraram um press-release de uma consultoria que já prestou serviçso apra mim dizendo que aumentou a audiência de um cliente em xpto vezes poruqe mudou o CMS. Mentira, ela não mudou o CMS, o que ela trabalhou foi deprecated, além do site ter continuado exatamente a mesma coisa, só ter mudado a interface editorial.

Difícil é provar o que é dito por aí e certificados não agregam em nada com isso.

[quote=peczenyj]Isso me lembra de uma passagem do ultimo FISL

• E ai cara, tudo bom?
  • Tudo ( … ) sabe o que o meu gerente me perguntou esses dias?
  • O que?
  • Ele perguntou se precisava comprar algo para que os nossos servidores suportassem Web 2.0
  • Hum… [/quote]

Se tivesse perguntado para mim, falava para ele que precisava trocar as placas de rede para uma com suporte ao protocolo Web 2.0… e deixava ele ir comprar…

[quote=pcalcado]Aliás, segundo seu raciocínio esta prova certifica apertadores de parafuso e não desenvolvedores de software especializados em Java.
[/quote]

Exatamente. Mas daí a dizer que todo profissional certificado é um apertador de parafusos ignorante é demais. Se o cara tirou uma certificação, teoricamente é porque ele estudou a tecnologia. Isso não quer dizer que ele entende a maioria dos conceitos necessários a um desenvolvedor, mas também pode conhecer.

E outra coisa, não acredito em certificações para empresas como CMMi, porque além do que já foi dito, é uma certificação que se aplica ao processo da empresa, e não a equipe ou aos profissionais. E mesmo se aplicasse aos profissionais, para saber se uma empresa ou profissional é bom você tem que ver os frutos deles, e não os rótulos.

Não entendo porque você fala em protecionismo. Eu digo que a certificação, ou melhor, estudar para a certificação (no meu caso, SCJP) é legal porque já obtive frutos com isso. Além de melhorar minha colocação no mercado, porque as empresas gostam de rótulos sim, já tive benefícios técnicos. Aprendi java, há quatro anos atrás, lendo o livro da Kathy, mas só tomei vergonha na cara recentemente e resolvi tirar a certificação.

Certa vez, quando estava começando a trabalhar com java, um cara formado em ciências da computação na PUC-SP e que já trabalhava com java há pelo menos um ano, virou pra mim e disse: “Pô, porque o meu ArrayList não encontra um objeto que eu coloquei nele?”, ao que eu respondi: “Você já implementou o equals nesse objeto que está dentro do ArrayList?”, e o cara: “Ah, tem que fazer isso?”. Onde aprendi isso? Estudando para a certificação. Não é protecionismo, tenho motivos pra achar uma certificação em java legal.

Discordo,
Vc não estudou para certificação e sim a tecnologia …

[quote=ramilani12]Discordo,
Vc não estudou para certificação e sim a tecnologia …[/quote]

Concordo que isso não cai na prova, mas sim o conceito do equals, e aprender que para se encontrar um objeto em uma Collection é necessário sobrescrever o equals no objeto foi consequência.

[quote=pcalcado]Eu passei caso parecido, se bobear com a mesma indiana CMMi 5, e o sistema sequer funcionava.

Se não granate que funciona, não garante que tem qualidade… garante o que? Dado o preço de uma certificação (pessoal ou corporativa), vale a pena comprar ou tirar?[/quote]

O capitalismo no Brasil ainda é bem imaturo, aqui as empresas dependem muito do Estado para ganhar algum dinheiro.
O problema da certificação é quando ela deixa de ser classificatória e passa a ser eliminatória. O que na prática é o que acontece no Brasil.
Com isso as pequenas empresas não conseguem participar de licitações, pois o preço de uma certificação é proibitivo; no caso de uma MPS.BR algo em torno de R$60.000,00 só para o primeiro nível.
As empresas que possuem certificação ficam numa posição bem confortável, na verdade quase nunca são incomodadas pela concorrência de várias empresas pequenas com bastante potencial.

A Caelum usa:

[quote=pcalcado][quote=rodrigoy]
Hoje as fabriquetas aí dizem sou CMMI, tenho PMPs, tenho ISO… eles falam essas siglas bonitas porque não tem nenhum case de sucesso que diga “ajudei a empresa XPTO a lucrar 10Mi, a racionalizar os custos, a obter resultados”.
[/quote]

Dizer elas dizem, e modtram gráficos lindos. Ontem mesmo me msotraram um press-release de uma consultoria que já prestou serviçso apra mim dizendo que aumentou a audiência de um cliente em xpto vezes poruqe mudou o CMS. Mentira, ela não mudou o CMS, o que ela trabalhou foi deprecated, além do site ter continuado exatamente a mesma coisa, só ter mudado a interface editorial.

Difícil é provar o que é dito por aí e certificados não agregam em nada com isso.[/quote]

Meu sei que não tem nada com o tópico e já vou pedindo desculpas, mas acho que certificação é uma coisa legal só pra você, não mede conhecimento de ninguém, não contrataria ou deixaria de contratar ninguém por causa de uma certificação.

Voltando ao tópico, em projetos pequenos (ou que tivesse que fazer apenas uma parte isolada do projeto) e com poucas pessoas, tive boas experiências mas quando aumentava só um pouquinho já dava problema, não sei se foi azar, mas fica ai minha experiência

ps: tenho um amigo que tem duas certificações da SUN e é programador .NET, nunca programou uma linha em Java.

[quote=bobmoe]
O problema da certificação é quando ela deixa de ser classificatória e passa a ser eliminatória. O que na prática é o que acontece no Brasil.
As empresas que possuem certificação ficam numa posição bem confortável, na verdade quase nunca são incomodadas pela concorrência de várias empresas pequenas com bastante potencial.[/quote]

Concordo plenamente. Na minha opinião, os gestores não sabem contratar pessoas nem empresas; as mesmas críticas que o Phillip vem fazendo ao processo de seleção de pessoas podem ser aplicadas aos processos de contratação de empresas. Os gestores não sabem avaliar corretamente uma empresa e acabam contratando as que tem alguma certificação. E talvez (é a minha opinião) façam isso não porque achem que certificação é sinônimo de qualidade, agilidade, otimização de custos, etc mas porque caso algo dê errado podem afirmar “Mas eu contratei uma empresa CMMi5. A culpa não é minha”. Pode ser covardia e medo, ou seja, incompetência.