Encodificação no CVS?

5 respostas
paulohbmetal

Fala aí pessoal, blz?

Seguinte, estou tentando me livrar do Windows aqui no serviço e comecei a montar meu ambiente no Linux. Instalei todas as ferramentas que uso, dentre elas o Netbeans. Bom, realizei uma alteração em um arquivo fonte da aplicação que estou trabalhando e comitei no CVS. O problema é que quando fomos abrir este mesmo fonte(fizemos Update) em uma máquina com Windows no NetBeans(com as mesmas configurações), eis que o código me aparece todo desformatado, isto é, todas as linhas separadas por quebra de linha.

Exemplo:

import ...

import ...

import ...

public class Teste{

public static void main(String args[]) {

System.out.println("teste!");

}

}

Já tentei, reconfigurar os fontes java para UTF-8(padrão do Linux), mas não resolveu não… :frowning: Saberiam me dizer o que pode ser?

Valeu!

A Paz!

5 Respostas

andredeividi

Cara sugestão meia boba mas ai vai

eu tive problemas parcecido com versão de netbeans diferentes
tinhamos o NB5 alguem atualizou a versão para 5.5 e foi trabalhando
dai começo aparecer erro estranho em quem usava NB 5.0 .

ta i espero ter ajudado.

paulohbmetal

andredeividi:
Cara sugestão meia boba mas ai vai

eu tive problemas parcecido com versão de netbeans diferentes
tinhamos o NB5 alguem atualizou a versão para 5.5 e foi trabalhando
dai começo aparecer erro estranho em quem usava NB 5.0 .

ta i espero ter ajudado.

Hummm… Isso está fora de cogitação pois as versões do NetBeans são as mesmas, 5.5.1 . :frowning: Estava pensando que poderia ser alguma coisa relacionada ao CVS pois se copio algum arquivo de uma máquina pra outra, o problema não ocorre.

A Paz!

T

Isso não é encoding, mas sim algo relativo à diferença que existe entre arquivos-texto no Windows (normalmente as linhas são separadas por “\r\n”) e no Unix, Linux e Mac OS X (apenas por “\n”). Outra coisa é que normalmente programas que rodam no Windows, com a notória exceção do Bloco de Notas (Notepad), costumam ler os arquivos-texto que estão no formato Unix, como a maior parte dos editores de programas (Eclipse, NetBeans), ou mesmo o WordPad ou o MS Word.

Então dá a impressão que alguma coisa deve ter trocado os “\r\n” por “\n\n”, por exemplo, o que faz duplicar o espaçamento entre as linhas.
Para conferir isso, ache algum editor que mostre os arquivos no modo hexadecimal. (Por exemplo, o Notepad++ , que você pode baixar em http://notepad-plus.sourceforge.net/uk/site.htm , tem esse modo).
Se entre cada linha aparecer “0D 0A”, está no formato Windows. Se aparecer apenas “0A”, está no formato Unix / Linux / Mac OS X. Se aparecer “0A 0A”, então alguma coisa duplicou o espaçamento entre as linhas.

paulohbmetal

thingol:

Se entre cada linha aparecer “0D 0A”, está no formato Windows. Se aparecer apenas “0A”, está no formato Unix / Linux / Mac OS X. Se aparecer “0A 0A”, então alguma coisa duplicou o espaçamento entre as linhas.

Hum… E se estiver 0D 0D 0A? Nos locais onde as quebras de linha estão duplicadas, o codificação é esta… :frowning:

A Paz!
Paulo Henrique

T

Que coisa estranha… De qualquer maneira, é necessário normalizar esses arquivos, transformando 0D 0D 0A para 0D 0A (se quiser manter a codificação do Windows) ou simplesmente 0A (se quiser manter a codificação do Unix/Linux/Mac OS X e que também funciona em quase todos os programas do Windows, exceto no Bloco de Notas).

Criado 11 de julho de 2007
Ultima resposta 12 de jul. de 2007
Respostas 5
Participantes 3