Encoding com erro no Desktop

Amigos estou com problemas no encoding ( Caracteres especiais) em minha aplicação Desktop, tem como eu manipular isso ?
Alguem ja passou por isso ?

estou usando o netbeans 6.7 e encoding dele é ‘encoding=utf-8’

ja procurei na rede mas nada, alguem pode me ajudar ?

Dependendo da sua IDE/Editor, você pode começar a ter este problema.

Faça o seguinte:

• No seu editor, verifique qual a codificação que está usando, e atenha-se a ela. Pode ser que você esteja pegando código fonte em outra codificação sem saber (código legado por exemplo)

• Se estiver trabalhando com o Netbeans, vá nas propriedades do seu projeto e na seção “Código-Fonte” (Source Code em inglês) verifique a codificação.

• Verifique se o parâmetro encoding está sendo passado para o javac. Pode ser que o valor errado esteja sendo incluido, o que afetará nos arquivos .class que você for gerar.

Procure usar caracteres unicode ao invés de caracteres especiais. Por exemplo. No lugar de “convenção” use “conven\u00E7\u00E3o”. Creio que isso resolva.

Amigos obrigado pelos conselhos. Vou passar o que já fiz e ainda preciso.

-Estou usando linux opensuse com o netbeans.

• Ja mudei nas propriedades do meu projeto a codificação para UTF-8 e não deu certo.
  • Queria uma maneira de configurar isso só uma vez, ao invez de toda vez que for exibir uma mensagem ter que no lugar de escrever com caracteres especias, ter que escrever o código equivalente a esse caractere, pois dá muito trabalho.

Obrigado.