Encoding eclipse windows vista

Comprei uma máquina nova esta semana, e veio com o windows vista.

Bom… como ele é original, eu decidi mante-lo e logo em seguida comecei a por da maneira que queria, instalando o eclipse 3.3, e os plugins que utilizo.

Bom até ai ok…

O problema foi quando abri um arquivo que tinha comentários com acentos… ele simplesmente avacalhou tudo… acredito que esteja tentando converter o iso-8859-1 para utf-8, mais sem sucesso.

Até ai ok. são somente comentários.

Quando abri um controller que enviava para o jsp um texto com acento, o mesmo era mostrado no resultado a codificação uft-8 e não a iso-8859-1 que é a padrão.

Ai fui no eclipse ( window > preferences > general > workspace ) lá, no ítem Text file encoding coloquei a iso… só que não alterou coisa alguma…

lembrando que este mesmo projeto foi usado anteriormente em uma máquina com o windows XP.

Alguém já passou por isso, e se já como resolveu o problema?

Obrigado.

Aproveitando o post…

Como colocar os comentários automaticamente com o padrão html?

Ex: ´ para á

Quando eu faço algum comentário ele pode dar pau se o ambiente for utf-8 ou vice versa.
Para que isso não aconteça eu sei que posso colocar tudo htmlencoded porém como fazer isso de forma automática?

Há, respondendo a sua pergunta,

Instalei o Ubuntu e ele usa por default o utf-8,
então basta vc clicar com o botão direito do mouse sobre o seu projeto > properties e em “text file encoding” troque para o seu tipo.