Encontrar banco de dados

5 respostas
D

Olá, não tenho certeza se essa minha dúvida é para java avançado ou básico, como eu sou iniciante, isto parece um pouco avançado para mim.

Tenho uma aplicação java que se conecta ao banco de dados (até ai tudo bem), porém este banco de dados pode mudar de endereço constantemente (Hoje está no computador A e amanhã pode estar no computador B), tudo o que eu terei, será o nome do banco, usuário e senha.

Eu quero implementar um algoritmo que faz uma busca na rede local, encontra em qual computador o banco de dados esteja rodando e então conecta no mesmo.
Não sei como fazer, mas eu imagino que deveria “pingar” os computadores na LAN, verificar 1 por 1 qual está com o banco de dados ativo e então conectar, porém parece uma solução ruim e demorada.

Eu já li que o ORACLE tem o listener.ora, mas não sei como funciona, talvez se ele permitisse ser encontrado em rede resolveria meu problema.

PS: O banco de dados não me importa, desde solucione meu problema, aceito qualquer um.

Desde já agradeço a colaboração de vocês.

5 Respostas

P

Se o banco de dados pode mudar de endereço, porque não usa o Nome do Host contendo o Banco de Dados ao invés do IP na conexão?

Se ele mudar fisicamente, este não é o modo certo de se fazer espelhamento de banco de dados.

Abraço

D

philliparente:
Se o banco de dados pode mudar de endereço, porque não usa o Nome do Host contendo o Banco de Dados ao invés do IP na conexão?

Se ele mudar fisicamente, este não é o modo certo de se fazer espelhamento de banco de dados.

Abraço

Você diz fazer tipo assim:
SERVIDOR/BANCO… ao invés de IP/BANCO… ?
Putz! Realmente me falasse agora uma solução bem simples que eu não tinha pensado.
Vou estudar o meu caso e ver se consigo fazer desse jeito mesmo.

Se alguém tiver alguma outra sugestão, por favor, podem colaborar qualquer idéia é útil.

Obrigado philliparente!

FabricioPJ