Enfim... EJB

6 respostas
guscoppi

Opa!
Já li algumas coisas sobre EJB, inclusive o material que está no site da SUN. Porém, só aprendo quando consigo assimilar o que leio com algo prático, um exemplo prático. Não consegui entender muito bem o que é EJB portanto não consegui montar nenhum exemplo prático na minha cabeça.

Vejam se está certo minha idéia para um cadastro de pessoas. O JSP aciona o Servlet que monta uma List com vários Beans da classe Pessoa e devolve esse List para o JSP que exibe o conteúdo na tela. Correto?

Se isso estiver correto, onde eu poderia encaixar um EJB nessa situação simples?
Se estiver errado… onde eu errei?

Valeu!

6 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

JSP: Hey, servlet! O usuário tá querendo uma lista de usuários cadastrados.
Servlet: Tá, guentae!! … Wow, seu Session Bean maluco. Acessa o banco de dados e traz para mim a lista de todos os usuários cadastrados no sistema.
SessionBean: Todos? P****, que trabalho de escravo… Vai, pega aí esta Collection!
Servlet: Valeu, Session… Aeee, JSP. Te vira para mostrar esta Collection aqui, ó!
JSP: Opa, firmeza…

É mais ou menos assim :wink:

guscoppi

pow… nada como uma explicação no linguajar popular, hehehehe

então pelo que eu entendi… meu EJB, grosseiramente falando, pode ser um Bean com os Getters e Setters e PLUS!!!
tipo… teria uma assinatura ± assim…

String Pessoa.getNome();

void Pessoa.setNome(String nome);

Collection Pessoa.povoTodo();

isso?

Daniel_Quirino_Olive

“guscoppi”:
pow… nada como uma explicação no linguajar popular, hehehehe

então pelo que eu entendi… meu EJB, grosseiramente falando, pode ser um Bean com os Getters e Setters e PLUS!!!
tipo… teria uma assinatura ± assim…

String Pessoa.getNome();

void Pessoa.setNome(String nome);

Collection Pessoa.povoTodo();

isso?

Não é bem assim. Um session bean é composto de 3 componentes: uma home interface, uma remote interface e seu bean de fato (que deve implementar javax.ejb.SessionBean). O papel da home interface é oferecer meios de o cliente instanciar novos sessionbeans. Já o papel da remote interface é mostrar ao cliente todos os métodos de negócio que ele pode invocar. Enquando o seu bean vai implementar as lógicas de negócio expostas pela remote interface e de instanciação de um novo sessionbean expostas pela home interface. :wink: Se eu ainda me lembro direito, é assim que funcionam os EJBs.

Daniel_Quirino_Olive

(… e se adiantando ao Oziel…)

Faça os cursos SL351, SL425 e SL314. Não necessariamente nesta ordem :wink:

Ironlynx

guscoppi,dá uma olhada aqui:

http://www.jspbrasil.com.br/jsp/tutoriais/tutorial.jsp?idTutorial=010_001

louds

Vale lembrar que SessionBeans devem ser interfaces coarse-grained.

Criado 16 de março de 2004
Ultima resposta 18 de mar. de 2004
Respostas 6
Participantes 4