Enfim a versão final:
http://java.sun.com/j2se/1.5.0/download.jsp
Testem e falem suas opniões…a versão beta apresentava uns probleminhas com Swing(principalmente foco!)…
Qualquer problema postem e compartilhe conosco! 
Enfim,Tiger!
30 Respostas
E que venham as IDE’s
O Eclipse 3.0.1 já suporta o 5.0?
Suporta, mas nao as novidades na linguagem. Pra isso, vamos ter que esperar pelo 3.1 
(ou gastar uma graninha no IDEA, que nao eh uma ma ideia… :mrgreen:)
Minhas impressões:
:arrow: Swing ficou mais rápido.
:arrow: aquele lance de shared memory funciona mesmo; o startup de uma segunda VM é cerca de 30% mais rápido.
:arrow: consumo de memória ficou na mesma.
Suporta, mas nao as novidades na linguagem. Pra isso, vamos ter que esperar pelo 3.1![]()
(ou gastar uma graninha no IDEA, que nao eh uma ma ideia… :mrgreen:)
eu to testando os milestones do 3.1, ja tem bastante coisa pronta do suporte as novidades da linguagem.
e a IDE ta bem estável,
quam quiser brincar um pouco pode baixar que não tem problema nenhum (bem diferente dos conflitos que davam nos plugins e coisa assim do 2.1 para o 3.0
)
Êbaaaaaaaaaaaaaa!!!Dá-lhe NetBeans.
:lol:
A Paz!!
No link tah 1.5.0. Não tinha trocado para 5.0?
:arrow: Que tal um novo fórum para falarmos de Tiger?
A nomenclatura 5.0 eh “marketing” (mais ou menos como o lance do Java 2). Penso que o JDK vai seguir o esquema normal de versoes (1.2, 1.3, 1.4, 1.5, etc). Isso eh especulacao.
Por que? Apesar de todas as mudancas, ainda eh Java, nao? 
Marcio Kuchma
Acho que ele quis dizer tópico, ao invés de fórum.
A Paz!!
Sim mas, seria apenas para facilitar o agrupamento dos posts sobre tiger. Acho que ficaria mais fácil se interar sobre o assunto.
Ah, e se persarmos assim Swing e Java Avançado também são java 
Para quem gosta de bichinhos…
Legenda desta foto. Da esquerda para a direita:
Graham Hamilton, Sun Fellow in the Java platform team at Sun Microsystems. Hamilton was the lead architect for J2SE releases 1.3, 1.4, and now, 5.0
O tigre -
Jonathan Schwartz - Sun’s president and COO
James Gosling - Bom, se você não sabe quem é…

Marcio Kuchma, o tira-dúvidas oficial do GUJ para as questões de nomenclatura do Java. :lol:
[]'s
Quais IDES Já possuem suporte ao TIger 5.0?
Alguma gratuita?
dizem que no modo texto a VM ficou até 50% mais rápida. Quem já testou confima isso? Se ainda não quando eu testar apresento algum resultado.
Acho que voce quis dizer em operacoes nao relacionadas a interface grafica, nao? Software em modo texto e em Java acho que sao raros.
Boa! 
Marcio Kuchma
Voce esta certo: fora os foruns de off-topic e de arquitetura, o resto tudo eh Java. :lol:
Eh que isso eh um negocio temporario - em breve duvidas como “como usar generics?” serao tao habituais quanto “como utilizar JDBC?”. Alem disso nao funcionaria muito bem na pratica porque em geral as pessoas postam no primeiro forum que aparece… vide Java Basico versus Java Avancado.
IMHO nao seria o caso de ter um novo forum. Mas se tiver tambem, nao tem problema - eu pessoalmente acompanho o forum pelo “Mensagens desde sua ultima visita”, entao da tudo na mesma. Acho que muita gente faz o mesmo. 
Marcio Kuchma
Olá
O tomcat e o jetty rodam em modo texto. Há um monte de coisas que costumo rodar no servidor roda em modo texto. Considerando o número de sites e ambientes de desenvolvimento que rodam Java no modo texto, não parece tão raro assim.
[]s
Luca
Acho até que é o contrário no mundo dos servidores - Java em “modo gráfico” (Swing, SWT) é meio restrito a IDEs e algumas ferramentas muito pesadas como o Oracle Enterprise Manager Console (argh).
Na maior parte do tempo é java “modo texto” se é assim que é legal chamar, e alguma interface Web (como é o caso das interfaces de administração da maior parte dos EJB e Web Containers).
Quando vc desenvolve aplicações web os servlets e JSP´s são executados em modo “texto”, geralmente o servidor web e de aplicações são modo “texto”, o servidor de banco de dados modo “texto”, ou seja, quando se fala de “server side” na maioria das vezes se pensa modo “texto” 
Eh que isso eh um negocio temporario - em breve duvidas como “como usar generics?” serao tao habituais quanto “como utilizar JDBC?”. Alem disso nao funcionaria muito bem na pratica porque em geral as pessoas postam no primeiro forum que aparece… vide Java Basico versus Java Avancado.
Marcio Kuchma
Nesse ponto você tem razão 
O forum “generics” do forum.java.sun.com, por exemplo, ficou meio “poluído” porque as pessoas pensam que é sobre “coisas genéricas”, não sobre o recurso de “generics” do Java. Volta e meia postam coisas que não tem nada a ver.
Meu conceito de “software modo texto” eh software de interacao intensa com o usuario (nao executar o comando e deixar rodando em background) via interface modo texto (a la Clipper/DOS).
Para mim soa estranho dizer “Tomcat eh um software em modo texto”. Tomcat eh um servidor, nao tem interacao direta com o usuario (interacao no sentido de utilizacao intensa, como ja mencionei). Mas tudo bem - acho que ficou claro o que o EddiE quis dizer. Meu comentario sobre a raridade pode ser interpretado de acordo com o conceito que cada um tem sobre o que serio modo texto. 
Marcio Kuchma
Quais IDES Já possuem suporte ao TIger 5.0?Alguma gratuita?
Cara, o NetBeans já suporta e é di grátis.
Eu baixei e realmente está mais rápido.
A Paz!!
só o beta do Netbeans 4 suporta JDK 1.5
se quiser baixar um milestone do eclipse 3.1 também ja tem suporte para J2SDK 1.5
List<Cliente> clientes = db.find("from Cliente");
for (Cliente c: clientes) {
System.out.println("Cliente: "+c.getNome());
}
Eu gostei, ficou bem mais facil e simples :D
Quais IDES Já possuem suporte ao TIger 5.0?Alguma gratuita?
O NetBeans 4.0 tem… ele já está no beta 2:
http://www.netbeans.org/community/releases/40/beta.html 
Ola All
Alguem sentiu um demora quando ao acesso de banco de dados.
t+
Renato
Isso talvez tenha mais a ver com a implementação do driver JDBC que você está usando, não?
[]'s
o eclipse 3.1 M1 tem suporte ao Tiger! ainda nao testei mas vou comunicar ao pessoal da empresa quem sabe migramos de 1.4.2_05 pra 1.5.0, ou será que vale mais apena esperar mais um pouco ? :roll:
Baxei um novo Diver JDBC e melhorou um pouco mais contiuma mais lento que no 1.4.
Alguem sentiu isso ou to fazendo coisa errada.