Engenharia Civil ou Sistemas de Informação

Ola pessoal do guj. Falta pouco para me formar em sistemas de informação. Não tenho nenhum experiencia com carteira assinada, somente alguns estágios como programador web php.
Bom pelo o que eu ando lendo aqui no forum para entrar no mercado de trabalho de tecnologia é bem dificil, precisa de experiencia e os salários não estão tão bons assim. Hoje eu penso se não deveria ter feito o curso de Engenharia Civil, vejo falarem muito bem do mercado de trabalho e dos salarios. Talvez se eu não tiver sucesso como Analista de Sistemas acho que vou acabar fazendo Engenharia mesmmo. O que vocês acham Engenharia Civil é bem melhor que Sistemas de Informação? É mais facil arrumar, estágios e empregos? O salario de um Engenheiro Trainee ou Junior é melhor do que de um Analista de Sistemas Jr?

Na minha opinião não importa qual é mais facil de arrumar emprego ou qual ganha mais. Voce devia fazer aquilo que voce gosta. Se voce ainda não tem experiencia, se voce quiser, um dia terá. E outra, a vida não é tão facil assim man, calma. O importante é voce fazer aquilo que voce gosta, pois tenha certeza que isso voce fará muito bem.

É mas eu tenho medo de não virar nada. Não sei o que eu faço, pos-graduação a distancia, alguns cursos na caelum ou trabalhar de freelancer. O maior problema é vencer a barreira do primeiro emprego. Embora eu faça curso de inglês a mais de 1 ano ainda não é um diferencial para mim em uma entrevista. O que eu vejo mais é o pessoal falando de experiencia e conhecimentos que eu acho que não conseguiria somente estudando o livro do framework tal e etc.

[quote=marcellandrade]Ola pessoal do guj. Falta pouco para me formar em sistemas de informação. Não tenho nenhum experiencia com carteira assinada, somente alguns estágios como programador web php.
Bom pelo o que eu ando lendo aqui no forum para entrar no mercado de trabalho de tecnologia é bem dificil, precisa de experiencia e os salários não estão tão bons assim. Hoje eu penso se não deveria ter feito o curso de Engenharia Civil, vejo falarem muito bem do mercado de trabalho e dos salarios. Talvez se eu não tiver sucesso como Analista de Sistemas acho que vou acabar fazendo Engenharia mesmmo. O que vocês acham Engenharia Civil é bem melhor que Sistemas de Informação? É mais facil arrumar, estágios e empregos? O salario de um Engenheiro Trainee ou Junior é melhor do que de um Analista de Sistemas Jr?[/quote]

Marcella, por que você só tem alguns estágios? Por que você não começou a fazer estágios deste no ínicio da faculdade?
Digo isso porque faculade não garante emprego. Então se você mudar de curso, fora o tempo que você perdeu, não garante uma vaga! Quando fazia engenharia, muitos colegas meus se formaram em 4 anos, nenhum tinha emprego e tampouco conseguiu algo na área indo tudo para a pós graduação! Todos tinham o estudo como prioridade e isso, por incrível que possa parecer, não garantiu emprego para ninguém!

A experiência prática é fundamental, mesmo que atrase os estudos, pois isso garante um emprego! Então sugiro que você corra atrás de algum programa de trainne, estágio ou qualquer outra coisa relacionada.
Em relação a mudança de curso, Engenharia Civil é totalmente diferente de SI! O curso é extremamente puxado (na verdade qualquer curso de engenharia é puxado). Então recomendo que você busque uma pos graduação a fazer engenharia.

Claro que tudo isso tudo vai por terra se você; não gosta de SI e sua vocação seja realmente a Engenharia. Agora se você está indo só pelo salário, esqueça, pois vai ser uma decepção!

Hoje atuo na aréa de TI, mas tenho amigos que atuam na construção civil, então digo que ambos os mercados oferecem bons salários e boas colocações, mas um bom emprego com um bom salário não se consegue do dia para noite! É necessário ralar muito em estágios (que de estágio não tem nada é emprego mesmo) e em empregos que pagam mal para se adquirir experiência. É raro o caso de quem vai fazer estágio direto em uma grande empresa. Para isso é necessário um bom QI, então esteja pronta para ralar muito!

Realmente ter cursos, pós, mestrado, doutorado dependendo da vaga que você estiver disputando, não fará muita diferença. A frase que ouvi outro dia é “me mostre o que você realmente sabe fazer” nem sempre aquele cara cheio de titulações é o melhor. Um dia fui numa empresa implantar o sistema da empresa onde trabalho ai um carinha mestrando que trabalha no setor de infra da empresa me perguntou de onde vinha esse “p”:

...select p.id, p.nome, p.sobrenome... from Pessoa p, Empresa e Where p. ...

Ou seja, o cara formado em computação, mestrando em alguma área e não sabia sql direito!!! A formação dele não é voltada para desenvolvimento, é voltada para qualquer outra coisa que não seja desenolver. Nesse caso qualquer pessoa que tenha um mínimo de experiência em desenvolvimento ganharia a vaga dele fácil.
Outro detalhe é a respeito de salário, a profissão é mal remunerada isso é fato a não ser para quem já ralou bastante acumulou conhecimento e agora está sendo bem pago. No meu caso eu sempre ganhei nao mais que 2 minimos agora é que eu to ganhando um pouquinho mais, mas não estou satisfeito!!rsrsrr. Pelo que estou vendo as pessoas são bem pagas pela sua raridade, escolha uma empresa e permaneça nela, mesmo que você ganhe pouco no começo, permaneça nela, se houver possibilidade de crescimento é nisso que você deve focar, procure ser o cara mais foda na empresa só assim que você será reconhecido e bem pago. Aqui em MG nós somos mal pagos e ainda por cima nosso sindicato não é tão competente igual o de SP. Concordo com o que o nosso amigo disse no post acima, faça o que gosta.

quando vc fala engenharia civil você quer dizer engenharia de software?

Vou dar a mesma dica que dei para alguns colegas isso só vale se vc tiver afinidade com desenvolvimento: estude para tirar a certificação. Algumas empresas nem pedem para vc fazer testes práticos quando vc apresenta a certificação, além disso vc se torna mto valorizado.

Cara … Você se formou para perceber que quer fazer outra coisa … Experiencia é importante sim , mas garanto para você foca nos estudos tira umas 2 …3 certificações , do jeito que ta o mercado duvido que uns 2k você não ganha de inicial em SP, e acredite as empresas vão brigar por vc ! … Eu vi uma vaga aqui no fórum essa semana , Para Estagiário VR+VA+Plano Odont e Médico 1100,00 , Não sei da onde voce vem mas para mim 1,100 reais para estagio ! é uma graninha legal …

E Lembre-se tudo em TI conta como experiencia , a IC da faculdade , TCC , Projetos Particulares , Inglês , Certificações , estes citados não são garantia de emprego , mas voce já vai estar na frente de muita gente !

Boa Sorte!

Antes de pensar em ir para Engenharia Civil…

Você tem plena conciência da quantidade de cálculo, física e outras coisas que você vai ver, né? Estou fazendo Engenharia de Computação… até agora já vi: Cálculo 1, Cálculo 2, Cálculo 3, Equações Diferenciais, Algebra Linear, etc. Se você não gostar muito de matemática, não dá para aguentar.

E, como disseram… deve-se fazer o curso que mais gosta.

[quote=fernando.camargo]Antes de pensar em ir para Engenharia Civil…

Você tem plena conciência da quantidade de cálculo, física e outras coisas que você vai ver, né? Estou fazendo Engenharia de Computação… até agora já vi: Cálculo 1, Cálculo 2, Cálculo 3, Equações Diferenciais, Algebra Linear, etc. Se você não gostar muito de matemática, não dá para aguentar.

E, como disseram… deve-se fazer o curso que mais gosta.[/quote]

Bah, que saudades das aulas de cálculo…rsrsrs! :lol:

Mas brincadeiras a parte, acho ótimo essas cadeiras da engenharia! Isso faz o cara ver as coisas por diferentes ângulos, pensar de forma diferente. O cara desenvolve um senso lógico incrível!

Hoje engenharia civil está “bombando”, mas uns anos atrás eles sofriam bastante tendo que ser contratados como PJ e ganhando menos que o piso do CREA. Eu acho que essa boa onda vai durar bastante, mas é achismo…

Vai para engenharia, será eliminada da grade várias matérias, e te garanto que vai valer muito a pena, porque para aguentar TI tem que ter paixão, amor irracional, porque é loucura demais isso aqui, eu particularmente gosto do que faço, mas em termos de remuneração a área de engenharia paga mais.

Bem, muita gente falou em ter que ter experiência, em tem que ter estágio, inclusive teve um que perguntou por que só fez um estágio ou coisa parecida, como se fosse uma opção nossa fazer ou não fazer um estágio, ter ou não experiência. Bem, não sei como é em outros estados, mas aqui em Minas é muito complicado se inserir no mercado de TI. Todas as empresas pedem estagiários com conhecimentos profissionais, isso para pagar 400 reais por mês. Você tem que ter conhecimentos sólidos em 1 ou 2 linguagens, em SQL, em framewok’s, em diversas ferramentas, tudo isso para ser estagiário e ganhar 400 reais. Pois bem, até antes de fazer o curso de Sistemas e correr atrás de estágio eu imaginava que estagiário era aquela pessoa que iria entrar em uma empresa, praticar aquilo que aprendia nas salas de aula e adquirir conhecimento e consequentemente experiência. Pois na área de TI não é bem assim. Para ser estagiário eles exigem um absurdo de conhecimentos, conhecimentos estes de profissionais já experiêntes.

Comecei a fazer Engenharia Civil e parei (se arrependimento matasse eu estava morto) porque julguei a faculdade onde fazia um lixo. Eu era bolsista, saí e tentei outra bolsa na PUC que é considerada uma das melhores privadas, consegui e estou no último semestre de Sistemas. Agora a surpressa, todos os meus colegas já se formaram há um ano, já estão trabalhando na área e ganhando bem. Eu? Estou lutando para me formar nesse curso que é bem difícil e que não te dá chances nehuma para o mercado, já que até para ser estagiário eles exigem um conhecimento que você não adquire academicamente.

A diferença entre um e outro? Eu digo:
Para estagiar na área de engenharia você tem que estar cursando Engenharia e no máximo, dominar AutoCad. Remuneração média? R$900,00.
Para estagiar na área de TI? Você tem que ter conhecimentos sólidos em linguagens de programação, SQL, Framework’s diversas, ambientes diversos, ferramentas diversas, ter um conhecimento médio em redes, servidores Linux, Windows, etc… Remuneração média? R$450,00.

Concordo quando as pessoas dizem em “FAZER O QUE GOSTA”, porém, como o velho ditado diz, tem que se juntar a fome com a vontade de comer… Não adianta eu gostar de TI se o mercado não me dar o mínimo de oportunidade. Agora se gosto de Engenharia, vou analisar o que é mais viável, o financeiro ou o gosto e a oportunidade? Assim vou optar pelo que gosto e pelo que é mais viável ao mesmo tempo. Então não adianta demagogia. É claro que sempre existirão escolhas mais viáveis ou escolhas menos viáveis.
Então não adianda dizer que existem médicos que ganham 1000 reais, mas existem analistas que ganham 5000, isso são casos à parte, temos que olhar de maneira macro, generalizando para vermos o universo e não um caso separado.
Bem, a minha opinião?
Faça como vou fazer, vou terminar este curso e correr para engenharia.
Gosto muito de TI, já trabalhei na área, mas como já foi dito, é uma área muuuuuuuuuuiito exigente e que paga muito mal. Existem casos à parte, mas não devemos olhar a exceção e sim a regra.

Resumindo, curso superior de TI é para quem já trabalha na área e quer melhorar seus conhecimentos academicamente, ou talvez receber uma promoção como a maioria dos meus colegas. Como eu disse, devemos olhar pela regra, e a regra que vejo é esta. Quem estava na área antes de entrar no curso, está bem, quem não estava, está se formando sem ao menos ter feito estágio.

Muito triste!

[quote=floydmotor]Bem, muita gente falou em ter que ter experiência, em tem que ter estágio, inclusive teve um que perguntou por que só fez um estágio ou coisa parecida, como se fosse uma opção nossa fazer ou não fazer um estágio, ter ou não experiência. Bem, não sei como é em outros estados, mas aqui em Minas é muito complicado se inserir no mercado de TI. Todas as empresas pedem estagiários com conhecimentos profissionais, isso para pagar 400 reais por mês. Você tem que ter conhecimentos sólidos em 1 ou 2 linguagens, em SQL, em framewok’s, em diversas ferramentas, tudo isso para ser estagiário e ganhar 400 reais. Pois bem, até antes de fazer o curso de Sistemas e correr atrás de estágio eu imaginava que estagiário era aquela pessoa que iria entrar em uma empresa, praticar aquilo que aprendia nas salas de aula e adquirir conhecimento e consequentemente experiência. Pois na área de TI não é bem assim. Para ser estagiário eles exigem um absurdo de conhecimentos, conhecimentos estes de profissionais já experiêntes.

Comecei a fazer Engenharia Civil e parei (se arrependimento matasse eu estava morto) porque julguei a faculdade onde fazia um lixo. Eu era bolsista, saí e tentei outra bolsa na PUC que é considerada uma das melhores privadas, consegui e estou no último semestre de Sistemas. Agora a surpressa, todos os meus colegas já se formaram há um ano, já estão trabalhando na área e ganhando bem. Eu? Estou lutando para me formar nesse curso que é bem difícil e que não te dá chances nehuma para o mercado, já que até para ser estagiário eles exigem um conhecimento que você não adquire academicamente.

A diferença entre um e outro? Eu digo:
Para estagiar na área de engenharia você tem que estar cursando Engenharia e no máximo, dominar AutoCad. Remuneração média? R$900,00.
Para estagiar na área de TI? Você tem que ter conhecimentos sólidos em linguagens de programação, SQL, Framework’s diversas, ambientes diversos, ferramentas diversas, ter um conhecimento médio em redes, servidores Linux, Windows, etc… Remuneração média? R$450,00.

Concordo quando as pessoas dizem em “FAZER O QUE GOSTA”, porém, como o velho ditado diz, tem que se juntar a fome com a vontade de comer… Não adianta eu gostar de TI se o mercado não me dar o mínimo de oportunidade. Agora se gosto de Engenharia, vou analisar o que é mais viável, o financeiro ou o gosto e a oportunidade? Assim vou optar pelo que gosto e pelo que é mais viável ao mesmo tempo. Então não adianta demagogia. É claro que sempre existirão escolhas mais viáveis ou escolhas menos viáveis.
Então não adianda dizer que existem médicos que ganham 1000 reais, mas existem analistas que ganham 5000, isso são casos à parte, temos que olhar de maneira macro, generalizando para vermos o universo e não um caso separado.
Bem, a minha opinião?
Faça como vou fazer, vou terminar este curso e correr para engenharia.
Gosto muito de TI, já trabalhei na área, mas como já foi dito, é uma área muuuuuuuuuuiito exigente e que paga muito mal. Existem casos à parte, mas não devemos olhar a exceção e sim a regra.

Resumindo, curso superior de TI é para quem já trabalha na área e quer melhorar seus conhecimentos academicamente, ou talvez receber uma promoção como a maioria dos meus colegas. Como eu disse, devemos olhar pela regra, e a regra que vejo é esta. Quem estava na área antes de entrar no curso, está bem, quem não estava, está se formando sem ao menos ter feito estágio.

Muito triste![/quote]

Cara, eu tenho algumas certificações em TI, e larguei 4 faculdades de TI aleatórias pois achava um pé no saco e sem objetivo. Hoje em dia curso Direito porquê gosto demais. Bom, é o seguinte, eu acho que todo o conhecimento adquirido tem que ter um objetivo, nenhuma idéia mora de graça na cabeça de alguém. O meu nesse momento é consolidar um produto que estou fazendo (área de saúde), para isso preciso de TI, mas nada que a faculdade me ofertou. Aprendi tudo que precisei por fora mesmo (na unha, hehe), e o que continuo aprendendo também é por fora e nas áreas que me interessam para o meu produto. Eu tô querendo entrar no mercado é pra ganhar dinheiro, e não pra formar teses ou me dedicar ao conhecimento.

O maior erro que eu vejo das pessoas que cursam faculdade é não entrar com um objetivo, o único objetivo da maioria delas é um diploma. Um papel. Pra quê? Pra não morrer de fome e ser contratado por alguma empresa, e quem sabe, depois de quatro anos, conseguir um salário legal. Claro que tem gente que faz porquê gosta e quer desenvolver várias teses, etc. Esse não é o meu objetivo, logo, tô fora de faculdade de TI. Você tem que fazer o que gosta? Sim, mas com um objetivo.

Resumindo: se não tem um objetivo, não faça uma em específico. Se quer descobrir o objetivo, teste.

[]'s

[quote=hvivox]quando vc fala engenharia civil você quer dizer engenharia de software?
[/quote]

“Engenharia Civil” tem esse nome em contraposição a “Engenharia Militar”. http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_militar - ou seja, é uma coisa que existe muito antes de existirem os computadores. De certo modo, enquanto os engenheiros militares daquele tempo se dedicavam a construir coisas (como pontes, campos minados e estradas) para destruir o inimigo, os civis simplesmente construíam. Até hoje existe o Instituto Militar de Engenharia :slight_smile:

[quote=AUser][quote=floydmotor]Bem, muita gente falou em ter que ter experiência, em tem que ter estágio, inclusive teve um que perguntou por que só fez um estágio ou coisa parecida, como se fosse uma opção nossa fazer ou não fazer um estágio, ter ou não experiência. Bem, não sei como é em outros estados, mas aqui em Minas é muito complicado se inserir no mercado de TI. Todas as empresas pedem estagiários com conhecimentos profissionais, isso para pagar 400 reais por mês. Você tem que ter conhecimentos sólidos em 1 ou 2 linguagens, em SQL, em framewok’s, em diversas ferramentas, tudo isso para ser estagiário e ganhar 400 reais. Pois bem, até antes de fazer o curso de Sistemas e correr atrás de estágio eu imaginava que estagiário era aquela pessoa que iria entrar em uma empresa, praticar aquilo que aprendia nas salas de aula e adquirir conhecimento e consequentemente experiência. Pois na área de TI não é bem assim. Para ser estagiário eles exigem um absurdo de conhecimentos, conhecimentos estes de profissionais já experiêntes.

Comecei a fazer Engenharia Civil e parei (se arrependimento matasse eu estava morto) porque julguei a faculdade onde fazia um lixo. Eu era bolsista, saí e tentei outra bolsa na PUC que é considerada uma das melhores privadas, consegui e estou no último semestre de Sistemas. Agora a surpressa, todos os meus colegas já se formaram há um ano, já estão trabalhando na área e ganhando bem. Eu? Estou lutando para me formar nesse curso que é bem difícil e que não te dá chances nehuma para o mercado, já que até para ser estagiário eles exigem um conhecimento que você não adquire academicamente.

A diferença entre um e outro? Eu digo:
Para estagiar na área de engenharia você tem que estar cursando Engenharia e no máximo, dominar AutoCad. Remuneração média? R$900,00.
Para estagiar na área de TI? Você tem que ter conhecimentos sólidos em linguagens de programação, SQL, Framework’s diversas, ambientes diversos, ferramentas diversas, ter um conhecimento médio em redes, servidores Linux, Windows, etc… Remuneração média? R$450,00.

Concordo quando as pessoas dizem em “FAZER O QUE GOSTA”, porém, como o velho ditado diz, tem que se juntar a fome com a vontade de comer… Não adianta eu gostar de TI se o mercado não me dar o mínimo de oportunidade. Agora se gosto de Engenharia, vou analisar o que é mais viável, o financeiro ou o gosto e a oportunidade? Assim vou optar pelo que gosto e pelo que é mais viável ao mesmo tempo. Então não adianta demagogia. É claro que sempre existirão escolhas mais viáveis ou escolhas menos viáveis.
Então não adianda dizer que existem médicos que ganham 1000 reais, mas existem analistas que ganham 5000, isso são casos à parte, temos que olhar de maneira macro, generalizando para vermos o universo e não um caso separado.
Bem, a minha opinião?
Faça como vou fazer, vou terminar este curso e correr para engenharia.
Gosto muito de TI, já trabalhei na área, mas como já foi dito, é uma área muuuuuuuuuuiito exigente e que paga muito mal. Existem casos à parte, mas não devemos olhar a exceção e sim a regra.

Resumindo, curso superior de TI é para quem já trabalha na área e quer melhorar seus conhecimentos academicamente, ou talvez receber uma promoção como a maioria dos meus colegas. Como eu disse, devemos olhar pela regra, e a regra que vejo é esta. Quem estava na área antes de entrar no curso, está bem, quem não estava, está se formando sem ao menos ter feito estágio.

Muito triste![/quote]

Cara, eu tenho algumas certificações em TI, e larguei 4 faculdades de TI aleatórias pois achava um pé no saco e sem objetivo. Hoje em dia curso Direito porquê gosto demais. Bom, é o seguinte, eu acho que todo o conhecimento adquirido tem que ter um objetivo, nenhuma idéia mora de graça na cabeça de alguém. O meu nesse momento é consolidar um produto que estou fazendo (área de saúde), para isso preciso de TI, mas nada que a faculdade me ofertou. Aprendi tudo que precisei por fora mesmo (na unha, hehe), e o que continuo aprendendo também é por fora e nas áreas que me interessam para o meu produto. Eu tô querendo entrar no mercado é pra ganhar dinheiro, e não pra formar teses ou me dedicar ao conhecimento.

O maior erro que eu vejo das pessoas que cursam faculdade é não entrar com um objetivo, o único objetivo da maioria delas é um diploma. Um papel. Pra quê? Pra não morrer de fome e ser contratado por alguma empresa, e quem sabe, depois de quatro anos, conseguir um salário legal. Claro que tem gente que faz porquê gosta e quer desenvolver várias teses, etc. Esse não é o meu objetivo, logo, tô fora de faculdade de TI. Você tem que fazer o que gosta? Sim, mas com um objetivo.

Resumindo: se não tem um objetivo, não faça uma em específico. Se quer descobrir o objetivo, teste.

[]'s[/quote]

Falou tudo, mas eles nunca entenderão… sou Analista/Programador de sistemas e também curso Direito.

[quote=floydmotor]Bem, muita gente falou em ter que ter experiência, em tem que ter estágio, inclusive teve um que perguntou por que só fez um estágio ou coisa parecida, como se fosse uma opção nossa fazer ou não fazer um estágio, ter ou não experiência. Bem, não sei como é em outros estados, mas aqui em Minas é muito complicado se inserir no mercado de TI. Todas as empresas pedem estagiários com conhecimentos profissionais, isso para pagar 400 reais por mês. Você tem que ter conhecimentos sólidos em 1 ou 2 linguagens, em SQL, em framewok’s, em diversas ferramentas, tudo isso para ser estagiário e ganhar 400 reais. Pois bem, até antes de fazer o curso de Sistemas e correr atrás de estágio eu imaginava que estagiário era aquela pessoa que iria entrar em uma empresa, praticar aquilo que aprendia nas salas de aula e adquirir conhecimento e consequentemente experiência. Pois na área de TI não é bem assim. Para ser estagiário eles exigem um absurdo de conhecimentos, conhecimentos estes de profissionais já experiêntes.

Comecei a fazer Engenharia Civil e parei (se arrependimento matasse eu estava morto) porque julguei a faculdade onde fazia um lixo. Eu era bolsista, saí e tentei outra bolsa na PUC que é considerada uma das melhores privadas, consegui e estou no último semestre de Sistemas. Agora a surpressa, todos os meus colegas já se formaram há um ano, já estão trabalhando na área e ganhando bem. Eu? Estou lutando para me formar nesse curso que é bem difícil e que não te dá chances nehuma para o mercado, já que até para ser estagiário eles exigem um conhecimento que você não adquire academicamente.

A diferença entre um e outro? Eu digo:
Para estagiar na área de engenharia você tem que estar cursando Engenharia e no máximo, dominar AutoCad. Remuneração média? R$900,00.
Para estagiar na área de TI? Você tem que ter conhecimentos sólidos em linguagens de programação, SQL, Framework’s diversas, ambientes diversos, ferramentas diversas, ter um conhecimento médio em redes, servidores Linux, Windows, etc… Remuneração média? R$450,00.

Concordo quando as pessoas dizem em “FAZER O QUE GOSTA”, porém, como o velho ditado diz, tem que se juntar a fome com a vontade de comer… Não adianta eu gostar de TI se o mercado não me dar o mínimo de oportunidade. Agora se gosto de Engenharia, vou analisar o que é mais viável, o financeiro ou o gosto e a oportunidade? Assim vou optar pelo que gosto e pelo que é mais viável ao mesmo tempo. Então não adianta demagogia. É claro que sempre existirão escolhas mais viáveis ou escolhas menos viáveis.
Então não adianda dizer que existem médicos que ganham 1000 reais, mas existem analistas que ganham 5000, isso são casos à parte, temos que olhar de maneira macro, generalizando para vermos o universo e não um caso separado.
Bem, a minha opinião?
Faça como vou fazer, vou terminar este curso e correr para engenharia.
Gosto muito de TI, já trabalhei na área, mas como já foi dito, é uma área muuuuuuuuuuiito exigente e que paga muito mal. Existem casos à parte, mas não devemos olhar a exceção e sim a regra.

Resumindo, curso superior de TI é para quem já trabalha na área e quer melhorar seus conhecimentos academicamente, ou talvez receber uma promoção como a maioria dos meus colegas. Como eu disse, devemos olhar pela regra, e a regra que vejo é esta. Quem estava na área antes de entrar no curso, está bem, quem não estava, está se formando sem ao menos ter feito estágio.

Muito triste![/quote]

entrei só para te positivar.

o cara resumiu tudo, e se fosse vc iria para civil tb.

Cara, concordo com você. Porém, este é o problema, vou exemplificar o meu caso.
Meu objetivo, não era e nem é ter um diploma, tanto que saí de um curso que eu sempre quis fazer(engenharia) simplesmente porque achei que na faculdade que eu estava, não aprendia nada. Pois bem, o meu objetivo é o conhecimento, adquiri-lo para poder assim ser um profissional naquilo que escolhi. Porém como você mesmo disse, na área de TI, graduação é só um papel, só isso, infelizmente essa é a verdade.O que eu sei, também aprendi na unha.
Óbvio que tudo que se aprende, nada é jogado fora. Conhecimento nunca é demais. Porém o mercado de trabalho é outro assunto.

[quote=AUser][quote=floydmotor]Bem, muita gente falou em ter que ter experiência, em tem que ter estágio, inclusive teve um que perguntou por que só fez um estágio ou coisa parecida, como se fosse uma opção nossa fazer ou não fazer um estágio, ter ou não experiência. Bem, não sei como é em outros estados, mas aqui em Minas é muito complicado se inserir no mercado de TI. Todas as empresas pedem estagiários com conhecimentos profissionais, isso para pagar 400 reais por mês. Você tem que ter conhecimentos sólidos em 1 ou 2 linguagens, em SQL, em framewok’s, em diversas ferramentas, tudo isso para ser estagiário e ganhar 400 reais. Pois bem, até antes de fazer o curso de Sistemas e correr atrás de estágio eu imaginava que estagiário era aquela pessoa que iria entrar em uma empresa, praticar aquilo que aprendia nas salas de aula e adquirir conhecimento e consequentemente experiência. Pois na área de TI não é bem assim. Para ser estagiário eles exigem um absurdo de conhecimentos, conhecimentos estes de profissionais já experiêntes.

Comecei a fazer Engenharia Civil e parei (se arrependimento matasse eu estava morto) porque julguei a faculdade onde fazia um lixo. Eu era bolsista, saí e tentei outra bolsa na PUC que é considerada uma das melhores privadas, consegui e estou no último semestre de Sistemas. Agora a surpressa, todos os meus colegas já se formaram há um ano, já estão trabalhando na área e ganhando bem. Eu? Estou lutando para me formar nesse curso que é bem difícil e que não te dá chances nehuma para o mercado, já que até para ser estagiário eles exigem um conhecimento que você não adquire academicamente.

A diferença entre um e outro? Eu digo:
Para estagiar na área de engenharia você tem que estar cursando Engenharia e no máximo, dominar AutoCad. Remuneração média? R$900,00.
Para estagiar na área de TI? Você tem que ter conhecimentos sólidos em linguagens de programação, SQL, Framework’s diversas, ambientes diversos, ferramentas diversas, ter um conhecimento médio em redes, servidores Linux, Windows, etc… Remuneração média? R$450,00.

Concordo quando as pessoas dizem em “FAZER O QUE GOSTA”, porém, como o velho ditado diz, tem que se juntar a fome com a vontade de comer… Não adianta eu gostar de TI se o mercado não me dar o mínimo de oportunidade. Agora se gosto de Engenharia, vou analisar o que é mais viável, o financeiro ou o gosto e a oportunidade? Assim vou optar pelo que gosto e pelo que é mais viável ao mesmo tempo. Então não adianta demagogia. É claro que sempre existirão escolhas mais viáveis ou escolhas menos viáveis.
Então não adianda dizer que existem médicos que ganham 1000 reais, mas existem analistas que ganham 5000, isso são casos à parte, temos que olhar de maneira macro, generalizando para vermos o universo e não um caso separado.
Bem, a minha opinião?
Faça como vou fazer, vou terminar este curso e correr para engenharia.
Gosto muito de TI, já trabalhei na área, mas como já foi dito, é uma área muuuuuuuuuuiito exigente e que paga muito mal. Existem casos à parte, mas não devemos olhar a exceção e sim a regra.

Resumindo, curso superior de TI é para quem já trabalha na área e quer melhorar seus conhecimentos academicamente, ou talvez receber uma promoção como a maioria dos meus colegas. Como eu disse, devemos olhar pela regra, e a regra que vejo é esta. Quem estava na área antes de entrar no curso, está bem, quem não estava, está se formando sem ao menos ter feito estágio.

Muito triste![/quote]

Cara, eu tenho algumas certificações em TI, e larguei 4 faculdades de TI aleatórias pois achava um pé no saco e sem objetivo. Hoje em dia curso Direito porquê gosto demais. Bom, é o seguinte, eu acho que todo o conhecimento adquirido tem que ter um objetivo, nenhuma idéia mora de graça na cabeça de alguém. O meu nesse momento é consolidar um produto que estou fazendo (área de saúde), para isso preciso de TI, mas nada que a faculdade me ofertou. Aprendi tudo que precisei por fora mesmo (na unha, hehe), e o que continuo aprendendo também é por fora e nas áreas que me interessam para o meu produto. Eu tô querendo entrar no mercado é pra ganhar dinheiro, e não pra formar teses ou me dedicar ao conhecimento.

O maior erro que eu vejo das pessoas que cursam faculdade é não entrar com um objetivo, o único objetivo da maioria delas é um diploma. Um papel. Pra quê? Pra não morrer de fome e ser contratado por alguma empresa, e quem sabe, depois de quatro anos, conseguir um salário legal. Claro que tem gente que faz porquê gosta e quer desenvolver várias teses, etc. Esse não é o meu objetivo, logo, tô fora de faculdade de TI. Você tem que fazer o que gosta? Sim, mas com um objetivo.

Resumindo: se não tem um objetivo, não faça uma em específico. Se quer descobrir o objetivo, teste.

[]'s[/quote]

Cara, concordo com você. Porém, este é o problema, vou exemplificar o meu caso.
Meu objetivo, não era e nem é ter um diploma, tanto que saí de um curso que eu sempre quis fazer(engenharia) simplesmente porque achei que na faculdade que eu estava, não aprendia nada. Pois bem, o meu objetivo é o conhecimento, adquiri-lo para poder assim ser um profissional naquilo que escolhi. Porém como você mesmo disse, na área de TI, graduação é só um papel, só isso, infelizmente essa é a verdade.O que eu sei, também aprendi na unha.
Óbvio que tudo que se aprende, nada é jogado fora. Conhecimento nunca é demais. Porém o mercado de trabalho é outro assunto.

Na boa. Engenharia, mas vc precisa ser mt macho pra fazer…rs

A área de TI por não ter regulação, qualquer zé entra, inflando o mercado.

Eu já fiz sistemas de informação, e agora estou terminando o primeiro ano de engenharia e este ano já foi mais foda que meu curso inteiro de SI.

Engenharia é foda, pensa bem, pq se lá pelo 2º ano vc desistir terá perdido um bom tempo e dinheiro.