Engenharia Civil ou Sistemas de Informação

[quote=floydmotor]Bem, muita gente falou em ter que ter experiência, em tem que ter estágio, inclusive teve um que perguntou por que só fez um estágio ou coisa parecida, como se fosse uma opção nossa fazer ou não fazer um estágio, ter ou não experiência. Bem, não sei como é em outros estados, mas aqui em Minas é muito complicado se inserir no mercado de TI. Todas as empresas pedem estagiários com conhecimentos profissionais, isso para pagar 400 reais por mês. Você tem que ter conhecimentos sólidos em 1 ou 2 linguagens, em SQL, em framewok’s, em diversas ferramentas, tudo isso para ser estagiário e ganhar 400 reais. Pois bem, até antes de fazer o curso de Sistemas e correr atrás de estágio eu imaginava que estagiário era aquela pessoa que iria entrar em uma empresa, praticar aquilo que aprendia nas salas de aula e adquirir conhecimento e consequentemente experiência. Pois na área de TI não é bem assim. Para ser estagiário eles exigem um absurdo de conhecimentos, conhecimentos estes de profissionais já experiêntes.

Comecei a fazer Engenharia Civil e parei (se arrependimento matasse eu estava morto) porque julguei a faculdade onde fazia um lixo. Eu era bolsista, saí e tentei outra bolsa na PUC que é considerada uma das melhores privadas, consegui e estou no último semestre de Sistemas. Agora a surpressa, todos os meus colegas já se formaram há um ano, já estão trabalhando na área e ganhando bem. Eu? Estou lutando para me formar nesse curso que é bem difícil e que não te dá chances nehuma para o mercado, já que até para ser estagiário eles exigem um conhecimento que você não adquire academicamente.

A diferença entre um e outro? Eu digo:
Para estagiar na área de engenharia você tem que estar cursando Engenharia e no máximo, dominar AutoCad. Remuneração média? R$900,00.
Para estagiar na área de TI? Você tem que ter conhecimentos sólidos em linguagens de programação, SQL, Framework’s diversas, ambientes diversos, ferramentas diversas, ter um conhecimento médio em redes, servidores Linux, Windows, etc… Remuneração média? R$450,00.

Concordo quando as pessoas dizem em “FAZER O QUE GOSTA”, porém, como o velho ditado diz, tem que se juntar a fome com a vontade de comer… Não adianta eu gostar de TI se o mercado não me dar o mínimo de oportunidade. Agora se gosto de Engenharia, vou analisar o que é mais viável, o financeiro ou o gosto e a oportunidade? Assim vou optar pelo que gosto e pelo que é mais viável ao mesmo tempo. Então não adianta demagogia. É claro que sempre existirão escolhas mais viáveis ou escolhas menos viáveis.
Então não adianda dizer que existem médicos que ganham 1000 reais, mas existem analistas que ganham 5000, isso são casos à parte, temos que olhar de maneira macro, generalizando para vermos o universo e não um caso separado.
Bem, a minha opinião?
Faça como vou fazer, vou terminar este curso e correr para engenharia.
Gosto muito de TI, já trabalhei na área, mas como já foi dito, é uma área muuuuuuuuuuiito exigente e que paga muito mal. Existem casos à parte, mas não devemos olhar a exceção e sim a regra.

Resumindo, curso superior de TI é para quem já trabalha na área e quer melhorar seus conhecimentos academicamente, ou talvez receber uma promoção como a maioria dos meus colegas. Como eu disse, devemos olhar pela regra, e a regra que vejo é esta. Quem estava na área antes de entrar no curso, está bem, quem não estava, está se formando sem ao menos ter feito estágio.

Muito triste![/quote]

entrei só para te positivar.

o cara resumiu tudo, e se fosse vc iria para civil tb.

Cara, concordo com você. Porém, este é o problema, vou exemplificar o meu caso.
Meu objetivo, não era e nem é ter um diploma, tanto que saí de um curso que eu sempre quis fazer(engenharia) simplesmente porque achei que na faculdade que eu estava, não aprendia nada. Pois bem, o meu objetivo é o conhecimento, adquiri-lo para poder assim ser um profissional naquilo que escolhi. Porém como você mesmo disse, na área de TI, graduação é só um papel, só isso, infelizmente essa é a verdade.O que eu sei, também aprendi na unha.
Óbvio que tudo que se aprende, nada é jogado fora. Conhecimento nunca é demais. Porém o mercado de trabalho é outro assunto.

[quote=AUser][quote=floydmotor]Bem, muita gente falou em ter que ter experiência, em tem que ter estágio, inclusive teve um que perguntou por que só fez um estágio ou coisa parecida, como se fosse uma opção nossa fazer ou não fazer um estágio, ter ou não experiência. Bem, não sei como é em outros estados, mas aqui em Minas é muito complicado se inserir no mercado de TI. Todas as empresas pedem estagiários com conhecimentos profissionais, isso para pagar 400 reais por mês. Você tem que ter conhecimentos sólidos em 1 ou 2 linguagens, em SQL, em framewok’s, em diversas ferramentas, tudo isso para ser estagiário e ganhar 400 reais. Pois bem, até antes de fazer o curso de Sistemas e correr atrás de estágio eu imaginava que estagiário era aquela pessoa que iria entrar em uma empresa, praticar aquilo que aprendia nas salas de aula e adquirir conhecimento e consequentemente experiência. Pois na área de TI não é bem assim. Para ser estagiário eles exigem um absurdo de conhecimentos, conhecimentos estes de profissionais já experiêntes.

Comecei a fazer Engenharia Civil e parei (se arrependimento matasse eu estava morto) porque julguei a faculdade onde fazia um lixo. Eu era bolsista, saí e tentei outra bolsa na PUC que é considerada uma das melhores privadas, consegui e estou no último semestre de Sistemas. Agora a surpressa, todos os meus colegas já se formaram há um ano, já estão trabalhando na área e ganhando bem. Eu? Estou lutando para me formar nesse curso que é bem difícil e que não te dá chances nehuma para o mercado, já que até para ser estagiário eles exigem um conhecimento que você não adquire academicamente.

A diferença entre um e outro? Eu digo:
Para estagiar na área de engenharia você tem que estar cursando Engenharia e no máximo, dominar AutoCad. Remuneração média? R$900,00.
Para estagiar na área de TI? Você tem que ter conhecimentos sólidos em linguagens de programação, SQL, Framework’s diversas, ambientes diversos, ferramentas diversas, ter um conhecimento médio em redes, servidores Linux, Windows, etc… Remuneração média? R$450,00.

Concordo quando as pessoas dizem em “FAZER O QUE GOSTA”, porém, como o velho ditado diz, tem que se juntar a fome com a vontade de comer… Não adianta eu gostar de TI se o mercado não me dar o mínimo de oportunidade. Agora se gosto de Engenharia, vou analisar o que é mais viável, o financeiro ou o gosto e a oportunidade? Assim vou optar pelo que gosto e pelo que é mais viável ao mesmo tempo. Então não adianta demagogia. É claro que sempre existirão escolhas mais viáveis ou escolhas menos viáveis.
Então não adianda dizer que existem médicos que ganham 1000 reais, mas existem analistas que ganham 5000, isso são casos à parte, temos que olhar de maneira macro, generalizando para vermos o universo e não um caso separado.
Bem, a minha opinião?
Faça como vou fazer, vou terminar este curso e correr para engenharia.
Gosto muito de TI, já trabalhei na área, mas como já foi dito, é uma área muuuuuuuuuuiito exigente e que paga muito mal. Existem casos à parte, mas não devemos olhar a exceção e sim a regra.

Resumindo, curso superior de TI é para quem já trabalha na área e quer melhorar seus conhecimentos academicamente, ou talvez receber uma promoção como a maioria dos meus colegas. Como eu disse, devemos olhar pela regra, e a regra que vejo é esta. Quem estava na área antes de entrar no curso, está bem, quem não estava, está se formando sem ao menos ter feito estágio.

Muito triste![/quote]

Cara, eu tenho algumas certificações em TI, e larguei 4 faculdades de TI aleatórias pois achava um pé no saco e sem objetivo. Hoje em dia curso Direito porquê gosto demais. Bom, é o seguinte, eu acho que todo o conhecimento adquirido tem que ter um objetivo, nenhuma idéia mora de graça na cabeça de alguém. O meu nesse momento é consolidar um produto que estou fazendo (área de saúde), para isso preciso de TI, mas nada que a faculdade me ofertou. Aprendi tudo que precisei por fora mesmo (na unha, hehe), e o que continuo aprendendo também é por fora e nas áreas que me interessam para o meu produto. Eu tô querendo entrar no mercado é pra ganhar dinheiro, e não pra formar teses ou me dedicar ao conhecimento.

O maior erro que eu vejo das pessoas que cursam faculdade é não entrar com um objetivo, o único objetivo da maioria delas é um diploma. Um papel. Pra quê? Pra não morrer de fome e ser contratado por alguma empresa, e quem sabe, depois de quatro anos, conseguir um salário legal. Claro que tem gente que faz porquê gosta e quer desenvolver várias teses, etc. Esse não é o meu objetivo, logo, tô fora de faculdade de TI. Você tem que fazer o que gosta? Sim, mas com um objetivo.

Resumindo: se não tem um objetivo, não faça uma em específico. Se quer descobrir o objetivo, teste.

[]'s[/quote]

Cara, concordo com você. Porém, este é o problema, vou exemplificar o meu caso.
Meu objetivo, não era e nem é ter um diploma, tanto que saí de um curso que eu sempre quis fazer(engenharia) simplesmente porque achei que na faculdade que eu estava, não aprendia nada. Pois bem, o meu objetivo é o conhecimento, adquiri-lo para poder assim ser um profissional naquilo que escolhi. Porém como você mesmo disse, na área de TI, graduação é só um papel, só isso, infelizmente essa é a verdade.O que eu sei, também aprendi na unha.
Óbvio que tudo que se aprende, nada é jogado fora. Conhecimento nunca é demais. Porém o mercado de trabalho é outro assunto.

Na boa. Engenharia, mas vc precisa ser mt macho pra fazer…rs

A área de TI por não ter regulação, qualquer zé entra, inflando o mercado.

Eu já fiz sistemas de informação, e agora estou terminando o primeiro ano de engenharia e este ano já foi mais foda que meu curso inteiro de SI.

Engenharia é foda, pensa bem, pq se lá pelo 2º ano vc desistir terá perdido um bom tempo e dinheiro.

[quote=floydmotor]Bem, muita gente falou em ter que ter experiência, em tem que ter estágio, inclusive teve um que perguntou por que só fez um estágio ou coisa parecida, como se fosse uma opção nossa fazer ou não fazer um estágio, ter ou não experiência. Bem, não sei como é em outros estados, mas aqui em Minas é muito complicado se inserir no mercado de TI. Todas as empresas pedem estagiários com conhecimentos profissionais, isso para pagar 400 reais por mês. Você tem que ter conhecimentos sólidos em 1 ou 2 linguagens, em SQL, em framewok’s, em diversas ferramentas, tudo isso para ser estagiário e ganhar 400 reais. Pois bem, até antes de fazer o curso de Sistemas e correr atrás de estágio eu imaginava que estagiário era aquela pessoa que iria entrar em uma empresa, praticar aquilo que aprendia nas salas de aula e adquirir conhecimento e consequentemente experiência. Pois na área de TI não é bem assim. Para ser estagiário eles exigem um absurdo de conhecimentos, conhecimentos estes de profissionais já experiêntes.

Comecei a fazer Engenharia Civil e parei (se arrependimento matasse eu estava morto) porque julguei a faculdade onde fazia um lixo. Eu era bolsista, saí e tentei outra bolsa na PUC que é considerada uma das melhores privadas, consegui e estou no último semestre de Sistemas. Agora a surpressa, todos os meus colegas já se formaram há um ano, já estão trabalhando na área e ganhando bem. Eu? Estou lutando para me formar nesse curso que é bem difícil e que não te dá chances nehuma para o mercado, já que até para ser estagiário eles exigem um conhecimento que você não adquire academicamente.

A diferença entre um e outro? Eu digo:
Para estagiar na área de engenharia você tem que estar cursando Engenharia e no máximo, dominar AutoCad. Remuneração média? R$900,00.
Para estagiar na área de TI? Você tem que ter conhecimentos sólidos em linguagens de programação, SQL, Framework’s diversas, ambientes diversos, ferramentas diversas, ter um conhecimento médio em redes, servidores Linux, Windows, etc… Remuneração média? R$450,00.

Concordo quando as pessoas dizem em “FAZER O QUE GOSTA”, porém, como o velho ditado diz, tem que se juntar a fome com a vontade de comer… Não adianta eu gostar de TI se o mercado não me dar o mínimo de oportunidade. Agora se gosto de Engenharia, vou analisar o que é mais viável, o financeiro ou o gosto e a oportunidade? Assim vou optar pelo que gosto e pelo que é mais viável ao mesmo tempo. Então não adianta demagogia. É claro que sempre existirão escolhas mais viáveis ou escolhas menos viáveis.
Então não adianda dizer que existem médicos que ganham 1000 reais, mas existem analistas que ganham 5000, isso são casos à parte, temos que olhar de maneira macro, generalizando para vermos o universo e não um caso separado.
Bem, a minha opinião?
Faça como vou fazer, vou terminar este curso e correr para engenharia.
Gosto muito de TI, já trabalhei na área, mas como já foi dito, é uma área muuuuuuuuuuiito exigente e que paga muito mal. Existem casos à parte, mas não devemos olhar a exceção e sim a regra.

Resumindo, curso superior de TI é para quem já trabalha na área e quer melhorar seus conhecimentos academicamente, ou talvez receber uma promoção como a maioria dos meus colegas. Como eu disse, devemos olhar pela regra, e a regra que vejo é esta. Quem estava na área antes de entrar no curso, está bem, quem não estava, está se formando sem ao menos ter feito estágio.

Muito triste![/quote]

Cara pelos valores citados no seu post tanto para TI quanto para Engenharia eu imagino que você mora em um tremendo buraco, com todo o respeito.

Mas não dá para vc disseminar isso como se fosse uma realidade de mercado. Isso é uma realidade da sua região talvez.

TI ainda é uma das áreas de atuação pagando acima da média de mercado e com muita demanda por profissionais. Pelo menos é o que eu vejo nas capitais mais desenvolvidas.

[quote=Daniel_MV][quote=floydmotor]Bem, muita gente falou em ter que ter experiência, em tem que ter estágio, inclusive teve um que perguntou por que só fez um estágio ou coisa parecida, como se fosse uma opção nossa fazer ou não fazer um estágio, ter ou não experiência. Bem, não sei como é em outros estados, mas aqui em Minas é muito complicado se inserir no mercado de TI. Todas as empresas pedem estagiários com conhecimentos profissionais, isso para pagar 400 reais por mês. Você tem que ter conhecimentos sólidos em 1 ou 2 linguagens, em SQL, em framewok’s, em diversas ferramentas, tudo isso para ser estagiário e ganhar 400 reais. Pois bem, até antes de fazer o curso de Sistemas e correr atrás de estágio eu imaginava que estagiário era aquela pessoa que iria entrar em uma empresa, praticar aquilo que aprendia nas salas de aula e adquirir conhecimento e consequentemente experiência. Pois na área de TI não é bem assim. Para ser estagiário eles exigem um absurdo de conhecimentos, conhecimentos estes de profissionais já experiêntes.

Comecei a fazer Engenharia Civil e parei (se arrependimento matasse eu estava morto) porque julguei a faculdade onde fazia um lixo. Eu era bolsista, saí e tentei outra bolsa na PUC que é considerada uma das melhores privadas, consegui e estou no último semestre de Sistemas. Agora a surpressa, todos os meus colegas já se formaram há um ano, já estão trabalhando na área e ganhando bem. Eu? Estou lutando para me formar nesse curso que é bem difícil e que não te dá chances nehuma para o mercado, já que até para ser estagiário eles exigem um conhecimento que você não adquire academicamente.

A diferença entre um e outro? Eu digo:
Para estagiar na área de engenharia você tem que estar cursando Engenharia e no máximo, dominar AutoCad. Remuneração média? R$900,00.
Para estagiar na área de TI? Você tem que ter conhecimentos sólidos em linguagens de programação, SQL, Framework’s diversas, ambientes diversos, ferramentas diversas, ter um conhecimento médio em redes, servidores Linux, Windows, etc… Remuneração média? R$450,00.

Concordo quando as pessoas dizem em “FAZER O QUE GOSTA”, porém, como o velho ditado diz, tem que se juntar a fome com a vontade de comer… Não adianta eu gostar de TI se o mercado não me dar o mínimo de oportunidade. Agora se gosto de Engenharia, vou analisar o que é mais viável, o financeiro ou o gosto e a oportunidade? Assim vou optar pelo que gosto e pelo que é mais viável ao mesmo tempo. Então não adianta demagogia. É claro que sempre existirão escolhas mais viáveis ou escolhas menos viáveis.
Então não adianda dizer que existem médicos que ganham 1000 reais, mas existem analistas que ganham 5000, isso são casos à parte, temos que olhar de maneira macro, generalizando para vermos o universo e não um caso separado.
Bem, a minha opinião?
Faça como vou fazer, vou terminar este curso e correr para engenharia.
Gosto muito de TI, já trabalhei na área, mas como já foi dito, é uma área muuuuuuuuuuiito exigente e que paga muito mal. Existem casos à parte, mas não devemos olhar a exceção e sim a regra.

Resumindo, curso superior de TI é para quem já trabalha na área e quer melhorar seus conhecimentos academicamente, ou talvez receber uma promoção como a maioria dos meus colegas. Como eu disse, devemos olhar pela regra, e a regra que vejo é esta. Quem estava na área antes de entrar no curso, está bem, quem não estava, está se formando sem ao menos ter feito estágio.

Muito triste![/quote]

Cara pelos valores citados no seu post tanto para TI quanto para Engenharia eu imagino que você mora em um tremendo buraco, com todo o respeito.

Mas não dá para vc disseminar isso como se fosse uma realidade de mercado. Isso é uma realidade da sua região talvez.

TI ainda é uma das áreas de atuação pagando acima da média de mercado e com muita demanda por profissionais. Pelo menos é o que eu vejo nas capitais mais desenvolvidas.

[/quote]

Amigo, você não deve ter prestado muito bem atenção. Os valores citados não são salários de profissionais formados, mas sim, bolsas de estágios, lembrando que é apenas uma média. Para estágio, esta é a realidade sim. Não estou dizendo nada sem propriedade. Basta pesquisar para constatar. Para tirar sua dúvida, moro em Belo Horizonte, que com certeza deve saber que se encontra dentre as capitais mais desenvolvidas do Brasil.
Bem, já que acha que estou falando abobrinhas, segue um link para averiguação. Observe bem a bolsa oferecida e as EXIGÊNCIAS da empresa contratante. Este é apenas um dos milhares que se pode encontrar pela net. Basta navegar e pesquisar.
Um abraço a todos.

http://vagas.infojobs.com.br/vagas-de-estagio-analise-sistemas-em-minas-gerais__2344254.aspx

Na boa, se voces nao conseguem entrar na area de TI, muito menos entrariam na area de Engenharia.

Como disse o amigo aí ha alguns posts, em TI qualquer Zé entra. Só que o diploma do Zé nao serve pra nada se o Zé nao souber a pratica. Nessa área, ainda bem, nao tem reserva de mercado pra pangaré diplomado. Pangaré diplomado ganha a mesma coisa que pangaré sem diploma.

A faculdade ensina muito pouco do que o mercado precisa, o resto o cara tem que se virar na raça mesmo. Se ficar esperando vaga de estagio voces vao morrer e nao vao sair do lugar. Estudem em casa, desenvolvam, criem projetos particulares, façam software pra lavanderia do vizinho, participem de alguma ferramenta open source. Se cocem.

Se ja estao fazendo isso, relaxem, que a hora de voces chega, cedo ou tarde. Mais cedo do que tarde. Palavra de quem ja passou por isso.

Se nao estao fazendo, parem de chorar e corram atras.

[quote=YvGa]Na boa, se voces nao conseguem entrar na area de TI, muito menos entrariam na area de Engenharia.

Como disse o amigo aí ha alguns posts, em TI qualquer Zé entra. Só que o diploma do Zé nao serve pra nada se o Zé nao souber a pratica. Nessa área, ainda bem, nao tem reserva de mercado pra pangaré diplomado. Pangaré diplomado ganha a mesma coisa que pangaré sem diploma.

A faculdade ensina muito pouco do que o mercado precisa, o resto o cara tem que se virar na raça mesmo. Se ficar esperando vaga de estagio voces vao morrer e nao vao sair do lugar. Estudem em casa, desenvolvam, criem projetos particulares, façam software pra lavanderia do vizinho, participem de alguma ferramenta open source. Se cocem.

Se ja estao fazendo isso, relaxem, que a hora de voces chega, cedo ou tarde. Mais cedo do que tarde. Palavra de quem ja passou por isso.

Se nao estao fazendo, parem de chorar e corram atras.[/quote]

Sim, esta é exatamente é cruel verdade.
Porém, quando você entra em uma faculdade, acha que será diferente, você pensa que ficará fera naquilo que escolheu “aprender”… Doce ilusão… É como você disse, se não se virar na raça, não sairá do lugar.

Você só confirmou o que eu disse no meu primeiro post. Para ser engenheiro, basta ser diplomado, o que se aprende na faculdade é suficiente para você fazer um estágio e a partir daí progredir na profissão. Para ser um Analista de Sistemas por exemplo, você não precisa ser diplomado, mas sim, saber um mundo de coisas que não se aprende na faculdade, sendo assim, não consegue estágio e não aprende nada, já que não tem a oportunidade de vivenciar nada na prática.
Resumindo, com tudo isso podemos responder à pergunta inicial deste post: Engenharia ou TI?
OPTE POR ENGENHARIA MINHA QUERIDA…

[quote=floydmotor][quote=YvGa]Na boa, se voces nao conseguem entrar na area de TI, muito menos entrariam na area de Engenharia.

Como disse o amigo aí ha alguns posts, em TI qualquer Zé entra. Só que o diploma do Zé nao serve pra nada se o Zé nao souber a pratica. Nessa área, ainda bem, nao tem reserva de mercado pra pangaré diplomado. Pangaré diplomado ganha a mesma coisa que pangaré sem diploma.

A faculdade ensina muito pouco do que o mercado precisa, o resto o cara tem que se virar na raça mesmo. Se ficar esperando vaga de estagio voces vao morrer e nao vao sair do lugar. Estudem em casa, desenvolvam, criem projetos particulares, façam software pra lavanderia do vizinho, participem de alguma ferramenta open source. Se cocem.

Se ja estao fazendo isso, relaxem, que a hora de voces chega, cedo ou tarde. Mais cedo do que tarde. Palavra de quem ja passou por isso.

Se nao estao fazendo, parem de chorar e corram atras.[/quote]

Sim, esta é exatamente é cruel verdade.
Porém, quando você entra em uma faculdade, acha que será diferente, você pensa que ficará fera naquilo que escolheu “aprender”… Doce ilusão… É como você disse, se não se virar na raça, não sairá do lugar.

Você só confirmou o que eu disse no meu primeiro post. Para ser engenheiro, basta ser diplomado, o que se aprende na faculdade é suficiente para você fazer um estágio e a partir daí progredir na profissão. Para ser um Analista de Sistemas por exemplo, você não precisa ser diplomado, mas sim, saber um mundo de coisas que não se aprende na faculdade, sendo assim, não consegue estágio e não aprende nada, já que não tem a oportunidade de vivenciar nada na prática.
Resumindo, com tudo isso podemos responder à pergunta inicial deste post: Engenharia ou TI?
OPTE POR ENGENHARIA MINHA QUERIDA…[/quote]

Cara, isso tambem é ilusao. Em qualquer profissao se voce nao se dedicar muito voce nao vai longe. O diploma nao garante nada, sela ele qual for.

Concordo.
Pra mim faculdade é uma base daquilo que vc quer seguir, mas não que va te transformar em um profissional da área. Pra isso, só depende de você =).

Mas há outro porém sim, como falaram hoje em dia para estágio a maioria das empresas de TI querem muito e pagando pouco.

Bom galera…to começando aqui no fórum e decidir começar postando aqui.
Concordo com o que o amigo ai disse, sobre a exigência na área de analistas e informáticas afins. Mas teve outro amigo ai que comento sobre o fato de ter que se preparar bem para o mercado devido a essas supostas exigências. Tenho amigos que estão se formando em engenharia, uma coisa é clara…pra ganhar bem se prepare pra morar mau, pq vai ter que ir pras banda lá do Acre que é onde esta a ?bufunfa? pra essa área…claro que existe em lugares bons tmb, mas imagina uma profissão que basta o acadêmico para vc se inserir no mercado de trabalho…a o exemplo de médicos…que nos lugares ?POINT? a demanda anda enorme e o salário um lixo.
Por outro lado o de analista, processamento de dados…e outros cargos importantes na área de sistemas de qualquer empresa tem essa grande exigência e garanto que pouca demanda. Uma coisa que gostaria de frisar é que aqueles que sabem aproveitar o conhecimento de SISTEMAS jamais ficarão desempregados, por que hj em dia se necessita de computador para tudo, quem já trabalhou em um T.I de uma empresa sabe, vc atua desde a área de RH à Contabilidade, ou seja você auxilia o administrativo inteiro…vc pode atuar em qualquer setor com a maior facilidade e administrá-lo. Se você for espero e souber casar isso com um curso de ADM então será o braço direto do DONO (literalmente o convidado de honra em sua casa).
Eu vejo dessa forma…carreiras como Direito, medicina, Engenharia, arquitetura e outros que vc rala estudando mas sai com um bom piso e de certa forma não tem tanta ramificação de estudo, são boas quando você já é bem de vida, por que a demanda é grande de formados, e ou vc será apadrinhado, ou passara em um bom concurso publico, ou terá muita grana para abrir seu próprio escritório, se não maninho vc vai troca seu curso de SI por um canudo e se preparar para entra na fila de procura-se e corre um grande risco de nem trabalhar na área ao qual se formou…por outro lado um cara que se dedica a programação é mais um lobo solitário…rsrsrsrs pelo menos ao meu ver, ele pode trabalhar por conta e se dar muito bem, se dedicar dentro de uma empresa, a um universo de áreas onde ele poderá atuar, desde jogos, filmes a big corporações…acho que a galera que esta falando de S.I esta pensando pequeno ao falar que a área é fraca, na minha opinião é a melhor e a mais promissora, pelo menos a aqueles que estão afim de se dedicar e estão por conta própria nesse mundo de meu DEUS!
Abraços e me desculpa se me estendi muito.

[quote=minosbr]Bom galera…to começando aqui no fórum e decidir começar postando aqui.
Concordo com o que o amigo ai disse, sobre a exigência na área de analistas e informáticas afins. Mas teve outro amigo ai que comento sobre o fato de ter que se preparar bem para o mercado devido a essas supostas exigências. Tenho amigos que estão se formando em engenharia, uma coisa é clara…pra ganhar bem se prepare pra morar mau, pq vai ter que ir pras banda lá do Acre que é onde esta a ?bufunfa? pra essa área…claro que existe em lugares bons tmb, mas imagina uma profissão que basta o acadêmico para vc se inserir no mercado de trabalho…a o exemplo de médicos…que nos lugares ?POINT? a demanda anda enorme e o salário um lixo.
Por outro lado o de analista, processamento de dados…e outros cargos importantes na área de sistemas de qualquer empresa tem essa grande exigência e garanto que pouca demanda. Uma coisa que gostaria de frisar é que aqueles que sabem aproveitar o conhecimento de SISTEMAS jamais ficarão desempregados, por que hj em dia se necessita de computador para tudo, quem já trabalhou em um T.I de uma empresa sabe, vc atua desde a área de RH à Contabilidade, ou seja você auxilia o administrativo inteiro…vc pode atuar em qualquer setor com a maior facilidade e administrá-lo. Se você for espero e souber casar isso com um curso de ADM então será o braço direto do DONO (literalmente o convidado de honra em sua casa).
Eu vejo dessa forma…carreiras como Direito, medicina, Engenharia, arquitetura e outros que vc rala estudando mas sai com um bom piso e de certa forma não tem tanta ramificação de estudo, são boas quando você já é bem de vida, por que a demanda é grande de formados, e ou vc será apadrinhado, ou passara em um bom concurso publico, ou terá muita grana para abrir seu próprio escritório, se não maninho vc vai troca seu curso de SI por um canudo e se preparar para entra na fila de procura-se e corre um grande risco de nem trabalhar na área ao qual se formou…por outro lado um cara que se dedica a programação é mais um lobo solitário…rsrsrsrs pelo menos ao meu ver, ele pode trabalhar por conta e se dar muito bem, se dedicar dentro de uma empresa, a um universo de áreas onde ele poderá atuar, desde jogos, filmes a big corporações…acho que a galera que esta falando de S.I esta pensando pequeno ao falar que a área é fraca, na minha opinião é a melhor e a mais promissora, pelo menos a aqueles que estão afim de se dedicar e estão por conta própria nesse mundo de meu DEUS!
Abraços e me desculpa se me estendi muito.
[/quote]

Não é bem por aí o que vc disse das outras carreiras, vejo vários erros no seu texto.

[quote=Daniel_MV][quote=minosbr]Bom galera…to começando aqui no fórum e decidir começar postando aqui.
Concordo com o que o amigo ai disse, sobre a exigência na área de analistas e informáticas afins. Mas teve outro amigo ai que comento sobre o fato de ter que se preparar bem para o mercado devido a essas supostas exigências. Tenho amigos que estão se formando em engenharia, uma coisa é clara…pra ganhar bem se prepare pra morar mau, pq vai ter que ir pras banda lá do Acre que é onde esta a ?bufunfa? pra essa área…claro que existe em lugares bons tmb, mas imagina uma profissão que basta o acadêmico para vc se inserir no mercado de trabalho…a o exemplo de médicos…que nos lugares ?POINT? a demanda anda enorme e o salário um lixo.
Por outro lado o de analista, processamento de dados…e outros cargos importantes na área de sistemas de qualquer empresa tem essa grande exigência e garanto que pouca demanda. Uma coisa que gostaria de frisar é que aqueles que sabem aproveitar o conhecimento de SISTEMAS jamais ficarão desempregados, por que hj em dia se necessita de computador para tudo, quem já trabalhou em um T.I de uma empresa sabe, vc atua desde a área de RH à Contabilidade, ou seja você auxilia o administrativo inteiro…vc pode atuar em qualquer setor com a maior facilidade e administrá-lo. Se você for espero e souber casar isso com um curso de ADM então será o braço direto do DONO (literalmente o convidado de honra em sua casa).
Eu vejo dessa forma…carreiras como Direito, medicina, Engenharia, arquitetura e outros que vc rala estudando mas sai com um bom piso e de certa forma não tem tanta ramificação de estudo, são boas quando você já é bem de vida, por que a demanda é grande de formados, e ou vc será apadrinhado, ou passara em um bom concurso publico, ou terá muita grana para abrir seu próprio escritório, se não maninho vc vai troca seu curso de SI por um canudo e se preparar para entra na fila de procura-se e corre um grande risco de nem trabalhar na área ao qual se formou…por outro lado um cara que se dedica a programação é mais um lobo solitário…rsrsrsrs pelo menos ao meu ver, ele pode trabalhar por conta e se dar muito bem, se dedicar dentro de uma empresa, a um universo de áreas onde ele poderá atuar, desde jogos, filmes a big corporações…acho que a galera que esta falando de S.I esta pensando pequeno ao falar que a área é fraca, na minha opinião é a melhor e a mais promissora, pelo menos a aqueles que estão afim de se dedicar e estão por conta própria nesse mundo de meu DEUS!
Abraços e me desculpa se me estendi muito.
[/quote]

Não é bem por aí o que vc disse das outras carreiras, vejo vários erros no seu texto.
[/quote]

Nao diriam nem erros, mas um ponto de vista ainda nao amadurecido.

O fato eh que as coisas nao sao simples em TI, a tecnologia evolui muito rapido e em pouco tempo vc esta fora do mercado se nao se atualizar. As vezes isso enche o saco, talvez em outras profissoes a evolucao das coisas nao seja tao voraz quanto eh na nossa. Mas nao tem remedio, quem escolhe essa area sabe que vai ser sempre assim.

Eu não sei bem os erros que vcs viram (espero que não sejam de português rsrsrs) mas deixa eu só complementa então. Eu me formei em artes visuais, mas me foquei em programar nessa área…eu sei web, tratamento de imagens, edição mas meu foco sempre foi o 3D. Conheço a mais de 10 anos e tmb trabalhei algum tempo para uma família de engenheiros…eles possuem uma empresa no ramo tmb…eles estão nisso a anos e a gerações tmb, um ancestral deles foi engenheiro na própria Itaipu. Admito que eles movimentem uma grande quantidade de dinheiro anualmente, mas isso não foi nem de longe fácil, eles são concursados e boa parte dos projetos são para prefeituras. Palavras deles quando digo que seria para as bandas de norte e nordeste que estaria o mercado para área de engenharia, erro meu falar de outras profissão sem muita base de comparação, mas sabe como é a televisão, foi de la que vi pessoas formadas se aglomerando em filas de desempregados (se falava sobre advogados, médicos e afins).
No final todas as profissões são boas, mas a idéia inicial era sobre facilidade e salários, e na minha humilde opinião seria informática, é uma área onde vc tem que ficar se atualizando mas a muito campo de atuação, e tudo depende no final do seu esforço…obvio que vc noa vai achar uma vaga em uma agencia prometendo um salário de rios de dinheiro, na minha experiência vi que o negocio é vc ir atraz de uma empresa grande, começar uma campanha e dentro de um bom TI vc terá uma infinidade de oportunidade, digo isso pq eu era TI de uma revenda VOLKS e pretendo me formar voltado ao fato de que para entrar la soh com o canudo na área proposta…os salários prometidos para um analista regional seria de mais de 6 mil pra cima…não sei da onde vcs falam…mas pra min que estou acostumado a ganhar salário de fome que mau paga minhas contas…meu objetivo seria um salario de uns 8 mil e o que vier depois disso seria lucro…levando em conta que de um regional para uma gerencia ou uma presidência seria bem facilitada.
Bom essas seriam minhas opiniões e algumas dicas, to vendo que nem todo mundo vai concorda mas devido a minha vivencia o caminhos e os motivos que tomei e segui são esses espero que ajude o colega a tomar alguma decisão.

Bom vou dar minha humilde opinião sobre a área de TI, é uma área muito boa, salario são altos (estou falando da região de SP), o quanto seria alto um salario de TI na minha opinião??, de 2500 a 5000 isso em peso salarial júnior, falo isso por foi um dos meus casos e de amigos. e TI tem um diferença para área de Engenharia que é, um profissional de TI precisa de varias certificações, necessário extremamente inglês, escrita e conversação, e outra é uma profissão que a cada ano, surgi uma tecnologia nova, ele sempre tem que estar se atualizando, ou seja sempre estar estudando, e tem um diferencia que é de extrema importância você tem uma grande “gama” de promoções (logico se você, buscar e correr atrás) dificilmente vejo pessoa que entram na área de TI e que passam de Júnior,Senhor,Pleno,Master e Especialista,isso é relativo já vi casos de pessoas responsável por cuidar do banco de dados da empresa, que se desse pau a empresa ia buscar de helicóptero, pois se fica-se parado ou não funcionando ela perderia muito dinheiro, (bom é caso a parte)

Bom falando um pouco da área de engenharia não posso fala mal de salario paga-se bem, qualquer que seja a área, mais como estamos falando de Eng Civil, vale lembar esta a sujeito a responder por uma obra, ex: na maioria dos casos sempre se constrói prédios, são o que mais sai aqui em SP, e você responde por isso, o coloca todo o aprendizado que teve, e ai vem a pergunta vale o risco e se você errar algum calculo e poder ferir uma pessoa? e você responder por isso? e seu salario que gira em média de 3000 a 6000 (fonte catho empregos), mas sei que hoje em dia tem teste, etc… esta mais seguro (mas acidentes acontecem), mas ainda tem risco, e outra pode falar que são casos e casos, e fora que vemos na televisão casos recente, queda de muro em shopping de Sorocaba -SP, na onde morreram sete pessoa, e etc… penso eu vale a pena eu a riscar meu 5 anos de estudos, ralando, se matando de estudar e chegar um dia que da errado, e fere um pessoa, e quem responde sou eu, já na área de TI isso já é mais dificil acontecer, pois você programa, configura e faz o teste deu errado? o máximo que vai acontecer e não funcionar determinada tarefa, pois é uma maquina, e fora que a faixa salarial não muda tanto, ao meu ver. Bom esse é meu ponto de vista e minha opinião

Se deu um conselho faz o que melhor te agrada a área de TI e Eng Civil pagam se muito bem.

Engenharia Civil com certeza!
Com canudo de engenheiro debaixo do braço porém se dedicando a estudar Informática e adquirir competências, vocẽ poderá atuar plenamente na prostituída área de TI. Agora vai tentar assinar uma obra com diploma de SIstemas de Informação e o CREA vai em cima…

Aliás cabe mencionar: em TI ,achar que 2500 é salário alto pra Junior? Tem recèm formado em Direito que cobra isso pra assinar uma lauda que não leva nem 30 minutos pra ser redigida.

Só uma observação: o tópico é de 2011.
Talvez o próprio Marcell pudesse dizer que caminho tomou e como está hoje.
Seria interessante.

[quote=YvGa]Na boa, se voces nao conseguem entrar na area de TI, muito menos entrariam na area de Engenharia.

Como disse o amigo aí ha alguns posts, em TI qualquer Zé entra. Só que o diploma do Zé nao serve pra nada se o Zé nao souber a pratica. Nessa área, ainda bem, nao tem reserva de mercado pra pangaré diplomado. Pangaré diplomado ganha a mesma coisa que pangaré sem diploma.

A faculdade ensina muito pouco do que o mercado precisa, o resto o cara tem que se virar na raça mesmo. Se ficar esperando vaga de estagio voces vao morrer e nao vao sair do lugar. Estudem em casa, desenvolvam, criem projetos particulares, façam software pra lavanderia do vizinho, participem de alguma ferramenta open source. Se cocem.

Se ja estao fazendo isso, relaxem, que a hora de voces chega, cedo ou tarde. Mais cedo do que tarde. Palavra de quem ja passou por isso.

Se nao estao fazendo, parem de chorar e corram atras.[/quote]

concordo com isso plenamente!!!

No entanto, voltando a pergunta, jamais faria algo relacionado a IT se nao fosse pelo fato de eu gostar muito da area, agora se vc tambem gosta da area de engenharia civil (Qual o problema de gostar de duas areas? Nao existe problema nenhum nisso, tem gente ate que tem mais que dois gostos), eu sem duvida escolheria engenharia, cada dia me decepciono mais com IT (nao vou discutir isto aqui), acho que como engenheiro vc pode ter um futuro muito melhor que com IT.

Tambem em termos financeiros, creio que engenharia seja BEM melhor, TI nao e ruim (tenho alguns conhecidos que fizeram Biologia, Historia, Filosofia, Farmacia, Educacao Fisica e etc) mas comparado com outras coisas (tambem tenho amigos comerciantes, medicos, engenheiros) nao e dos melhores nao. Isto em media eu acho, pq mesmo com Historia acho que esses professores de pre vestibulares de grandes escolas (Objetivo, Positivo) nao ganham mal nao!!!

Espero que te ajude em algo este meu post.

[]`s