TI ou Engenharia Civil

Pessoal estou no 7° de sistemas da informação, comecei a estudar em 2020, consegui meu primeiro em junho de 2021, como suporte técnico depois fui para outra empresa como analista de sistemas e fiquei ate janeiro de 2023 ate ser dispensado, durante esse tempo fiz alguns cursos extra curricular(Bancos de dados e python), atualmente estou desempregado depois de 4 meses enviado currículo fiz exatamente duas entrevistas, uma pedindo experiencia de 1ano + em power bi e excel avançado pagando R$1800, e outra ainda não obtive nenhuma resposta, fora os varios processos seletivos com resposta automáticas dizendo que não se encaixa na vaga, nesse meio tempo vi duas vagas de Engenharia civil na minha cidade no interior de minas gerais uma pedindo 6 meses de experiencia pagando R$2400 e outra não pedindo experiencia nenhuma, único requisito era estar formado, salario era R$4000, nisso meio veio a vontade de trocar de curso, ja que a colocação no mercado de TI esta bastante dificil, RH pedindo experiencia de sênior pra salario de estagio, nisso meio veio a vontade de mudar para engenharia civil fui pesquisar um pouco e achei esse tópico

diante tudo isso me veio algumas duvidas.
área de ti esta saturada??
vocês acham que vale a pena começar do “ZERO” na engenharia, no momento tenho 22 anos, sinto que estou bastante novo ainda pra começar uma carreira nova.
outra duvida area de engenharia civil, esta saturada???
ja ouvi de engenheiros que a area esta bastante saturada, seria eles tentado evitar a concorrência??
pra vocês de região de SP/BH e outras regiões metropolitana como esta o mercado de ambas áreas?

Independente do que for fazer, termine o de TI primeiro.

3 curtidas

Não se limite a sua cidade. Após a pandemia maioria das empresas de TI ficaram em home office definitivo. Então busque vagas de home office pra qualquer lugar do mundo.

Empresas de engenharia são muito tradicionais e dificilmente vai poder trabalhar 100% home office. Pese isso também, eu não trocaria 100% home office por um salário inicial maior em uma vaga presencial ou híbrido.

2 curtidas

Sim, estou tentado o home office e outras cidades(Belo horizonte e Divinópolis), estou a 60 dias enviado currículo e um total de 2 entrevistas, isso esta me desanimando muito, fico sempre pensado a área esta entrando em uma bolha ou eu so um péssimo profissional?

Cara, o problema é que recentemente rolou muita demissão em muita empresa.

O processo no início é difícil mesmo. Mas não ter muita entrevista não faz de vc um mal profissional. Continue mandando currículos e continue se aprimorando.

Qnd chegar sua hora vc vai estar mais preparado.

1 curtida