Estou em um impasse entre FEI e FIAP.
Queria saber a opinião daqueles que já estudaram engenharia na FIAP.
Minha dúvida é referente a grade da FIAP. Tinha percebido que somente vai até o calculo II e considero de grande importância que aprofundasse em matemática, pois, sei que irei usar. Notei na internet que algumas faculdade ou universidades optam simplificar o calculo, ao invés de ser I,II,III e IV seria I(I+II),II(III+IV). Queria saber se a FIAP pelo menos trabalha bem com os números complexos.
Outra em sua opinião qual valeria mais a pena FIAP ou FEI. A vantagem da FIAP ao meu ver á distância que é bem mais perto que a FEI da minha casa. Entretanto fico em impasse, pois, não sei se a FIAP pega pesado nas áreas de calculo.
De qual curso você está falando ? CC , SI ou EC ?
Engenharia da Computação.
Procure saber um pouco mais sobre a ementa … na verdade fica um pouco difícil de avaliar o conteúdo falando apenas em cálculo 1,2,3,4 … Por exemplo, na minha faculdade eu tive os seguintes assuntos, divididos em 4 disciplinas de cálculo:
- Cálculo DI de funções de 1 variável
- CDI com funções de 2 variáveis
- Equações diferenciais ordinárias
- cálculo numérico
fora outras disciplinas de matemática, com álgebra linear e probabilidades .
Na minha opinião, eu não vejo necessidade para o cientista/engenheiro de computação aprofundar-se tanto em cálculo. Para mim, seria interessante que os cursos de computação dessem prioridade para outros tópicos em matemática, como análise combinatória, lógica, teoria dos números, etc. Com relação a números complexos, eu também não vejo tanta aplicação assim …
Entendi! Estou com uma outra dúvida. O engenheiro da computação formado seria capaz de projetar um controlar semelhante ao arduino? Pois, notei que muitas faculdades usam controladores já prontos para ensinar. Não fazem na raça: Tipo construir algum circuito do zero e fazer o computador identificar.
Eu pretendo me especializar em robótica após a faculdade.
[quote=Lacerdajhonatas]Entendi! Estou com uma outra dúvida. O engenheiro da computação formado seria capaz de projetar um controlar semelhante ao arduino? Pois, notei que muitas faculdades usam controladores já prontos para ensinar. Não fazem na raça: Tipo construir algum circuito do zero e fazer o computador identificar.
Eu pretendo me especializar em robótica após a faculdade.[/quote]
Talvez até seja, mas percebendo seu interesse por eletrônica, não seria mais interessante para o seu caso, cursar engenharia elétrica ou mecatrônica ?
Disciplinas do curso de Engenharia de Computação relacionadas:
Circuitos digitais;
Arquitetura de computadores;
Circuitos elétricos;
Eletrônica;
Sistemas embarcados; na minha época a gente utilizava o ATTINY2313 (hello world), ATMEGA8, PIC18f etc…bem na raça mesmo (assembly e C).
Controle Linear; essa é super importante para o que você quer. Tem que ter boa bagagem de cálculo e sinais e sistemas.
Automação Industrial; uso de tensões maiores para o acionamento por CLP de válvulas elétricas (Pneumática) e motores trifásicos.
Você terá boa base para se especializar após o curso.
Pesquise em http://www.embarcados.com.br/ e procure por oportunidades que você verá quais os requisitos de mercado.
Sou suspeito em falar, mas quem cursa engenharia de computação é igual lutador de MMA, é completo! Vai da tela do computador (software) até à corrente que passeia nos circuitos (hardware).
Att.