Engenharia da Computação ou Ciências da Computação, qual vale mais a pena, > salário, + vagas

Entre esses dois cursos qual ganha maior salário e qual tem mais vagas de trabalho? Qual é mais legal de se trabalhar?

Bom antes de mais nada gostaria de dizer, escolha o que vc mais gosta porque digamos assim as duas são pedreira, tipo a área da computação em geral exige muito estudo e constante desenvolvimento profissional, e esta não é uma observação apenas para valorizar estes profissionais realmente se exige bastante… Bom falar da área da Ciência da Computação, tem relativamente bastante empregos, salários bons ai é mais complicado, depende de uma serie de fatores… hehe, tipo vc quer ter horario fixo? Faça a engenharia que sera mais feliz, bom basicamente você ganha bem nessa área pela exclusividade (vc sabe alguma linguagem, Framework que ninguem mais conhece), ou se tipo vc já é experiente (tipo pleno) pular etapas talvez vc até consiga, mas vc vai ter q gastar no minimo com certificações e vai ter de estudar para as provas hehe…

Pelos céus,
um tópico por dia!

para ganhar dinheiro é melhor virar cirurgião plástico!

No fim da na mesma, ja vi engenheiro da computação virar suporte e bacharel em sistemas de informação analista de redes, o curso muda um pouco, mas profissionalmente é mais do mesmo

Embora possa parecer clichê, mas descubra primeiro o que você deseja fazer. Não se obtém sucesso profissional nem satisfação pessoal fazendo algo que não gosta.

Depois, caso queira algo na área de computação, avalie a grade das faculdades que pretende estudar. Digo isso porque a grade de Engenharia de Computação varia muito, algumas instituições possuem grade muito próxima da Engenharia Elétrica, outras possuem grade mais próxima de Ciência da Computação e outras fazem um misto entre os 2 cursos mencionados.

alguém sabe dizer realmente a diferença entre os 2 cursos?

Porque na época em que eu fazia faculdade (Fiz Sistemas de Informação), tive um amigo que estava cursando Ciências e outro cursando Engenharia, e não quero ser arrogante nem nada, mas a grade era muito parecida… as mesmas matérias, em semestres diferentes.

A única diferença que eu via era nas primeiras matérias dos primeiros semestres.

Obs: eram 3 universidades diferentes.

Sou o mesmo caso do amigo de cima, a diferença que sistemas e ciencias duram 4 anos, e são menos profundos em questões ligadas a hardware principalmente do que engenharia.

mas PROFISSIONALMENTE, da na mesma.

é o que eu imaginei hehehe

tanto que os 3 tinham o mesmo cargo… faziam exatamente a mesma coisa, não que a escolha do curso seja um fator determinante pra isso, mas mesmo assim ^^

Talvez esta thread pode ajudar em algo

Aqui na Europa as graduações de informática são através dos Institutos de Engenharia. Assim, quase 100% dos cursos dão título de Engenheiro.

Então para o mercado internacional o título de Engenheiro é mais valorizado!

Mas ao meu ver o que vale mais são os conhecimentos e experiências! E claro, o domínio da língua inglesa!

Pois conheço profissionais que não tem graduação, porém tem várias certificações e domínio de inglês, e trabalham na ThoughtWorks Austrália!

[quote=digaoneves]alguém sabe dizer realmente a diferença entre os 2 cursos?

Porque na época em que eu fazia faculdade (Fiz Sistemas de Informação), tive um amigo que estava cursando Ciências e outro cursando Engenharia, e não quero ser arrogante nem nada, mas a grade era muito parecida… as mesmas matérias, em semestres diferentes.

A única diferença que eu via era nas primeiras matérias dos primeiros semestres.

Obs: eram 3 universidades diferentes.[/quote]

Então seria bom ver o conceito da faculdade daquele que faz Eng. de Computação…

sou formado em Eng. Computação, e nossa grade era semelhante com a de SI e CC, mas acrescentava muito mais materias que eles nem sonhavam da existencia…

nossos projetos alem de envolver a parte de software, sempre tinham hardware junto,
fiz robos controlados pelo teclado do PC,
piano que vc tocava a musica no PC e ele se movia no piano eletronico…
pista de autorama que marcava as voltas no software no PC
quadriciclo (aulas de mecanica, não tinha computação envolvida)
e alguns outros projetos… que nada são parecidos com os de SI e CC…

segue a grade completa que cursei na epoca (2004-2008), considerando que cada uma delas tem de 2 a 4 semestres

marquei com *, as que eu tenho quase certeza que os cursos de SI e CC não possuem…

ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
*	ANALISE DE REDES ELETRICAS
	ARQUITETURA DE COMPUTADORES
*	AUTOMACAO E CONTROLE
	CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
	CALCULO NUMERICO
*	CIENCIAS DO AMBIENTE
*	CIRCUITOS ELETRICOS
	COMPUTACAO GRAFICA
	COMUNICACOES DIGITAIS
*	CONVERSAO ELETROMECANICA DA ENERGIA
*	DESENHO TECNICO E CAD.
*	DISPOSITIVOS E CIRCUITOS ELETRONICOS
*	ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO
*	ENGENHARIA DE SOFTWARE
	ESTRUTURA DE DADOS
*	FISICA EXPERIMENTAL
*	FISICA GERAL
*	FISICO-QUIMICA DOS MATERIAIS
	GEOMETRIA ANALITICA E ALGEBRA LINEAR
*	GESTAO DA QUALIDADE
	INGLES INSTRUMENTAL
*	INSTALACOES ELETRICAS
	INTRODUCAO A COMPUTACAO
*	INTRODUCAO A ELETRONICA
	LINGUAGENS FORMAIS E COMPILADORES
*	MATEMATICA APLICADA A COMPUTACAO
*	MICROPROCESSADORES
	PORTUGUES INSTRUMENTAL
*	PRINCIPIOS DE ADMINISTRACAO E ECONOMIA
*	PRINCIPIOS DE COMUNICACOES
	PROBABILIDADE E ESTATISTICA
	PROJETO DE GRADUACAO EM ENG.DE COMP.
*	REDES DE COMPUTADORES
	SISTEMAS DE INFORMACAO
*	SISTEMAS DIGITAIS COMBINACIONAIS
*	SISTEMAS DIGITAIS SEQUENCIAIS
	SISTEMAS OPERACIONAIS
	TECNICAS DE PROGRAMACAO
	TOPICOS AVANCADOS EM COMPUTACAO
*	TOPICOS DE MEC. E FENOMENOS DE TRANSP.

[quote=alucardeck][quote=digaoneves]alguém sabe dizer realmente a diferença entre os 2 cursos?

sou formado em Eng. Computação, e nossa grade era semelhante com a de SI e CC, mas acrescentava muito mais materias que eles nem sonhavam da existencia…

nossos projetos alem de envolver a parte de software, sempre tinham hardware junto,

segue a grade completa que cursei na epoca (2004-2008), considerando que cada uma delas tem de 2 a 4 semestres

marquei com *, as que eu tenho quase certeza que os cursos de SI e CC não possuem…

ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
*	ANALISE DE REDES ELETRICAS
	ARQUITETURA DE COMPUTADORES
*	AUTOMACAO E CONTROLE
	CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
	CALCULO NUMERICO
*	CIENCIAS DO AMBIENTE
*	CIRCUITOS ELETRICOS
	COMPUTACAO GRAFICA
	COMUNICACOES DIGITAIS
*	CONVERSAO ELETROMECANICA DA ENERGIA
*	DESENHO TECNICO E CAD.
*	DISPOSITIVOS E CIRCUITOS ELETRONICOS
*	ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO
*	ENGENHARIA DE SOFTWARE
	ESTRUTURA DE DADOS
*	FISICA EXPERIMENTAL
*	FISICA GERAL
*	FISICO-QUIMICA DOS MATERIAIS
	GEOMETRIA ANALITICA E ALGEBRA LINEAR
*	GESTAO DA QUALIDADE
	INGLES INSTRUMENTAL
*	INSTALACOES ELETRICAS
	INTRODUCAO A COMPUTACAO
*	INTRODUCAO A ELETRONICA
	LINGUAGENS FORMAIS E COMPILADORES
*	MATEMATICA APLICADA A COMPUTACAO
*	MICROPROCESSADORES
	PORTUGUES INSTRUMENTAL
*	PRINCIPIOS DE ADMINISTRACAO E ECONOMIA
*	PRINCIPIOS DE COMUNICACOES
	PROBABILIDADE E ESTATISTICA
	PROJETO DE GRADUACAO EM ENG.DE COMP.
*	REDES DE COMPUTADORES
	SISTEMAS DE INFORMACAO
*	SISTEMAS DIGITAIS COMBINACIONAIS
*	SISTEMAS DIGITAIS SEQUENCIAIS
	SISTEMAS OPERACIONAIS
	TECNICAS DE PROGRAMACAO
	TOPICOS AVANCADOS EM COMPUTACAO
*	TOPICOS DE MEC. E FENOMENOS DE TRANSP.[/quote]

Na boa, nem são tantas matérias assim, das que você citou a maioria dos cursos de CC incluem: Eng. de Sofware, Redes, Microprocessadores, Física, Sistemas Digitais, Matemática Aplicada a Computação. Podem aparecer com outros nomes ou condensadas, mas o conteúdo é coberto basicamente. Na prática, a diferença mesmo são as disciplinas do núcleo comum de engenharia: desenho técnico, fenômenos de transporte, resisência de materiais, etc. ou as cadeiras de matemática. Em Engenharia, CDI e EOD costumam ser mais pesadas.

[quote=rmendes08][quote=alucardeck][quote=digaoneves]alguém sabe dizer realmente a diferença entre os 2 cursos?

.[/quote]

Na boa, nem são tantas matérias assim, das que você citou a maioria dos cursos de CC incluem: Eng. de Sofware, Redes, Microprocessadores, Física, Sistemas Digitais, Matemática Aplicada a Computação. Podem aparecer com outros nomes ou condensadas, mas o conteúdo é coberto basicamente. Na prática, a diferença mesmo são as disciplinas do núcleo comum de engenharia: desenho técnico, fenômenos de transporte, resisência de materiais, etc. ou as cadeiras de matemática. Em Engenharia, CDI e EOD costumam ser mais pesadas.[/quote]

Exatamente, a pergunta inicial foi sobre diferenças, então Eng. tem muito mais conteudo que CC/SI.
Não dá pra dizer que os 3 cursos são identicos, pq não são… a não ser que vc pretenda seguir o ramo de desenvolvimento de software, ai sim é igual.
e conheci muita gente que desistiu de Eng, para fazer CC, e hoje em dia trabalhando com elas no mercado de trabalho, não se nota diferença alguma…

Na minha opinião, vc sai com muito mais “base” fazendo Eng., quanto mais o seu cerebro trabalha e aprende novas coisas, mais criatividade vc tem para solucionar problemas (isso tb se aplica desenvolvendo o lado artistico/linguistico/humanas/etc…)

se vc não se importa em ter que estudar/pagar 1 ano a mais de faculdade, e de perder alguns fios de cabelo a mais… recomendo Eng, pois quem sabe no futuro não te surge uma oportunidade boa no mercado pra se trabalhar com ela? (e existem muitas areas)