Engenharia de produção ou computação?

Falae blz rapaziada,

Alguns já devem lembrar de mim…e essa minha indecisão que vem até hoje.

Venho ainda naquele dilema de qual curso escolher…e agora me deparei com essas duas opções: Eng. da computação ou produção.

Queria saber…o que vcs acham que paga mais? tá melhor no mercado hj em dia?

E eu queria um curso que eu pudesse ‘unir’ administração com TI, porém tenho medo de fazer produção e não poder trabalhar com TI e fazer Computação e não poder trabalhar com administração, pois não sou muito chegado em programar.

O Que vcs acham??

Mano, na boa? Não vá para o que paga mais. Vá para o que você gosta mais.

Se for por dinheiro tu se ferra, conheço muita gente que foi por dinheiro e hoje está infeliz.

Para você ser um bom profissional e bem pago só depende de você.

[quote=100neurose]Falae blz rapaziada,

Alguns já devem lembrar de mim…e essa minha indecisão que vem até hoje.

Venho ainda naquele dilema de qual curso escolher…e agora me deparei com essas duas opções: Eng. da computação ou produção.

Queria saber…o que vcs acham que paga mais? tá melhor no mercado hj em dia?

E eu queria um curso que eu pudesse ‘unir’ administração com TI, porém tenho medo de fazer produção e não poder trabalhar com TI e fazer Computação e não poder trabalhar com administração, pois não sou muito chegado em programar.

O Que vcs acham??
[/quote]

Oi,

Eng Comp não é um curso voltado para TI, obviamente que você vai poder trabalhar com TI, mas não é o foco do curso. Na verdade com a bagunça que é a área de tecnologia da informação você pode fazer até veterinária e trabalhar com TI sem problemas, basta saber as linguagens e os frameworks da moda (que qualquer um com um computador, uma internet, e alguns livros aprende facilmente). Se está pensando mais no dinheiro, escolheu a área errada, vá fazer medicina ou direito. Unir administração e TI parece mais o foco do curso de Sistemas de Informação.

[quote=cfred]Se está pensando mais no dinheiro, escolheu a área errada, vá fazer medicina ou direito. Unir administração e TI parece mais o foco do curso de Sistemas de Informação.
[/quote]Descordo totalmente.

Cara, conheço gente que já está chegando aos 10k na área com 5~6 anos de Java.

Tire a ilusão de que Medicina e Direito dá dinheiro a rodo assim…

Fico preocupado pq vejo uns amigos q estão na eng. de computaçao e tao ganhando merreca, e a maioria acaba virando Analista.

Claro, se fosse pra ficar rico ia direto em medicina, mas prefiro entre essas duas opçoes que tem mais haver comigo.

Acho q vou arriscar eng. de produção mesmo, ODEIO elétrica e tbm não tenho saco pra programar, e sei que cai muito disso em eng. da computaçao

[quote=100neurose]Fico preocupado pq vejo uns amigos q estão na eng. de computaçao e tao ganhando merreca, e a maioria acaba virando Analista.

Claro, se fosse pra ficar rico ia direto em medicina, mas prefiro entre essas duas opçoes que tem mais haver comigo.

Acho q vou arriscar eng. de produção mesmo, ODEIO elétrica e tbm não tenho saco pra programar, e sei que cai muito disso em eng. da computaçao[/quote]C tu ñ tem saco para programar realmente c ta entrando para área errada. Se você ñ for querer se analista, sai fora da área.

Meu caso é interessante, apesar de não gostar de programar, etc. gosto muito de estar envolvido com TI.

Acho q meu caso está mais voltado pra área de gestão, etc.

[quote=100neurose]Meu caso é interessante, apesar de não gostar de programar, etc. gosto muito de estar envolvido com TI.

Acho q meu caso está mais voltado pra área de gestão, etc.[/quote]Na moral? Os piores gerentes que eu já tive foram os que ñ gostavam de desenvolver. Não sei se seria o seu caso, mas por experiência que já passei nunca vi bons resultados de tais gerentes. ^^

[quote=jakefrog][quote=100neurose]Meu caso é interessante, apesar de não gostar de programar, etc. gosto muito de estar envolvido com TI.

Acho q meu caso está mais voltado pra área de gestão, etc.[/quote]Na moral? Os piores gerentes que eu já tive foram os que ñ gostavam de desenvolver. Não sei se seria o seu caso, mas por experiência que já passei nunca vi bons resultados de tais gerentes. ^^[/quote]

Verdade, já ouvi isso inúmeras vezes.

Um curso q achei muito interessante foi um da FIAP chamado eng. de produção 2.0

Concialiaram eng. de produçao com matérias de TI, exatamente o q busco.

Pena q moro longe…

[quote=jakefrog][quote=cfred]Se está pensando mais no dinheiro, escolheu a área errada, vá fazer medicina ou direito. Unir administração e TI parece mais o foco do curso de Sistemas de Informação.
[/quote]Descordo totalmente.

Cara, conheço gente que já está chegando aos 10k na área com 5~6 anos de Java.

Tire a ilusão de que Medicina e Direito dá dinheiro a rodo assim…[/quote] 10k clt? Usando o que? SOA, ebs, ejb ?

[quote=cha]10k clt? Usando o que? SOA, ebs, ejb ?[/quote]JEE

precisa para de querer fazer o que dá dinheiro

tem que fazer o que gosta, em cima disso pesquisa o que esta em falta…

o que vc gosta em TI?

procure um curso relacionado ao seu gosto…

Cara, provavelmente você quer uma profissão em que TI seja um meio, e não um fim em si. Portanto, passe longe dos cursos de computação. Faça um bom curso de administração e procure material sobre como tirar proveito da TI na gestão. Como complemento, entenda como funciona uma rede ou um banco de dados, procure conhecer o que é um sistema de gestão (SAP, TOTVS, Sankhya, etc.) ferramentas de BI e fique longe dos setores de desenvolvimento. Fazendo isso você será um profissional melhor e mais feliz.

Cara, gostei da sua resposta!

é bem isso q eu to procurando mesmo.

Por isso q to pensando em fazer eng. da produçao, e depois me especializar sei lá…ou trabalhar msm com algo relacionado a TI.

Concordo com o que o rmendes08 disse, existe muitas pessoas que fazem Administração e depois fazem um especialização em Sistemas de Informação / TI.

Independente da escolha o importante é ser feliz no que escolher.

Até mais.

Cara, gostei da sua resposta!

é bem isso q eu to procurando mesmo.

Por isso q to pensando em fazer eng. da produçao, e depois me especializar sei lá…ou trabalhar msm com algo relacionado a TI.

[/quote]

Cara, tentando agregar um pouco na sua dúvida, SEMPRE confira em detalhes a grade curricular da faculdade em que deseja exercer tal curso. Já vi grades de Engenharia de Produção em que são mais focadas na área administrativa, mas já vi outras mais técnicas, onde você PROGRAMA para CLPs, além de estudar displinas envolvendo sistemas supervisórios, redes industriais, etc…

Da mesma forma, já vi grades de Engenharia de Computação bem parecidas com Ciência da Computação, apenas incluindo as disciplinas chaves que toda Engenharia deve ter. Mas também já vi grades mais próximas da Engenharia Elétrica, envolvendo disciplinas de eletromagnetismo, eletrônica analógica pesada, controladores, etc…

Como quer estudar uma engenharia, acho que deve pensar no que é comum a todas as Engenharias. Gosta de disciplinas envolvendo exatas? Cálculo, Geometria Analítica, Estatística, Química, Física, Cálculo Numérico?

De qualquer forma, acho que qualquer uma das duas engenharias é uma boa escolha, você tem muitas dúvidas, precisa amadurecer, e um curso abrangente como estas duas opções pode te abrir um vasto leque, reduzindo as chances de se arrepender mais tarde.

Cara, gostei da sua resposta!

é bem isso q eu to procurando mesmo.

Por isso q to pensando em fazer eng. da produçao, e depois me especializar sei lá…ou trabalhar msm com algo relacionado a TI.

[/quote]

Cara, tentando agregar um pouco na sua dúvida, SEMPRE confira em detalhes a grade curricular da faculdade em que deseja exercer tal curso. Já vi grades de Engenharia de Produção em que são mais focadas na área administrativa, mas já vi outras mais técnicas, onde você PROGRAMA para CLPs, além de estudar displinas envolvendo sistemas supervisórios, redes industriais, etc…

Da mesma forma, já vi grades de Engenharia de Computação bem parecidas com Ciência da Computação, apenas incluindo as disciplinas chaves que toda Engenharia deve ter. Mas também já vi grades mais próximas da Engenharia Elétrica, envolvendo disciplinas de eletromagnetismo, eletrônica analógica pesada, controladores, etc…

Como quer estudar uma engenharia, acho que deve pensar no que é comum a todas as Engenharias. Gosta de disciplinas envolvendo exatas? Cálculo, Geometria Analítica, Estatística, Química, Física, Cálculo Numérico?

De qualquer forma, acho que qualquer uma das duas engenharias é uma boa escolha, você tem muitas dúvidas, precisa amadurecer, e um curso abrangente como estas duas opções pode te abrir um vasto leque, reduzindo as chances de se arrepender mais tarde.

[/quote]

Muito obrigado pela ajuda!

Vou começar eng. de produção mesmo…vi a grade e gostei. É verdade, tenho mts duvidas ainda, preciso começar logo pra ver como é, mas acho q estou no caminho certo.

Valeu aí todos q ajudaram, parece uma pergunta besta para muitos, mas realmente é importante pra mim e me ajudou mt valeu Abraço!