Engenharia Informática / Ciências Da Computação / Sistemas De Informação / Qual?

Pessoal, Eu sou um estudante de Engenharia Informática, mas ganhei uma bolsa em Sistemas De Informação, acham que vale a pena trocar para Sistemas De Informação, qual as principais diferenças entre as duas áreas?

sinceridade na humilde opinião engenharia é curso mais amplo e sistema é mais especifico. se eu estivesse na sua situação eu terminaria engenharia e depois faria uma pos-graduação.

Cara, engenharia você vai ter milhares de matemáticas e vai estudar muita parte de hardware.

Sistemas tu vai ver mais partes de de desenvolver sistemas.

Olha…
Eu cursava Sistema de Informação… Ai tive que parar… por certos problemas…
Quando fui voltar, esse ano, vi que teria que cursar, umas matérias a mais… Ai então pesquisando, achei Análise de Sistemas, 2 anos e meio, mais vantajoso… Transferi de faculdade, eliminei umas matérias… Acho esse curso hoje em dia mais corrido e to aprendendo mais…
Vai de cada um… bom é pesquisar antes de entra em uma faculdade!
8)

me parece que o nome engenharia virou moda. Tudo que vejo hoje tá desse jeito. Como funciona engenharia informática? Semelhante a engenharia da computação.

Sinceramente nem cogite Sistemas de Informacao. Vai sair programador-meiaBomba sem saber a matematica pesada e algoritmos complexos, e meio-gerente precisa nem falar porque nao se ensina a ser gerente.

By the way, é a minha formacao (antes que cheguem falando que to metendo pau no que é dos outros).

E nao adianta falar da QUALIDADE da instiuicao nao pq a grade é a mesma.

Tem um ditado antigo que diz: “Cada um julga a outro por si mesmo.”

Mano, conheço pessoas que são profissionais excelentes e se formaram em Sistemas da Informação. [=

Vai de você e do seu emprenho. Você pode estudar na pior faculdade do mundo e passar em primeiro em um concurso da sua linha. [=

Essa coisa de faculdade disso, daquilo, daquilo outro é pura ilusão. Conheço muita gente formada em Engenharia da Computação, Análise de Sistemas, Ciências da Computação e etc. que hoje em dia está aí, ferrado (ferrado foi uma forma de amenizar, pois o melhor termo seria um palavrão).

É você que faz seu nome, não a faculdade (é claro que influencia, mas de que adianta ter a faculdade e não saber nada?).

Enfim, é a forma como penso.

Conheço muita gente vindo de faculdade desconhecida tirando vagas de pessoas da puc! >= )

[quote=jakefrog]Tem um ditado antigo que diz: “Cada um julga a outro por si mesmo.”

Mano, conheço pessoas que são profissionais excelentes e se formaram em Sistemas da Informação. [=

Vai de você e do seu emprenho. Você pode estudar na pior faculdade do mundo e passar em primeiro em um concurso da sua linha. [=[/quote]

Concordo plenamente. Sempre terá as exceções, o nao-graduado desenvolvedor da NASA etc…

Mas se quer entender meu argumento é facil: pegue a grade curricular de SI x CC, jogue aqui e vamos ver qual prepara melhor pra Desenvolvimento.

Pergunte pra si mesmo quantos alunos de SI codificam em Sistemas nao-CRUD que utilizem sei la por exemplo um Algoritmo de Dijkstra.

Quantos sistemas você conhece que utiliza esse algoritmo? Eu mesmo nunca vi um.

Eu poderia escrever aqui pra vc no minimo 30, não envolvendo Dijkstra mas envolvendo outros algoritmos que CC estuda e SI nao… esses 30 somente na área de fabricação do aço…
E sobre Dimensionamento de placas via Imagem? Detecção de padrões em Ultrassonografias? Sistemas GIS (Graphical Information Systems)?

Vou resumir pra vc: um aluno de CC pode fazer TUDO que um aluno de SI faz. Mas a recíproca nao é verdadeira.

fora o pessoal que é formada nessas areas da faculdade e acabam indo pra ADM , em Shoopings e etc…pelo amor neh …
não vou mentir mas ,tenho camaradas fazendo isso…fala sério.

abrxx

Pois é, você até agora citou aplicações específicas que realmente iriam precisar disso. Já vi várias aplicações que nunca utilizariam tal coisa.

Concordo que Engenharia você tem noção melhor e mais profunda em matemática, mas discordo quanto ao fato de que só pq fulano fez Eng./Cien. ele é melhor ou está mais preparado do que quem faz Sis.

[quote=jakefrog]Pois é, você até agora citou aplicações específicas que realmente iriam precisar disso. Já vi várias aplicações que nunca utilizariam tal coisa.

Concordo que Engenharia você tem noção melhor e mais profunda em matemática, mas discordo quanto ao fato de que só pq fulano fez Eng./Cien. ele é melhor ou está mais preparado do que quem faz Sis.[/quote]

Em momento nenhum eu falei isso. Ser bom não depende da sua formação.
Vcs se confudem nessas guerrinhas de forum pq nao sao imparciais, e preocupam-se mais em defender o seu.

SI é a area mais abrangente, com maiores vagas e onde provavelmente vc conseguirá crescer mais rapido em vista da ENORME demanda.
CC é mais especifico, mercado menor e com menos vaga porem sao as vagas que costumam pagar melhor haja vista a carencia de profissionais com tais conhecimentos matematicos.

Nao existe bala de prata.

Então entendi errado, eu tinha me baseado no dito acima. Foi mals.

Concordo plenamente.

Concordo com essa afirmacao se formos apenas analisar grades, descontando o conhecimento adquirido por fora. Se analizarmos bem as grades de SI concideradas “boas” de acordo com a SBC elas estao bem proximas das grades de CC. Nos EUA por exemplo temos uma outra situacao, os cursos de SI por la ja sao algo bem mais voltado para a gestao tanto que la eles chaman tal curso de management information systems.

Tambem compactuo com sua ideia de que apenas com as materias de um curso de SI vc nao sai tao bem preparado para resolver problemas complexos no ambito da algoritmica. Por exemplo: se vc nao estudou a teoria dos problemas np completos, ao se deparar com um problema dessa classe como vc justificaria para seu chefe que vc nao pode resolver tal problema ou pelo menos que nao se existe solucao conhecida para tal problema.

nao estou falando que os cursos de SI nao estudam isso. Eu fasso SI e estudei por exemplo. A questao e que isso e minimo, qualquer curso que se diz da area de computacao e nao estuda nem isso nao pode ser conciderado “bom”.

A área de computação e de administração já são extremamente generalistas, um curso que tenta ensinar os dois em 4 anos é superficial demais na minha opinião, mais vale fazer administração e computação em paralelo ou sequencia se o que você quer é gestão de TI.

Uma pós ajuda, mas não substitui. Só vai dar o conhecimento aplicado e somente em coisas normalmente utilizadas pelo mercado com base nas boas práticas, não vai te dar uma base para encontrar soluções, apenas para aplicá-las com métodos conhecidos.

O ideal é os dois E uma pós :smiley:

Engenharia Informatica é o nome de um curso oferecido geralmente em universidades portuguesas ^^