Engenharia Mecatrônica

Bom dia,

Estou preste a iniciar minha graduação no curso de Eng. Mecatronica aqui em Brasilia.
Porem tenho um objetivo imediato de me tornar um programador JAVA incluindo a certificação SUN. Venho estudando a linguagem a 2 meses e me preparando para a prova de certificação com ulgumas aulas particulares.

Tenho a seguinte duvida: Pelo fato do curso não estar totalmente ligado a area de T.I (apesar da grade envolver certos tipos de programação tipo C++) estou receioso de não conseguir um estágio ou ate mesmo um emprego na area de programação em Java devido a escolha da minha graduaçõa.

Qual seria a maior dificuldade para iniciar um estagio ou conseguir um emprego inicial sendo certificado e cursando Eng. Mecatronica?

[quote=MsCoelho]
Bom dia,

Estou preste a iniciar minha graduação no curso de Eng. Mecatronica aqui em Brasilia.
Porem tenho um objetivo imediato de me tornar um programador JAVA incluindo a certificação SUN. Venho estudando a linguagem a 2 meses e me preparando para a prova de certificação com ulgumas aulas particulares.

Tenho a seguinte duvida: Pelo fato do curso não estar totalmente ligado a area de T.I (apesar da grade envolver certos tipos de programação tipo C++) estou receioso de não conseguir um estágio ou ate mesmo um emprego na area de programação em Java devido a escolha da minha graduaçõa.

Qual seria a maior dificuldade para iniciar um estagio ou conseguir um emprego inicial sendo certificado e cursando Eng. Mecatronica?[/quote]
Você vai iniciar Engenharia Mecatronica e quer ser um programador Java, vou lhe dar uma ideia melhor.Você pode se considerar um especilista em tecnologia da informação e fazer um curso para se atualizar em tecnologia Java por exemplo, ou partir para Ruby que acho melhor ainda, certificação é pra quem vai dar aula, não vejo isso boa idéia pra quem nunca atuou com tal tecnologia.

Opa!

Acredito que isso é bastante relativo. Se você tirar a SCJP e fazer o curso de Engenharia Mecatrônica, você pode conseguir um estágio usando Java. Agora, você quer desenvolver sistemas comerciais ou algo mais voltado pra Controle e Automação que você vai aprender na faculdade?
Acho que no seu curso você vai aprender mais a fazer sistemas de controle e automação (não tanto sistemas comerciais). Você pode tanto unir as duas tecnologias (Java e Controle e Automação) como também estudar “por fora” e pegar um estágio em desenvolvimento de software. Acho que a primeira escolha é mais fácil (pelo fato de que você provavelmente vai ter um conhecimento legal em Controle e Automação). A segunda não é tão fácil porque você provavelmente vai ter que aprender algumas coisas que não estão dentro da grade do curso (eu acho).
Isso não impede você de ser um Engenheiro de Controle e Automação e ser um desenvolvedor de software para a web (ou outro tipo, enfim). Muito pelo contrário, mostra que você tem uma formação e sabe fazer outras coisas. Quem sabe juntar as duas coisas em uma só dá um bom negócio?

Abraço.

[quote=MsCoelho]
Bom dia,

Qual seria a maior dificuldade para iniciar um estagio ou conseguir um emprego inicial sendo certificado e cursando Eng. Mecatronica?[/quote]

Oi, eu sou engenheiro mecatrônico (da Unb, provavelmente onde você vai estudar) e foi bem fácil conseguir oportunidades na área de TI. Isso não deve ser problema para você.

O curso é bem puxado, então talvez não seja tranquilo trabalhar (não-estagio) e estudar ao mesmo tempo. Pelo menos na minha época o curso era em tempo quase integral.

Parabéns, vai entrar num curso bem legal, e boa sorte.

[quote=Marcio Duran]
…certificação é pra quem vai dar aula, não vejo isso boa idéia pra quem nunca atuou com tal tecnologia.[/quote]

Não concordo que certificação seja para quem vai dar aula. Certificação é para quem quer atestar que tem um nível mínimo de conhecimento. Ajuda bastante a se colocar no mercado de trabalho para quem não tem experiência como é o caso do nosso amigo Ssalgado.

Acredito que se vc quer se tornar desenvolvedor Java este não é o melhor curso. Porém já ví muita gente que tinha graduação em outros cursos que não seja de Ciências da Computação, Sistemas de informação ou Tecnologia em TI e hoje é desenvolvedor Java.

Abraço,

[quote=MsCoelho]

Acho que arranjar estágio vai ser mais difícil que arranjar um emprego. Acredito que quem qer contratar estagiários vai contratar alguém da área de TI.

Eu arranjei logo um emprego, fiquei um tempo em período de experiência e depois fui “efetivado”. Isso que eu curso Ciências Contábeis.

Certificação é vendas, experiência é oportunidade.

[quote]
Acredito que se vc quer se tornar desenvolvedor Java este não é o melhor curso. Porém já ví muita gente que tinha graduação em outros cursos que não seja de Ciências da Computação, Sistemas de informação ou Tecnologia em TI e hoje é desenvolvedor Java.

Abraço,[/quote]
Desenvolvedor Java é um filosofismo desenfreado, uma pessoa que esta em um curso de mecatrônica deve saber respeitar seu valor, não é possivel. Tecnologia pela Tecnologia e você vira um asno

Ter uma certificação pode ser um argumento fraco, mas é um argumento para que um empregador contrate alguém que não tem experiência, além de ser uma forma de aprender bastante coisa. Do jeito que falta gente qualificada, quem tem algum ponto positivo para a qualificação é rei.

Vc já trabalha, faz estágio, já atua na área? Se não, vai gastar dinheiro atoa com a certificação…

Certificação serve pra mostrar pro cliente, pro patrão. Se não for usar, deixa pra quando vc se formar e, talvez, estivermos no java 10…

na verdade nosso amigo MsCoelho. :slight_smile:

hehehe… me desculpe!

Obrigado pessoal,

Estou estudando firme e com apoio do meu cunhado que trabalha com JAVA a um bom tempo… Alias essa duvida surgiu depois de longas conversas com ele. Ainda Estou analizando qual é o melhor caminho. O posts estão me dando um exelente luz. Divergir fa crescer.