Engenharia Reversa em .class

Galera,

Eu estava olhando uns aplicativos de Engenharia Reversa para .class, e eu fique bem desanimado em relação a segurança de seu código fonte, utilizando alguns destes aplicativos apenas para teste, acabei por descobrir que eles “descompilaram”, meu código perfeitamente, ficou meio “fora de ordem”, mas perfeitamente funcional.

Ou seja todos os programas por mim desenvolvidos pode muito facilmente serem “copiados” !!!

Bom eu sei que existe para varias linguagens esse tipo de aplicativo, e é praticamente impossível criar um código impossível de ser "reversado :smiley: ".

Gostaria de Saber se existe alguma forma de dificultar esse tipo de coisa, em relação as classes Java ???

Valeu Galera

Olá

Veja aqui no GUJ: Qual a ferramenta para obfuscate vcs utilizam

[]s
Luca

Valeu luca,

Mas eu queria saber onde eu encontro esses obfuscate, e como eles funcionam, o que eles fazem no meu bytecode ???

E existe outra coisas, ao não ser o obfuscate e conversar com meu cordenador ???

Valeu Galera

P.S.: Provavelmente o Sr. Google vai aparecer por aqui, mas por favor alguem podia me explicar como o obfuscate funciona

eu testei obfuscador a um tempo atrás, quando aqui no GUJ virou mania ter vários posts sobre o assunto. Não lembro qual eu exatamente usei, mas se eu não me engano foi um que a Bani postou. Da uma pesquisada no código que você irá encontrar assunto sobre obfuscadores.

Mas o que ele faz?

ele simplismente embaralha todo seu código, tirando tabulações e o principal no meu ponto de vista, alterando nome de métodos e atributos.
por exemplo se vc tem uma variavel Contador, pelo nome vc consegue saber que ela vai servir de contador para alguma finalidade, o obfuscador muda o nome dela para algo ilegivel, como lkjlj8997lkjlj, assim ficando meio dificil para um ser humano entender, é mais ou menos assim

Procure por esse assunto no forum ( “proteger codigo”, “obfuscator”, “obfuscar”, qq coisa assim )… Ja teve topicos discutindo isso tudo.

Rafael