Engenharia/Sistemas

14 respostas
N

Galera, estou cursando Engenharia da Computação e faltando 2 anos e meio pra me formar decidi mudar para sistemas de informação, a partir do semestre que vem. Com o aproveitamento das matérias o curso de sistemas também vai gastar mais 2,5 anos. Tomei essa decisão porque tenho muito mais afinidade com programação do que eletrônica. Apesar de tudo isso, é uma decisão muito séria. Gostaria que vocês que têm mais experiência que eu, quanto ao mercado de trabalho na área de programação, deixassem uma opinião sobre isso. É promissor o curso de Sistemas? E Engenharia (desviando o foco apenas para programação)?

Valeu!

14 Respostas

arthurminarini

de sistemas eu posso falar que é meio dificil ficar desempregado. mas não posso afirmar que o salario de um programador possar ser melhor do que dos engenheiros da computação. “O buraco é bem mais embaixo” heheheheh

Flavio_machine

Sei lá, faculdade é tudo uma bosta se eu fosse vc terminava essa mesmo, as maiorias das vagas falam assim, formado em faculdade da área, sem contar que na faculdade vc nao aprende muita coisa, vai ter que estudar por fora mesmo.

Florzinha_Rebelde

Eu tô fazendo engenharia só para poder falar q sou engenheira =)

rsssss

Mentira… engenharia é dificil, mas no final é tudo q falaram ai… eles pedem “q tenha curso superior na area”.

meu colega disse q a professora q da aula de compiladores pra ele é formada em letras rsssssssss

vai entender ne rssssssss

J

O teto do salário de engenheiro é bom. E tudo que se vê em sistemas de informação também se vê em engenharia da computação, por isso a grade é tão grande. Seu eu fosse você terminaria essa, que já está no final. Mas a escolha é sua.

passwordvc

acho que deves terminar eletronica e depois podes fazer o mestrado na area de programação, assim seras mais valorizado em duas ou mais areas

Garcia Casimiro

J

passwordvc:
acho que deves terminar eletronica e depois podes fazer o mestrado na area de programação, assim seras mais valorizado em duas ou mais areas

Garcia Casimiro

Programar mais que num curso de engenharia da computação é impossível.

renzonuccitelli

juliocbq:
passwordvc:

Garcia Casimiro

Programar mais que num curso de engenharia da computação é impossível.

Pelo menos no ITA a engenharia tem muita eletrônica, então provavelmente o pessoal de Ciência programou mas que a gente. Sei que o Currículo da Unicamp prevê mais programação em si, depende muito do caso. O que tenho visto é, em média, o Engenheiro de Computação possuir salário mais alto que os demais profissionais da área. Lógico que depois de um tempo o que conta é sua exp. profissional, mas como ao se formar só vou medir seu currículo, é provável que vc entre nessa média no início de acordo com seu diploma.

Eu teria sido mais feliz tendo feito Ciência, pois hj não uso nada da parte de eletrônica e 1% da matemática, química e física, na melhor das hipóteses.

[]s

matheuslmota

Cara eu particularmente aconselharia a engenharia mesmo.
Eu faço engenharia de teleinformática que é equivalente a engenharia de computação + engenharia de telecomunicações e na parte de engenharia de computação eu irei aprender em torno de 8 linguagens de programação (C, C++, Java, PHP, JavaScript, Lua, Assembly etc.). E eu digo aprender mesmo, pois os professores aqui da universidade dão aulas muitos pesadas e cobram exercícios e provas muito complicadas. Sem falar que outras cadeira, como modelos propabilistico, processamento de sinais, tv digital, eles exigem prática que envolvam programação.
Sem dúvida, engenharia é uma boa escolha, sem falar que o salário é bem melhor.
Mas como foi dito, a escolha é sua.

douglaskd

eu faria engenharia ou ciencia da computação

hoje faço sistemas de informação e a grade nao achei interessante não, to no primeiro ano e tenho aula de portugues, filosofia, administração + as técnicas

e no segundo ano vai ter mais algumas humanas…, e no quarto portugues retorna… odeio isso!

sei que é importante mais engenharia é mais técnico e mais baixo nivel. (prefiro)

N

Eu fiquei pensando como a maioria de vocês mesmo, em terminar engenharia porque pode ser um curso mais valorizado no mercado de trabalho. Nosso amigo ali em cima disse que aprende (C, C++, Java, PHP, JavaScript, Lua, Assembly etc.) no curso de engenharia dele. Pois na minha isso não acontece. Aqui só aprendemos algoritmos, C, Java +/-, VB.NET, estruturas de dados I e II e engenharia de software. Depois dessas matérias, o curso é quase que totalmente voltado pra eletrônica e hardware. No caso da minha universidade, Sistemas de Informação oferece MUITO mais na área de programação do que Engenharia de Computação. A sensação que eu tenho é que estou ralando pra aprender coisas que não vou usar como programador, que é meu objetivo.

Aqui estão as grades curriculares dos dois cursos:
Engenharia de Computação
Sistemas de Informação

Será que, analisando as grades curriculares, eu ainda teria as mesmas chances na área de PROGRAMAÇÃO que um cara formado em sistemas?

PS: O único motivo que ainda me faz pensar duas vezes ao mudar pra sistemas é a questão do “status” que engenharia provoca na hora de procurar um emprego.

Obrigado pela ajuda pessoal!

matheuslmota

nojiruca, ai é que está o x da questão. O curso de engenharia de computação é um curso mais voltado para a integração de tecnologias. Você, pode usar a programação para resolver problemas da indústria, por exemplo, programando para sistemas embarcados, para dispositivos móveis, enfim o nicho é grande. Sistemas de informação é um curso muito interessante também, mas pega também alguns aspectos da teoria da computação, que embora sejam importantes, ás vezes não são tão necessários na vida de um programador. Engenharia aprende aprende basicamente como utilizar algoritmos e linguagens para resolução de problemas práticos, dos mais simples aos mais avançados.

marciosantri

Flavio machine:

Sei lá, faculdade é tudo uma bosta se eu fosse vc terminava essa mesmo, as maiorias das vagas falam assim, formado em faculdade da área, sem contar que na faculdade vc nao aprende muita coisa, vai ter que estudar por fora mesmo.

++

E

Olhando pela grade, eu falaria vai para Sistemas de Informação, mas pela EXPERIÊNCIA, eu digo com tranqüilidade que se você fizer isto vai se dar mal a longo prazo, um curso de engenharia e mais valorizado, você vê programação mais a fundo, por ver mais conceitos matemáticos, e no mercado, o profissional de engenharia ainda e mais valorizado como programador que um de sistemas de informação, porque na hora de contratar muitos profissionais levam em conta o nível de dificuldade do curso, não estou falando que sistemas e fácil, mas eu estou dizendo que como e um curso mais “popular” tem maiores chances de formar profissionais menos qualificados uma vez, que tem muita faculdade entrega diploma, no curso de engenharia isto também existe, mas por ter menos faculdades que ministram este curso, isto acontece com mesma freqüência.

Opinião resumida: Engenharia da Computação na cabeça!!!

E melhor sofrer agora, e colher depois, do que sofrer agora (Transferencia e complicado) e continuar sofrendo depois!!!

N

EngTI:
Olhando pela grade, eu falaria vai para Sistemas de Informação, mas pela EXPERIÊNCIA, eu digo com tranqüilidade que se você fizer isto vai se dar mal a longo prazo, um curso de engenharia e mais valorizado, você vê programação mais a fundo, por ver mais conceitos matemáticos, e no mercado, o profissional de engenharia ainda e mais valorizado como programador que um de sistemas de informação, porque na hora de contratar muitos profissionais levam em conta o nível de dificuldade do curso, não estou falando que sistemas e fácil, mas eu estou dizendo que como e um curso mais “popular” tem maiores chances de formar profissionais menos qualificados uma vez, que tem muita faculdade entrega diploma, no curso de engenharia isto também existe, mas por ter menos faculdades que ministram este curso, isto acontece com mesma freqüência.

Opinião resumida: Engenharia da Computação na cabeça!!!

E melhor sofrer agora, e colher depois, do que sofrer agora (Transferencia e complicado) e continuar sofrendo depois!!!

Obrigado pela opinião EngTI, foi bastante relevante pra mim. É uma decisão difícil… concordo com vc que um engenheiro é muito mais valorizado, afinal nosso raciocinio lógico é exigido ao máximo na maioria das matérias do curso. Meu plano vinha sendo terminar a engenharia e só depois procurar me especializar na área de programação (o conhecimento que o curso oferece é básico e pouco abrangente), mas ao meu ver isso exige um tempo maior de estudo para começar a trabalhar num cargo no qual um programador de sistemas de informação sai apto, pois sai com uma bagagem de conhecimento muito maior quanto a linguagens, metodologias, etc.

Criado 8 de outubro de 2010
Ultima resposta 9 de out. de 2010
Respostas 14
Participantes 11