Resumindo…
Há uma ferramenta no mercado chamada MatrixOne. Ela é fantástica!!
Com a mesma, faz-se desnecessário a criação de telas, persistência e etc…
Imagine vc testando a regra de negócios dentro de uma JSP, e a mesma já estiver conectada diretamente com o banco, sendo necessário apenas “gettar” ou “settar” os dados através de API’s da ferramenta, para efetuar update, insert e etc…
Essa ferramenta é flexivel a maioria dos bancos, analógicamente como Hibernate por exemplo.
Tenho informações de que esses frameworks que facilitam nossa vida em termos de persistência é derivado desse conceito do MatrixOne tendo em vista que o mesmo já existe no mercado desde 95.
Qnto a telas, relacionamentos, regras, controle admin… é só vc SABER CORRETAMENTE utilizar a ferramenta que tudo é feito em um “mini-tempo”, totalmente proporcional ao seu conhecimento da mesma. Existe um número absurdo de coisas prontas… quero enfatizar que existe um número muito ABSURDO mesmo!!!
Escalabilidade total, entre outros!
Calcula-se 80% em MatrixOne e 20% programação sendo esta remete a casos particulares da especificação do cliente.
Eu sei…eu sei… de fato deixa o programador preguiçoso e futuramente QQ UM ESTARÁ “PROGRAMANDO” e nosso salário diminuindo, mas em um mercado como esse, o que menos importa aos clientes e gerentes de projetos não é “como será feito” e sim “qndo estará pronto”.
Esse é um resumo ABSURDO de tudo que é o MatrixOne.
Sei que MUITOS REPROVARÃO O QUE EU DISSE AQUI… até pq, é bem provável que seja uma novidade até pra vcs experiêntes (para mim então foi um CHOQUE!!!), e tudo que é novidade demora a se aceitar! Digo novidade pq só uma empresa na América Latina possui
empresa essa que a dona do MatrixOne é parceira e o treinamento é fora! 
Mas infelismente (infelismente por requerir pouco do programador) esse conceito é a tendência!
Mas gostaria de saber a opinião de vcs a respeito, baseado nessa escassa introdução!
:thumbup: