[Enquete] Como você está migrando Sistemas Legados?

Caros colegas,
estou fazendo uma pesquisa para a minha monografia de pós em Engenharia de Software relacionada com “Migração de Sistemas Legados”.

Se você já teve alguma experiência em substituir sistemas antigos eu agradeço se você puder contribuir com alguns minutos para responder à enquete deste endereço http://bit.ly/YZ2fzp

Sds,

Victor Bathke
contato@victorbathke.eti.br

Respondi.

Acho que valeria a pena uma explicação sobre as perguntas, principalmente as que são obrigatórias. Desanimei um pouco em responder quando vi que o nome era obrigatório (claro, posso inventar um nome qualquer). O Estado poderia ser um combo separado, para facilitar sua filtragem depois (pois sendo cidade mais estado, posso digitar com espaço, com hífen com barra, etc).

Pergunta nº 3 : “Participação em projeto de migração de sistemas legados *”
Há a necessidade de registrar quantas pessoas não participam de migrações?. Pois se a pesquisaé direcionada para quem já participou, quem não participou não precisaria responder a maioria das demais perguntas. Vi que há uma validação depois de se clicar em continuar, mas poderia ser logo de cara.

Não avaliei as demais perguntas. Boa sorte com as suas pesquisas.

Abraço.

Respondi, só achei dispensável nomes da pessoa e projeto, vai ter mais xxx do que real.

Migrações deram certo comigo fazendo aos poucos e liberando para produção cada parte finalizada, por tanto que fizesse sentido uso da parte para um determinado processo. Então no velho vai retirando as funcionalidades conforme migração. E sempre perguntando ao cliente se quer aproveitar para adequar algo a realidade atual do negócio, para aproveitar o gancho.

[quote=TerraSkilll]Respondi.

Acho que valeria a pena uma explicação sobre as perguntas, principalmente as que são obrigatórias. Desanimei um pouco em responder quando vi que o nome era obrigatório (claro, posso inventar um nome qualquer). O Estado poderia ser um combo separado, para facilitar sua filtragem depois (pois sendo cidade mais estado, posso digitar com espaço, com hífen com barra, etc).

Pergunta nº 3 : “Participação em projeto de migração de sistemas legados *”
Há a necessidade de registrar quantas pessoas não participam de migrações?. Pois se a pesquisaé direcionada para quem já participou, quem não participou não precisaria responder a maioria das demais perguntas. Vi que há uma validação depois de se clicar em continuar, mas poderia ser logo de cara.

Não avaliei as demais perguntas. Boa sorte com as suas pesquisas.

Abraço.[/quote]

Sds Terraskill,
compreendo seu ponto de vista e agradeço pelo feedback, vou fazer alguns esclarecimentos:

1. Sobre a solicitação de nome e sobrenome:
O nome e o projeto são meramente para garantir que não haverão respondentes do mesmo projeto ou resultados duplicados, e só isso. Eu realmente relutei em pedir o nome do projeto, mas percebi que seria a única forma de dar qualidade aos dados.

Hoje eu trabalho na Dataprev (a empresa de TI do ministério da previdência brasileiro) onde muitos colegas de trabalho estão respondendo e por isso o risco de alguns terem trabalhado no mesmo projeto é significativo.

2. Sobre não usar combos ou máscaras
O “Form” do Google Docs, que eu usei para criar esta enquete, é bastante limitado e eu não consigo intervir com código javascript customizá-lo. Em contrapartida eu tive um ganho de tempo enorme em disponibilizar a enquete piloto, fazer ajustes e finalmente publicar pra valer.

3. Sobre a pergunta “Participação em projeto de migração de sistemas legados: sim/não”.
Tem uma validação nessa pergunta caso a pessoa responda não. O formulário barra e avisa para a pessoa não perder tempo e perceber isso mais adiante, ou forçar algumas repostas e submeter. Pode ser preciosismo mas prezei pela qualidade do dado.

Até que os meus colegas de trabalho que eu convidei para responder não relutaram em informar o nome completo, a maioria inclusive. Já o p’úblico em geral eu estou notando que está um pouco tímidos e abandonando o questionário antes de concluí-lo.

Estou me convencendo que vale a pena remover o campo “nome” mesmo. Sobre as duplicidades acidentais eu vou me atentar com as datas em que as respostas foram postadas pois o Form do Google Docs fornece.

Agradeço pela dica javaflex!

Também acredito mais nessa estratégia, é bem mais administrável colocar 100 botes no mar do que um titanic. Mas alguns projetos tem realidades em que essa inativação parcial é dificultada ou até inviabilizada, muitas pessoas trabalhando em paralelo em partes diferentes do sistema é algo que dificulta essa estratégia por exemplo e por mais que não seja saudável o cliente pode estar patrocinando e apoiando isso.

Até que os meus colegas de trabalho que eu convidei para responder não relutaram em informar o nome completo, a maioria inclusive. Já o p’úblico em geral eu estou notando que está um pouco tímidos e abandonando o questionário antes de concluí-lo.

[/quote]

Alguns nomes são muito sugestivos e muitos deles são segredos de empresas.
Por isso prefiro não colocar

[/quote]

Por isso prefiro não colocar[/quote]
Exatamente, não é timidez, é respeitar a política de segurança e privacidade da empresa e da própria pessoa, seria em vão informar isso. Sobre quem abandona o questionário pode ser por ter achado longo, também quase desisti quando vi que ainda tinha um botão “continuar”, mas estava a toa mesmo no metrô, se eu estivesse num momento não dedicado teria desistido também.

[/quote]

Por isso prefiro não colocar[/quote]
Exatamente, não é timidez, é respeitar a política de segurança e privacidade da empresa e da própria pessoa, seria em vão informar isso. Sobre quem abandona o questionário pode ser por ter achado longo, também quase desisti quando vi que ainda tinha um botão “continuar”, mas estava a toa mesmo no metrô, se eu estivesse num momento não dedicado teria desistido também.[/quote]

Neste caso específico, acho irrelevante saber o nome do projeto ou do trabalhador.

Algo que devemos levar em consideração:
Direto tenho visto pesquisas assim no forum. Me pergunto quantos dão resultados viciados (não refletem a realidade).
Estas pesquisas deveriam ser feitas dentro das empresas.

Compreendo Luiz,
eu retirei a solicitação de “nome” do questionário, visto que o risco de submissões duplicadas não se confirmou e esta era a minha “Chave primária” para isso.

Já a informação sobre o projeto, como eu respondi para o colega TerraSkill, foi devido a um número significante de respondentes ser o pessoal da minha empresa e essa informação me permite filtrar dados duplicados dessa forma, para que o próprio resultado não seja questionado. Não consegui uma ferramenta melhor para resolver duplicidade de respondentes no mesmo projeto do que essa.

[quote=Luiz Augusto Prado]
Algo que devemos levar em consideração:
Direto tenho visto pesquisas assim no forum. Me pergunto quantos dão resultados viciados (não refletem a realidade).
Estas pesquisas deveriam ser feitas dentro das empresas. [/quote]

Pontuando as suas considerações:

1. O resultado destas enquetes não refletem 100% da realidade, mas a amostragem de dezenas de experiências já permite uma boa discussão e um conjunto de conclusões sobre tendências.
  2. Concordo que uma evolução dessa pesquisa seria fazê-la diretamente nas empresas mas isso estaria além do meu orçamento e tempo para o meu trabalho de conclusão da pós, e esta é uma pesquisa independente sem qualquer fim lucrativo. Mesmo assim estou me esforçando para trazer os resultados mais relevantes possíveis.