[quote=TerraSkilll]Respondi.
Acho que valeria a pena uma explicação sobre as perguntas, principalmente as que são obrigatórias. Desanimei um pouco em responder quando vi que o nome era obrigatório (claro, posso inventar um nome qualquer). O Estado poderia ser um combo separado, para facilitar sua filtragem depois (pois sendo cidade mais estado, posso digitar com espaço, com hífen com barra, etc).
Pergunta nº 3 : “Participação em projeto de migração de sistemas legados *”
Há a necessidade de registrar quantas pessoas não participam de migrações?. Pois se a pesquisaé direcionada para quem já participou, quem não participou não precisaria responder a maioria das demais perguntas. Vi que há uma validação depois de se clicar em continuar, mas poderia ser logo de cara.
Não avaliei as demais perguntas. Boa sorte com as suas pesquisas.
Abraço.[/quote]
Sds Terraskill,
compreendo seu ponto de vista e agradeço pelo feedback, vou fazer alguns esclarecimentos:
1. Sobre a solicitação de nome e sobrenome:
O nome e o projeto são meramente para garantir que não haverão respondentes do mesmo projeto ou resultados duplicados, e só isso. Eu realmente relutei em pedir o nome do projeto, mas percebi que seria a única forma de dar qualidade aos dados.
Hoje eu trabalho na Dataprev (a empresa de TI do ministério da previdência brasileiro) onde muitos colegas de trabalho estão respondendo e por isso o risco de alguns terem trabalhado no mesmo projeto é significativo.
2. Sobre não usar combos ou máscaras
O “Form” do Google Docs, que eu usei para criar esta enquete, é bastante limitado e eu não consigo intervir com código javascript customizá-lo. Em contrapartida eu tive um ganho de tempo enorme em disponibilizar a enquete piloto, fazer ajustes e finalmente publicar pra valer.
3. Sobre a pergunta “Participação em projeto de migração de sistemas legados: sim/não”.
Tem uma validação nessa pergunta caso a pessoa responda não. O formulário barra e avisa para a pessoa não perder tempo e perceber isso mais adiante, ou forçar algumas repostas e submeter. Pode ser preciosismo mas prezei pela qualidade do dado.