Enquete - controle de votos repetidos

6 respostas
GouverMXT

Estou desenvolvendo uma enquete em que o cliente não quer que haja votos repetidos. Estou em dúvida sobre qual seria a melhor estratégia para fazer este controle, tendo em vista que a única forma (que eu conheço) de identificar quem está votando seria pelo endereço IP utilizado no momento da conexão, mas sabemos que este endereço é o endereço utilizado pelo modem/gateway, e se fizer o bloqueio desta forma outras pessoas que estariam sob o mesmo modem/gateway não conseguiriam votar mais. Alguma sugestão? Obrigado.

6 Respostas

Luiz_Aguiar

Os votos serão feitos por usuários sem cadastro, certo? ai complica…

Tem o cookie, mas basta o cara apagar o cookie e voltar novamente.

[]s

GouverMXT

Luiz Aguiar:

[]s

Sim sem cadastro. Um cadastro só para a enquete desestimularia as pessoas a votarem. Entendo que um controle 100% é impossível, mas estou à procura da melhor estratégia, talvez uma combinção de cookie + ip…

sergiotaborda

GouverMXT:
Luiz Aguiar:

[]s

Sim sem cadastro. Um cadastro só para a enquete desestimularia as pessoas a votarem. Entendo que um controle 100% é impossível, mas estou à procura da melhor estratégia, talvez uma combinção de cookie + ip…

A única forma de garantir que não ha votos repetidos é com cadastro. Todas as outras formas são furadas.
Bloquear por IP não funciona muito bem pois se vc estiver numa empresa, por exemplo, todo o mundo tem o mesmo IP quando visto de fora.
Cookies é uma opção viável, já que a maioria das pessoas nem saque que existem. Mas depende da audiencia da enquete. Se a audiencia fosse o GUJ, por exemplo, com certeza esse método seria falho. Cookies tem tb o problema de não permitir que mais de uma pessoa vote usando o mesmo browser.

Se usar cookies recomendo que estude como incluir nos calculos estatisiticos o erro que advem de não ter a certeza que ha repetidos ou não.

GouverMXT

Será que os métodos de captura de MAC Address do Java funcionam em ambiente Web para pegar o Mac do cliente?java.net.NetworkInterface .getHardwareAddress();

orlandocn

apenas se seu codigo java rodar no client side como um applet ou jws. Se for no server side esqueça

Luiz_Aguiar

Não, porque todo mundo acaba saindo pela mesma máquina, como disse o Sérgio, numa empresa com 100 computadores, todo mundo vai sair pelo mesmo servidor, é dele que vc pegaria o MAC.

Na boa, não gaste seu tempo com isso, coloca um cookie e mensura ai uma margem de 3% a 5% de margem de erro.

[]s

Criado 21 de maio de 2010
Ultima resposta 21 de mai. de 2010
Respostas 6
Participantes 4