Estou desenvolvendo uma enquete em que o cliente não quer que haja votos repetidos. Estou em dúvida sobre qual seria a melhor estratégia para fazer este controle, tendo em vista que a única forma (que eu conheço) de identificar quem está votando seria pelo endereço IP utilizado no momento da conexão, mas sabemos que este endereço é o endereço utilizado pelo modem/gateway, e se fizer o bloqueio desta forma outras pessoas que estariam sob o mesmo modem/gateway não conseguiriam votar mais. Alguma sugestão? Obrigado.
Enquete - controle de votos repetidos
6 Respostas
Os votos serão feitos por usuários sem cadastro, certo? ai complica…
Tem o cookie, mas basta o cara apagar o cookie e voltar novamente.
[]s
Os votos serão feitos por usuários sem cadastro, certo? ai complica…Tem o cookie, mas basta o cara apagar o cookie e voltar novamente.
[]s
Sim sem cadastro. Um cadastro só para a enquete desestimularia as pessoas a votarem. Entendo que um controle 100% é impossível, mas estou à procura da melhor estratégia, talvez uma combinção de cookie + ip…
Os votos serão feitos por usuários sem cadastro, certo? ai complica…Tem o cookie, mas basta o cara apagar o cookie e voltar novamente.
[]s
Sim sem cadastro. Um cadastro só para a enquete desestimularia as pessoas a votarem. Entendo que um controle 100% é impossível, mas estou à procura da melhor estratégia, talvez uma combinção de cookie + ip…
A única forma de garantir que não ha votos repetidos é com cadastro. Todas as outras formas são furadas.
Bloquear por IP não funciona muito bem pois se vc estiver numa empresa, por exemplo, todo o mundo tem o mesmo IP quando visto de fora.
Cookies é uma opção viável, já que a maioria das pessoas nem saque que existem. Mas depende da audiencia da enquete. Se a audiencia fosse o GUJ, por exemplo, com certeza esse método seria falho. Cookies tem tb o problema de não permitir que mais de uma pessoa vote usando o mesmo browser.
Se usar cookies recomendo que estude como incluir nos calculos estatisiticos o erro que advem de não ter a certeza que ha repetidos ou não.
Será que os métodos de captura de MAC Address do Java funcionam em ambiente Web para pegar o Mac do cliente?java.net.NetworkInterface .getHardwareAddress();
apenas se seu codigo java rodar no client side como um applet ou jws. Se for no server side esqueça
Não, porque todo mundo acaba saindo pela mesma máquina, como disse o Sérgio, numa empresa com 100 computadores, todo mundo vai sair pelo mesmo servidor, é dele que vc pegaria o MAC.
Na boa, não gaste seu tempo com isso, coloca um cookie e mensura ai uma margem de 3% a 5% de margem de erro.
[]s