Enquete: Desenvolvimento de aplicativos

O uso da internet cresce exponencialmente, e o uso de aplicações WEB cresce proporcionalmente, são fáceis de distribuir, atualizar e outras… Será unanimidade entre os desenvolvedores? Qual a sua preferência.

1 - Para Aplicações Desktop
2 - Para Aplicações WEB
3 - Para aplicações Mobile

4 - o que der dinheiro

A minha “preferida” ainda é:
5-para Console/Terminal

[quote=adrianoms]A minha “preferida” ainda é:
5-para Console/Terminal[/quote]
A minha também.

2 votos para a (5)

Qual o problema pra atualizar e distribuir aplicativos mobile?

4 - o que der dinheiro

Também voto na opção 4 (o que der dinheiro)

Opção 4, concordo plenamente.

Acredito que hoje em dia o que está bombando é o desenvolvimento Web, visto que com Desktop ou Mobile você é restringido pelas API's utilizadas, área de abrangência e knowledge sobre a tecnologia. Linguagem? Bom, podemos utilizar Java para desenvolver uma aplicação local com Swing, JSP & Servlets para Web e App's nativos para Android (Mas a mesma aplicação construida sobre essas três tecnologias da linguagem, são inviáveis dependendo do projeto e recursos financeiros). 

Mas e o iOS onde fica na história? Blackberry? WAP? Tablet's? TV's com Samsung blá blá blá?

É muito dificil ter conhecimento sobre diversas tecnologias diferentes e manter a Segurança, Compatibilidade, Concorrência, Escalabilidade, (Recursos Financeiros para construir e manter a aplicação), Manutenção e etc...

Com desenvolvimento Web utilizando as ultimas tecnologias disponíveis como HTML 5, CSS 3, JavaScript, JQuery e alguma linguagem no backend como Java, você consegue desenvolver para qualquer disponível que tenha um browser.

Acabou! Problema resolvido. A área de abrangência de sua aplicação é muito maior do que as outras áreas apresentadas, sendo que ela executará em diversos dispositivos diferentes e haverá uma grande economia de dinheiro e recursos.

Claro que dominar essas tecnologias e saber desenvolver utilizando os últimos padrões não é algo trivial, mas com dedicação você consegue.

Agora mesmo que escrevo essa mensagem, estou com o livro aberto: PRO Android Web Apps - Develop Android using HTML 5, CSS 3 & JavaScript.

[quote=vininewday]
Com desenvolvimento Web utilizando as ultimas tecnologias disponíveis como HTML 5, CSS 3, JavaScript, JQuery e alguma linguagem no backend como Java, você consegue desenvolver para qualquer disponível que tenha um browser.[/quote]

Apenas torça para a concorrência não oferecer uma interface nativa porque o usuário vai preferir, se ele tiver escolha (principalmente em mobiles e tablets).

Consertei pra vc.

Pensando como pai de familia:
Opção 4, ou seja, o que paga o leitinho das crianças…

Pensando como programador:
Opção 5… acho que é por isso que gosto tanto de linux e não tenho windows em nenhum computador pessoal faz quase 10 anos…

agora falando sério (rs rs rs)…

Acho que depende muito da necessidade… se Web atender a necessidade, não vejo por que não fazer por ela, afinal… ela vai funcionar em qualquer lugar, inclusive em dispositivos móveis…
Mas se a necessidade começa a ser muito especifica, Web pode não atender e então entra o Desktop/Mobile…

Depende também do que você esta desenvolvendo… um hot site, ou aplicativo com meia duzia de campo, um ERP, um jogo, etc…

É como tudo em desenvolvimento de software: DEPENDE DO CONTEXTO! Simples assim.

Acredito que nós como desenvolvedores não podemos nos limitar ou preferir apenas um ambiente, linguagem, paradigma ou metodologia. Somos contratados para resolver problemas e algumas vezes (com sorte e quando temos liberdade) inovar.

Se o projeto atingir seu objetivo sendo em desktop melhor que na web, que seja em desktop. Infelizmente conheço muitos programadores que mesmo sabendo disso insistem em tentar mudar tudo que puderem apenas para poderem programar para web.

Não gosto de rótulos como PROGRAMADOR WEB ou PROGRAMADOR DESKTOP, é claro que cada um se especializa naquilo que se identifica melhor mas tem gente que cria fronteiras onde não deveriam existir. É apenas minha opinião, sei que posso ser um pouco radical mas é assim que penso.

[quote=Hebert Coelho]4 - o que der dinheiro[/quote]Boa.
Atualmente, no meu caso, 4 implica em 1 hehehe.