Enquete : Qual a sua IDE preferida?

Caros colegas:

Esta é minha primeira mensagem na comunidade. Estou contando com a experiência de todos para dar opiniões sobre a ferramenta IDE que utilizam (Fortè, JBuilder, Sun Java Studio, Eclipse, etc.) e qual oferece maiores recursos e produtividade (obs.: Preferencialmente Open Source, com versão para Linux e recursos para JSP). Quaisquer comentários serão muito bem vindos.

Sou Analista de sistemas e desenvolvedor C/C++, PHP, MS-VB/VBScript (por necessidade, fazer o que…) e estou começando meus estudos na plataforma J2EE.

Saudações a todos

Eclipse ou IntelliJ IDEA. O resto nao vale nem a pena discutir :wink:

[img]http://www.eclipse.org/artwork/images/eclipse_bckgr_logo_fc_sm.jpg[/img]

Pesquise no fórum. Isso já foi bastante discutido. :wink:

Ainda nao frequentava esta praia, mas vi as msg anteriores e isso ja foi discutido até a exaustao. De uma pesquisada, que tem msg pra dedeu sobre este assunto.

Ah! NetBeans é a melhor!!!

Caros colegas…

Adiantando as respostas… Estou “varrendo” o fórum à procura de discussões anteriores sobre o tema. Caso alguém tenha novidades ou algo a acrescentar, agradeço.

Saudações binárias a todos.

como o Marcus disse, esse assunto já foi muito discutido aqui, só usar o pesquisar do fórum que você irá ver.

mas falando um pouco sobre as IDEs, o povo aqui do GUJ é fã do Eclipse, conseguiram me converter para Eclipse User (antigamente eu usav ao Netbeans).

Eu na primeira vez que vi Java, foi com o JBuilder, como não é free, procurei soluções free, e encontrei o NetBeans, na época me falaram sobre um tal de Eclipse, fiz seu download, abri ele e achei horrível, parecia um Editor de Texto normal, continuei usando o NetBeans.

Conheci o GUJ, e o pessoal sempre falando do Eclipse, fiz o download novamente e comecei a “fuçar” um pouco mais, comecei a ver suas features, sua parte de Refactor e quando eu comecei a conhecer os seus plugins (http://eclipse-plugins.2y.net/eclipse/index.jsp, comecei ver que ele era fantástico.

E agora estou aqui, viciado em Eclipse, e qualquer amigo que pede ajuda eu sempre aconselho ele, tudo culpa do GUJ :wink:

Eu disse tudo isso para você ver, que as vezes a primeira impressão do Eclipse não é das melhores, mas analisando melhor, você vê que ele é muito bom.

Agora se você quer ver uma boa IDE para VOÇÊ utilizar, aconselho fazer o download delas e testar por você mesmo, quem sabe você se familiariza com uma outra diferente do Eclipse

Eclipse, NetBeans e o bom e velho [size=“24”]VI[/size]

Agradeço ao Junior pela resposta e pela paciência.

Eu já baixei e estou testando Fortè e JBuilder… mas, pelo jeito, eles serão “eclipsados” pelo Eclipse… já estou baixando :lol:

Grazie per tutti!

Claro… VI, EMACs…

IDE´s são “tratores”… estes são “alicates” e “martelos”… não dá pra viver sem.

Eu já usei o Visual Cafe da Symantec, mas ainda vi nenhum post no GUJ se referindo a ele (fiz uma pesquisa e não retornou nenhum post).

Será que mais ninguém aqui teve essa expereiência “maravilhosa”?? :smiley:

P.S.: Hoje uso e aprovo o Eclipse.

Esse vicio não é so aqui no GUJ…o povo ama o Eclipse…

Inclusive eu…Até para PL/SQL eu ja ando usando o Eclipse :smiley:

[]'s

eclipse sem dúvida alguma

[]'s[/quote]

Opa …

Mais detalhes por favor!!! :shock:

[]'s[/quote]

Opa …

Mais detalhes por favor!!! :shock:[/quote]

Olá,

O que acontece…aqui na empresa eu uso mais SQL e PL/SQL do que java…como uso o Eclipse para Java e adoro ele o que eu fiz…fui atras de um plugin…
Achei o JFaceDBc…testei varios mas IMHO - ele é o melhor…
Então com ele uso direto para SQL e tb o editor dele para PL/SQL… Como editor de PL ele não é dos melhores…mas to entrando em contato com os caras pra ver se da pra melhorar isso…

[]'s

Mauricio, posso aproveitar pra encher um pouco teu saco, e te pedir pra linkar as suas descobertas aqui nesse topico? Assim fica facil de apontar pra um lugar so quando alguem precisar de uma IDE :wink:

[quote=“fabgp2001”
O que acontece…aqui na empresa eu uso mais SQL e PL/SQL do que java…como uso o Eclipse para Java e adoro ele o que eu fiz…fui atras de um plugin…
Então com ele uso direto para SQL e tb o editor dele para PL/SQL… Como editor de PL ele não é dos melhores…mas to entrando em contato com os caras pra ver se da pra melhorar isso…

[/quote]

Ah … esse eu também ja uso… como você falou o suporte dele é legal só SQL…

Se descobrir algum plug-in mais especifico da um toque.

[]'s

Mauricio, posso aproveitar pra encher um pouco teu saco, e te pedir pra linkar as suas descobertas aqui nesse topico? Assim fica facil de apontar pra um lugar so quando alguem precisar de uma IDE ;)[/quote]

Good idea, cv!

Vou copiar os links e postar aqui… se tiver dicas sobre alguma forma melhor para fazer isso, me fale.

[ ]´s

[quote=“RodrigoSol”][quote=“fabgp2001”]

[/quote]

Ah … esse eu também ja uso… como você falou o suporte dele é legal só SQL…

Se descobrir algum plug-in mais especifico da um toque.

[]'s[/quote]

Eu ja achei alguns no SF, mas ainda estão em fase de contrução…assim que sair algum te aviso…

[]'s

Atualmente ainda estou usando mais o bloco de notas mesmo, pois estou no inicio do aprendizado. Baixei o NetBeans e o Eclipse, não sei o porquê, mas me senti mais a vontade no NetBeans, tanto para escrever um programa Java quanto para configurar o editor. Estou mexendo no Eclipse mas não me senti muito a vontade nele ainda.

apesar de usar bastante o eclipse, eu gosto mais do Netbeans. porém, qualquer uma das duas é uma ótima escolha.