como o Marcus disse, esse assunto já foi muito discutido aqui, só usar o pesquisar do fórum que você irá ver.
mas falando um pouco sobre as IDEs, o povo aqui do GUJ é fã do Eclipse, conseguiram me converter para Eclipse User (antigamente eu usav ao Netbeans).
Eu na primeira vez que vi Java, foi com o JBuilder, como não é free, procurei soluções free, e encontrei o NetBeans, na época me falaram sobre um tal de Eclipse, fiz seu download, abri ele e achei horrível, parecia um Editor de Texto normal, continuei usando o NetBeans.
Conheci o GUJ, e o pessoal sempre falando do Eclipse, fiz o download novamente e comecei a “fuçar” um pouco mais, comecei a ver suas features, sua parte de Refactor e quando eu comecei a conhecer os seus plugins (http://eclipse-plugins.2y.net/eclipse/index.jsp, comecei ver que ele era fantástico.
E agora estou aqui, viciado em Eclipse, e qualquer amigo que pede ajuda eu sempre aconselho ele, tudo culpa do GUJ
Eu disse tudo isso para você ver, que as vezes a primeira impressão do Eclipse não é das melhores, mas analisando melhor, você vê que ele é muito bom.
Agora se você quer ver uma boa IDE para VOÇÊ utilizar, aconselho fazer o download delas e testar por você mesmo, quem sabe você se familiariza com uma outra diferente do Eclipse