Enquete

qual é o melhor e mais completo framework para desenvolvimento web em java?

Ah, esta, sem dúvida, é a grande questão do desenvolvimento JEE !! ^^

Bom, brincadeiras à parte… acho que o mais completo é o Spring, que já abrange módulo MVC, AOP, transações, persistência e outras coisinhas a mais… Mas, lógico que tudo depende da necessidade. Qual é a sua?

[]´s

Eu gosto do Spring MVC agora com suporte a anotações, o VRaptor esta bem legal também estilo Ruby On Rails, chega de burocracia.

Não existe framework melhor. Isso depende um pouco de gosto e de necessidade.

Mais completo? Porque você compraria um carro que anda a 230km/h se na sua cidade só é permitido andar até 80km/h?

Ou seja, não há uma formula mágica para você dizer que X é melhor e Y pior, ou que A é mais completo. Você precisa é analisar suas necessidades e assim optar por um framework ou outro. E quem sabe até mesmo não usar framework algum, ou criar o seu.

Nada vem de graça. E ser mais completo exige, por exemplo, mais gasto de processamento, memória e tudo mais conforme você possui mais funcionalidades. Há hoje uma série de frameworks para tudo, desde gerar XML, controladores, persistencia, datas… cabe a você saber a necessidade e avaliar o uso de cada um baseado nessa necessidade.

Da forma como a pergunta foi feita parece que todos os frameworks concorrem entre sí para ser o favorito, porém não são. Cada um trabalha no seu nicho específico. Assim como o caso Spring X EJB, onde muita gente tenta comparar e dizer “quem é o melhor”, sendo que ambos não tem nada a ver um com o outro, mesmo tendo algumas funcionalidades parecidas.

É que estou ouvindo falar maravilhas a respeito do Grails e gostaria de mais opiniões. Oque vc’s acham dele?