"
Bom… se eles fazem isso estão apenas enganado a si próprios… também duvido que cheguem a tanto, hehehehe
se estão manipulando os resultados, eu não sei, mas é possível. Agora, uma pergunta:
Em que, essa enquete pode ser útil?
Como podemos saber se tal enquete é confiável e não tendenciosa? Se a empresa por tráz da enquete é séria? Só pagando para ver! 
Qualquer enquete de Internet não é valida estatisticamente.
Tem q haver aleatoriedade para valer.
Tão confiáveis quanto as estatísticas!
Alias, 73,8% das estatisticas são inventadas! 
Vamos aos fatos:
1 - As enquetes são PLENAMENTE CONFIÁVEIS. É nas pessoas que não devemos confiar.
2 - Parem de beber água. 100% das pessoas que bebem água, morrem.
3 - Está provado que fazer aniversário é saudável. Estatísticas mostram que pessoas que fazem mais aniversários vivem mais.
4 - 33% do acidentes de trânsito envolvem pessoas embriagadas. Portanto 67% estão completamente sóbrias, a conclusão é que devemos dirigir totalmente bêbados.
periodicamente sao removidos os votos considerados invalidos, “mesmo ip”, “ip com mesma subnet”, “ips invalidos” etc que caraterizam utilizacao de programas que acessam a pagina para votacao.
a maioria dos sites utiliza uma imagem com caracteres usada para validacao de forma a reduzir votacao por scripts/programas etc mas mesmo assim há ocrs que conseguem ler os caracteres
Abraco
A enquete bate com a distribuicao de vagas no site
Enquete com profissionais de TI http://www.tihunter.com/PollResult.aspx?PollID=3
Vagas publicadas: http://www.tihunter.com/public/graphics/statistics.aspx
Essa com certeza é:
[size=18] Mercado java, faltam profissionais?[/size]
URL:http://www.enquetes.com.br/enquete.asp?opcao=4858906?
Quem me acompanha no twitter já deve ter lido, mas estava com uma idéia de sistema de enquete, será que alguém quer implementar? hehe
Bom, a proposta, que a diferencia de outros sistemas de enquete que encontrei, é a integração com o twitter. Só poderia ter um voto por conta de twitter, o que atrapalharia um pouco as fraudes. Mas o controle ainda poderia ser mais fino, por exemplo: só pode votar pessoas que estão até um grau X do criador da enquete. Por exemplo, se ele escolhe 1, só os amigos dele votam, 2, votam os amigos dos amigos também, etc. Isso seria útil quando a pessoa quer saber o que seus amigos pensam, ou aqueles que supostamente têm um perfil mais semelhante ao seu. Pra fazer essa votação, a pessoa poderia escolher se quer fazer um voto público, e aí ela simplesmente posta na sua timeline com alguma hashtag que seja um identificador único da enquete + voto, ou então a pessoa pode fazer um voto privado via oAuth. Nos resultados da enquete poderia aparecer com um mouseover sobre o gráfico quem votou naquela opção (e o número de anônimos).
O que acham?
[quote=josenaldo]Vamos aos fatos:
1 - As enquetes são PLENAMENTE CONFIÁVEIS. É nas pessoas que não devemos confiar.
3 - Está provado que fazer aniversário é saudável. Estatísticas mostram que pessoas que fazem mais aniversários vivem mais.
4 - 33% do acidentes de trânsito envolvem pessoas embriagadas. Portanto 67% estão completamente sóbrias, a conclusão é que devemos dirigir totalmente bêbados.[/quote]
Herere, Cruz.
[quote=josenaldo]Vamos aos fatos:
4 - 33% do acidentes de trânsito envolvem pessoas embriagadas. Portanto 67% estão completamente sóbrias, a conclusão é que devemos dirigir totalmente bêbados.[/quote]
Concordo. Pode-se distorcer um fato para chegar em uma conclusão desejada, fazendo que o acontecimento tenha uma repercução negativa…
Fora isso, a pessoa pode facilmente alterar o resultado da enquete, para seu próprio gosto.
[quote=Bani]Quem me acompanha no twitter já deve ter lido, mas estava com uma idéia de sistema de enquete, será que alguém quer implementar? hehe
Bom, a proposta, que a diferencia de outros sistemas de enquete que encontrei, é a integração com o twitter. Só poderia ter um voto por conta de twitter, o que atrapalharia um pouco as fraudes. Mas o controle ainda poderia ser mais fino, por exemplo: só pode votar pessoas que estão até um grau X do criador da enquete. Por exemplo, se ele escolhe 1, só os amigos dele votam, 2, votam os amigos dos amigos também, etc. Isso seria útil quando a pessoa quer saber o que seus amigos pensam, ou aqueles que supostamente têm um perfil mais semelhante ao seu. Pra fazer essa votação, a pessoa poderia escolher se quer fazer um voto público, e aí ela simplesmente posta na sua timeline com alguma hashtag que seja um identificador único da enquete + voto, ou então a pessoa pode fazer um voto privado via oAuth. Nos resultados da enquete poderia aparecer com um mouseover sobre o gráfico quem votou naquela opção (e o número de anônimos).
O que acham?[/quote]
O problema de enquetes não é esse, é que não tem como você saber se sua amostra é homogênea.
Exemplos: E se 80% dos que votaram na sua enquete são do Amazonas sendo que a maioria do seu público alvo está em São Paulo? Faz uma enquete sobre Linux e anuncia no br-linux. Depois faz outra e anuncia no baboo e meio bit. E se você anunciar a mesma enquete nos dois, quem garante que o percentual de fãs de Linux que votaram representam o percentual do mercado. Aliás, de qual mercado? Mundial, brasileiro, paulista?
Institutos de pesquisa conseguem precisão maior com amostra menor das enquetes porque fazem amostragem estratificada por faixa etária, posição geográfica, renda, etc.
Sim, eu estudei estatística, mas note que o sistema que eu estou falando não é pra fazer pesquisa eleitoral ou algo assim, estou propondo um sistema de enquete para você saber o que seus amigos e amigos de amigos pensam.
Então, pra esse caso, dependendo do nível dos seus amigos e “afins” não precisa de muita coisa porque orisco de fraude seria pequeno.