Pessoal estou formulando umas vídeo aulas para ensinar lógica de programação, estive pensando em ensinar usando portugol, porem como eu pretendo ensinar primeiramente só o básico mesmo pensei em usar javascript, o que acham da ideia? Levando em conta que vou passar o básico do básico, loop, o que é uma variável, função etc. Daria muito bem pra fazer com javascript não? Gostaria de ouvir a opinião de vocês a respeito, um abraço.
Use portugol mesmo. Afinal, você estaria condicionando o pensamento dos possíveis alunos a uma sintaxe específica, a do javascript e isso não é legal.
A idéia de usar português estruturado é justamente não deixar margens para que você associe determinada estrutura à uma sintaxe e por isso é a melhor idéia.
Eu tinha pensado em algo parecido com isso. Javascript tem uma sintaxe parecida com a do java, mas tem algumas vantagens para quem está começando a desenvolver: tem tipagem fraca, multiparadigma, diversas aplicações hoje em dia. Você pode ensinar javascript, inclusive, usando uma biblioteca gráfica por exemplo, como o processing.js, chamando ainda mais a atenção e instigando a vontade de aprender do aluno.
Essa idéia do portugol é furada. Não vejo nenhuma faculdade de ponta aqui em São Paulo usando isso. Universidades de ponta estrangeiras como o MIT e Harvard ensinam os fundamentos da Ciência da Computação com Python por exemplo.
Acho uma boa idéia.
Esta linguagem seria a mais acessível… qualquer aluno que sabia o que seja um navegador.
É um bom começo.
Não é o certo mas acredito que estimule mais. Mas não deixaria de começar com portugal no papel, só o básico sem exagerar, e depois leva as crianças pra brincar de javascript no parquinho http://jsfiddle.net/.
É uma boa sim. Talvez começar com portugol seria melhor, depois migrar para JS. Inclusive já existe um livro na Casa do Código de lógica de programação com Javascript.
então, ja ouvi falar que existem debugadores javascript, porém nunca usei.
se você tiver um debugador bom para poder ensinar tudo bem.
ja que eles teram que aprender, além de lógica os algoritmos famosos: arvores, grafos, buscas… um debugador bom facilita no aprendizado
Brother acho que para lógica de programação se você quiser usar uma linguagem eu recomento o Turbo Pascal, ele é lógica pura.
[quote=joaoabi]
Brother acho que para lógica de programação se você quiser usar uma linguagem eu recomento o Turbo Pascal, ele é lógica pura.[/quote]
Também recomendo o Pascal. A sintaxe é simples e de fácil leitura.
[quote=Sem_Nome][quote=joaoabi]
Brother acho que para lógica de programação se você quiser usar uma linguagem eu recomento o Turbo Pascal, ele é lógica pura.[/quote]
Também recomendo o Pascal. A sintaxe é simples e de fácil leitura.[/quote]
Isso é unânime ser a primeira linguagem a ser praticada, como faz a maioria das faculdades. Mas acho que o propósito dele é radicalizar um pouco, vai ser um diferencial, senão vai ser mais uma aula parecida com outras. A vantagem do JavaScript é forçar o aprendiz em direção a uma realidade. Não é certo, mas é interessante.
[quote=javaflex][quote=Sem_Nome][quote=joaoabi]
Também recomendo o Pascal. A sintaxe é simples e de fácil leitura.[/quote]
Isso é unânime ser a primeira linguagem a ser praticada, como faz a maioria das faculdades. Mas acho que o propósito dele é radicalizar um pouco, vai ser um diferencial, senão vai ser mais uma aula parecida com outras. A vantagem do JavaScript é forçar o aprendiz em direção a uma realidade. Não é certo, mas é interessante.[/quote]
esse é o ponto !
Sempre fui autodidata e a primeira vez que peguei um livro/apostila que falava sobre programação, em especial lógica, vinha com toda aquela coisa de compilador/interpretador, linguagem de máquina, programação procedural etc, eu sei que tudo isso é muito importante e é um conhecimento básico pra quem deseja ser profissional mas acho que se eu começasse já dando a prática ( uma breve introdução e depois resolver vários algoritmos) o pessoal se empolgaria mais e consequentemente correria atrás de estudar mais a fundo programação, as primeiras aulas teóricas foram um saco mas quando eu fiz meu primeiro algoritmo que tinha um pouco mais de complexidade fiquei maravilhado, a ideia é começar mostrando os conceitos básicos como condicionais, laços, função e depois partir pra prática resolvendo uma porrada de algoritmos.
Usando claro javascript que vem se tornando a cada dia mais popular e já é realidade como linguagem principal em alguns ambientes, alem da pessoa já aprender uma linguagem atual qualquer pessoa que tenha um navegador no pc e vontade de aprender poderia fazer o curso.
Imaginem vocês com poucos minutos de aula já fazendo alguns algoritmos, codificando e vendo o resultado do seu aprendizado, se na minha faculdade fosse assim teriam menos desistências e reprovações nas matérias de programação.
Eu não vejo muito problema desde que você realmente use o básico da linguagem.
Apenas tome o cuidado de selecionar um método de entrada e saída de dados que seja simples para testar os programas.
O JavaScript tem uma vantagem realmente enorme para esse caso: não tem barreiras. Nao precisa instalar compilador. Nao precisa abrir command line. Nao precisa de um sistema operacional específico. No final da primeira aula o programador mirim ja pode chegar em casa, abrir o notepad e mostrar o resultado mesmo no Windows com Internet Explorer! To ate escrevendo um post sobre isso.
Verdade, é bem simples desenvolver e testar. E outra coisa, a maioria dos desenvolvedores Java tem medo de JS justamente por não saberem. Caem de para-quedas no JSF e aí que a coisa fica bonita. Falo por experiência própria. Já apanhei bonito. =)
Aprender lógica com JS já quebra essa barreira e passa a ser a linguagem “nativa” do desenvolvedor. A proposta é muito boa, o livro do Paulo está nos meus To Buy. Também quero montar um curso assim por aqui.
Já usei o skeptik, mas atualmente tenho preferido o Gedit e referências em http://www.w3schools.com/js/
Não tem um autocompletar, mas acho o modo de destaque do Gedit para javascript bem interessante.
Já usei o skeptik, mas atualmente tenho preferido o Gedit e referências em http://www.w3schools.com/js/
Não tem um autocompletar, mas acho o modo de destaque do Gedit para javascript bem interessante. [/quote]
eu rocomendaria para os alunos o gedit também,estou usando para brincar um pouco com ruby , e a mudança de cores dele é otima.