Ensino Caelum

5 respostas
S

Boa tarde pessoal!

Gostaria de tirar uma dúvida e pedir a opinião de vocês. Terminei a faculdade de Sistemas de Informação e decidi me dedicar em desenvolvimento de sistemas. Escolhi a linguagem Java por: Ser multiplataforma, disponibilizar diversas bibliotecas (classes), poder desenvolver em multicamadas (projeto web) e pra uso no desktop (projeto c/ swing).

Tenho como objetivo principal de aprendizado construir um projeto simples de uma aplicação web com conexão a banco de dados MySQL. Ex: Sistema de Controle de Caixa Registradora.

Estou estudando com as apostilas disponibilizadas pela Caelum e gostaria de saber se ao término dessas duas apostilas eu consigo alcançar meu objetivo.

Até o momento, estou no Cap 10 da FJ 11. Entendi sobre Polimorfismo, Herança, Classes Abstratas e Interfaces mas não vejo como posso aplicá-las nesse meu objetivo. A apostila cobre a parte de projeto? Aliás, projetar com UML e etc seria os design patterns?

5 Respostas

peczenyj

Ola

O seu sistema esta longe de ser simples. Uma caixa registradora tem varios aspectos tecnicos que podem ser bem complicados como o calculo de impostos, impressão, etc. Mesmo que vc faça um sistema que simule uma caixa, vai ter belos desafios.

IMHO vc poderia pensar em um sistema de controle de gastos pessoais. Algo com uma descrição, valor e um botão ou link para dizer que pagou.

Nesse caso vc tem um dominio mais simples. Vc vai trabalhar com um conjunto de Gastos.

Agora vc pode evoluir para algo onde Entra ou Sai dinheiro. Receita ou Gasto. Perceba que vc ja tem um comportamento polimorfico ai se quiser tratar so dois como movimentações de dinheiro. Para este comportamento vc pode utilizar herança, composição, etc.

Se vc pegar um desafio mais simples e completa-lo, uma caixa registradora é questão de tempo.

S

Então peczenyj, no caso a minha “Caixa Registradora” seria essas entradas e saidas de dinheiro, esse controle simples de gasto.