Entendendo comunicação de tipos

4 respostas
Adilson_Ferreira

Ola pessoal,

Sou novo no mundo do Java e consequentemente aqui do fórum também.

Estava lendo a apostila da Caelum, e chegou em um exercício que fiz, mas me restou algumas dúvidas.

O exercício pedia para fazer uma classe Funcionario, dentre suas variáveis uma teria que ser do tipo Data.

public class Data {

int dia;
	int mes;
	int ano;

//getters e setters

public String toString(){
		return this.dia + "/" + this.mes + "/" + this.ano;
	}

}

minha classe de teste ficou assim:

public class TestaFuncionario {

public static void main(String[] args) {

Data data = new Data();
		data.setAno(2009);
		data.setMes(02);
		data.setDia(16);

Funcionario f = new Funcionario("Adilson", "T.I.", 800, data, "xxx.xxx.xxx-x",true);	
		f.mostra();

}
}

Minha dúvida é: Se existe uma forma melhor de fazer, e se o toString foi bem empregado.

Grato

4 Respostas

edmarr

Primeiramente, Bem Vindo Ao Forum
O que aconteceu foi que vc sobrescreveu o metodo toString() , padrão ou seja vc vai ouvir muito falar em override e overload , sobrescrever e sobrecarga.

Mas se foi pedir uma variavel do tipo data nao teria que ser ,

class data{
    private date;

//get and setters aqui

}

Bom Estudo .

Adilson_Ferreira

Desculpa se não fui claro, mas pedia que eu criasse a variavel dataEntrada do tipo Data, em que eu deveria criar uma classe Data.

Andei lendo sobre override e overload…

Basicamente queria saber se o modo que fiz é certo, e se existe um “melhor”.

Grato

danielfigueiredoc

Adilson Ferreira:
Desculpa se não fui claro, mas pedia que eu criasse a variavel dataEntrada do tipo Data, em que eu deveria criar uma classe Data.

Andei lendo sobre override e overload…

Basicamente queria saber se o modo que fiz é certo, e se existe um “melhor”.

Grato

Bem vindo ao forum!

Veja, errado o que você fez não esta, afinal ele compila, porém como já dito pelo edmarr, você poderia fazer com uma variavel do tipo Date, porque pense, se você precisasse adicionar dias a essa data, fazer cálculos com subtração de dias, meses e anos, então você tem anos bissestos (nao sei como escreve) entre outras coisas que lhe faria perder tempo com lógica beste e chata de se fazer.
É aconselhavel que você já use a classe pronta do java que lhe irá proporcianar um pacote de ferramentas úteis, procure saber sobre Date, e Calendar como tipos para manipulação de data.

Até mais!

Adilson_Ferreira

Entendi… vou ver sim.

Fiz assim pois era um exercício referente a variáveis “objeto”… ensinando a criá-las, etc.

Vlw aos dois amigos.

Criado 28 de setembro de 2009
Ultima resposta 28 de set. de 2009
Respostas 4
Participantes 3