Entendendo OPEN SOURCE

19 respostas
A

Pessoal, vi a notícia sobre a nomeação de um diretor para o projeto Eclipse. Afinal, como “funcionam” projetos como o Eclipse ? Existem gastos sobre o projeto e mesmo assim o eclipse é gratuito. Também existem outros projetos desta natureza, por que as empresas gastariam tempo e dinheiro para no final distribui-los livremente ? :?

19 Respostas

M

ah cara… isso é uma baita discução… com certeza um dos melhores lugares pra encontrar respostas com gente boa no assunto é no Fórum do Software Livre mesmo… eu era Slacker fanático (bem, ainda sou slacker, mas não ando mais por ai todo de preto gritando o nome da distro heahae), não to acompanhando as news no mundo open, … bem, peço q alqum linuxicista ou qualquer outro adepto de corpo e alma entre pra discutir no topico! :smiley:

eltonk

Na minha opinião o maior lucro que eles ganham é a propaganda de seus nomes… no caso do Eclipse temos a IBM e a SUN. Existe maior e melhor propaganda que esta?! =P
Milhões de programadores no mundo todo utilizando a tua IDE e afirmando que ela simplesmente é melhor que outras IDE’s inclusive as pagas?!

Abraços,

M

…a Sun não esta por tráz do NetBeans ao invéz do Eclipse? :roll:

eltonk

Eu citei a SUN por causa do JAVA…
:blackp:

J

Fora a propaganda, as empresas tambem podem ganhar conhecimento com software livre. Imagine os seus funcionarios distindo tecnologia com boas cabeças pensantes durante um bom tempo. E mais, imagine os seus funcionarios fuçando bons codigos e aprendendo com eles. Investir em software livre, como o Linux, por exemplo, pode ser uma boa para ganhar “uns trocados” a mais prestando serviço.

valeuz…

eltonk

O jack tem razão…
Atráz do software livre tem muita prestação de serviços, não que em softwares pagos não tenha e que sejam mais baratos. Mas a grana que um empresário iria gastar em registro de softwares muitas vezes acaba sendo investido em prestações de serviços como manutenção e cursos. Uma grande vantagem para a empresa, pois treina seu pessoal e para o dono do software, que vende os seus serviços de consultoria e treinamento…

Abraços,

F

Mas pleo que ue saiba o próprio fundador da ídeia ja avisou , que programa livre não que dizer que seja gratuito…Vc tenque pagar sim, mas a diferencça é que vc pode modificar o programa da maneira que vc achar melhor…foi o que entendi, e que as licenças são bem mais baratas, para o governo não tem nada melhor que isso por isso que a microsoft tá chorando , se o governo adotar o padrão!!!

eltonk

Software Livre x Gratuito
http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/002511.html

Sei que não tem muito a ver com o tópico, mas achei muito interessante…

Abraços,

F

“eltonk”:

Abraços,

Cara mas cá entre nois uma coisa é ser fonte aberta, que é o bicho …agora ser gratuito num dá, como o cara vai ganhar para fazer os softers???Nessa pseudodemocracia que vivemos essa ideia não da certo…Não tem como infelizmente

M

é… acho q ninguém aqui estuda feito um louco pra trabalhar de graça depois :roll:, bem… no caso, nao seria trabalhar né… mas sim fazer em horas livres… oq eu pessoalmente, prefiro me ocupar com outras coisas q não seja computador heheheha

F

se o kra tiver desempregado, ele pode fazer um software gratuito e por o nome dele, contato e etc… dai se o programa for bom, e muito usado… ele pode arrumar um emprego pelo programa…

eltonk

“FelipeSS_2”:
“eltonk”:

Abraços,

Cara mas cá entre nois uma coisa é ser fonte aberta, que é o bicho …agora ser gratuito num dá, como o cara vai ganhar para fazer os softers???Nessa pseudodemocracia que vivemos essa ideia não da certo…Não tem como infelizmente

Propaganda é a alma do negócio :slight_smile:
Tornando-se conhecido no meio, dúvido que vc fique desempregado…
Mesma idéia que o Felipe citou…

J

Ai pessoal, soh pra nao abrir um outro Tópico pra isso… mas li esse artigo hoje, e sinceramente apavooooorraaa!!! esse professor eu queria pra mim!!

Pra quem tem, e quer mais cultura vale a pena ler, e principalmente para os que foram no V FISL!!

O nome do artigo é Eucaristia Digital! vale a pena ler, artigo de:
Prof. Pedro Antonio Dourado de Rezende
Departamento de Ciência da Computação
Universidade de Brasília

se não tiverem saco pra ler todo o artigo que na minha opinião eh brilhante, leiam pelo menos o ultimo parágrafo e vejam o pq dele escrever o artigo!
http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/trabs/eucaristia.html

para ler mais algum dos diversos artigos desse professor:
http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/segdadtop.htm

cya!

J

Lamento insistir!!!

mas leiam, leiam e leiam, eh grande mas eh muito bom!!! =)

cya!

M

ja salvei a pagina pra ler no fim de semana! :slight_smile:

B

Desculpem fugir um pouco do assunto, ma só para não abrir outro tópico:

Descoberta falha grave no kernel do Linux

O website especializado em Linux Linuxreviews.org divulgou que um simples código em linguagem C pode travar completamente o kernel do sistema operacional. Segundo o site, as versões vulneráveis são as 2.4.2x e 2.6.x construídos para processadores de arquitetura x86 (AMD ou Intel).

De acordo com o site, a vulnerabilidade ainda não tem origem conhecida. No entanto, correções para algumas versões do Linux já foram divulgadas na própria página.
IDG Now!
14/06/2004

8O

M

…mas só se tu executar localmente né? e como root eu imagino…, pq… exploit remoto q faça isso… bããã… quero ver… 8O

B

Matheus, eu tb suponho que sim, mas não tenho certeza, não tenho conhecimentos profundos de Linux, alguém mais craque aí na lista podia confirmar… :idea: :wink:

M

não deve ser remoto… se não a noticia teria saído até no Jornal Nacional… heheh, deve ser local e com conta root…

Criado 5 de junho de 2004
Ultima resposta 19 de jun. de 2004
Respostas 19
Participantes 8