Entendendo os (lets)

Ola pessoal,

Estou com um dúvida, gostaria de saber porque forem nomeados essas tecnologias usando lets no fim, elas possuem algo em comum ? parece que elas possuem algumas coisas em comum como por exemplo terem um ciclo de vida tal.

Alguem saberia me explicar dentre essas (Servlets, Applets, Xlets, MIDlets) porque desse nome (todos com lets no final).

Obrigado.

Acho que muitas palavras em inglês terminadas em “let” significam algo pequeno, como a palavra facelet.
Quem sabe pode ser aplicado ao mesmo significado. Por exemplo, applet pode significar uma pequena aplicação (não somente feita em Java). Já Servlet acho que pode ser a combinação de uma aplicação que roda em web server.

Parece fazer algum sentido, mas eu tenho lá minhas dúvidas.

Daniel, se não me engano o sufixo “let” quer dizer pequeno.

olá pessoal,

é realmente o que voces disseram parece fazer sentido sim,
mas ainda estou querendo entender o porque desses nomes.

alguem mais tem alguma sugestão do significado dessas palavras?

De fato, você pode ver na Wikipedia ( http://en.wikipedia.org/wiki/Diminutive#English ):

Por exemplo, “starlet” é uma estrela (de cinema).

Applet, ao pé da letra, é uma pequena maçã (apple + let); mas a palavra foi reaproveitada para designar uma pequena aplicação (app (lication) + let).
Por algum motivo, muitas aplicações Java acabaram usando esse sufixo (onde o “let” acabou não mais significando “pequeno” mas sim “aplicação Java”). MIDlet = Aplicação Java que roda no perfil MIDP, e assim por diante.

applet, servlet, tortlet e por aí vai hahahahahha