Entender a estrutura de uma aplicação WEB com java

9 respostas
dyegocm

Boa noite,

Bem sou iniciante em j2EE, e estou querendo praticar a linguagem…quero desenvolver um pequeno portal…que tenha um cadastro de PF e PJ, cadastro de noticias…algo bem didático. Bem a dúvida que não quer calar é…o que eu devo usar? Já fiz exemplos usando servlets, hibernate, usei o tomcat, jsp entre outras, mas no meio de tantas tecnologias java, fico meio perdido. Queria saber a estrutura correta…qual servidor de aplicação usar, utiliza ou não o padrão DAO, etc. E quero muito saber onde fica a lógica do negócio, ou seja minhas validações, movimentações…seria no beans?

Bem gente desculpe as perguntas, mas estou perdido, só estou querendo o fio da meada, o caminho certo para eu não ir pelo caminho errado. Conto com a ajuda de vocês.

Obrigado desde já.

ABraço.

9 Respostas

A

cara,

como vc ja viu, existe varios framework no mercado para isso, o que vc vai ter q fazer dar uma olhada em cada um e ver o que vc se sente mais confortavel para trabalhar.
vou te dar uma opnião minha(pois vao sugir mais outra aqui no seu post), oque vc poderia estar estudando seria JSF + EJB + JPA, acho um conjunto bacana para vc começar caminhar. segue algumas apostilas bacanas para vc dar uma estudada, http://www.k19.com.br/downloads/apostilas-java

t+

dyegocm

cara,

como vc ja viu, existe varios framework no mercado para isso, o que vc vai ter q fazer dar uma olhada em cada um e ver o que vc se sente mais confortavel para trabalhar.
vou te dar uma opnião minha(pois vao sugir mais outra aqui no seu post), oque vc poderia estar estudando seria JSF + EJB + JPA, acho um conjunto bacana para vc começar caminhar. segue algumas apostilas bacanas para vc dar uma estudada, http://www.k19.com.br/downloads/apostilas-java

t+

Intendo alissonvla, vai ter que ser na raça hehe. Com certeza vou seguir sua opinião e estuda-las, obrigado. A respeito do que disse, a lógica da minha aplicação ela fica exatamente onde, por exemplo a validação do cpf da pessoa? é na minha classe Pessoa que fica no meu pacote beans? ou é em outro lugar. Estou tentando pensar em uma aplicação desktop, se fosse desenvolve-la em web como ficaria.

Obrigado.

ressacaafu

Oi amigo. Também sou iniciante em java e estou desenvolvendo a minha primeira aplicaçao “pra valer”. No curso que fiz aprendi um pouco de cada coisa: Servlets, JSF, Hibernate, Spring. Mas nada suficientemente à fundo para fazer um projeto sozinho. Depois de perquisar e testar vários frameworks, o que achei mais fácil para começar foi o VRaptor, que é brasileiro desenvolvido pelo pessoal da Caelum. O Hibernate é indispensável na camada de persistência. Com esses dois é possível fazer muita coisa. Outra coisa: não se apegue agora em validações, comece fazendo um CRUD. Podes começar separando a aplicaçao em tres pacotes: dao, controle e modelo (onde ficam os teus objetos da regra do negócio, como Cliente e Produto. O mais importante é entender o conceito de OO. Bons estudos.

dyegocm

Olá ressacaafu, interessante, li um pouco sobre o vraptor na apostila FJ-21…Vou por partes então, como disse, tentar separar a minha aplicação, seguindo o modelo MVC…muito obrigado pela dica, já estou começando a entender hehe. Abraço.

luxu

bom como vc já sabe pelo menos os primeiros passos indicaria o livro do Camilo Lopes q é um cara beem didático na forma de explicar, até parece q ele tá presente com vc enquanto vc lê o livro(http://blog.camilolopes.com.br/) e tb video-aulas do pessoal da T2TI.com q tb focam bem legal as tecnologias.

dyegocm

Olá luxu, o livro que voce me recomendou é esse : “Guia Prático Construindo Aplicaçőes JEE com Frameworks - Exclusivo para iniciantes JSF, Spring Security, Hibernate, MySQL, Eclipse” certo?
dei uma olhada e realmente abrange tudo que preciso rsrs…muito obrigado pela dica.

Abraço

Diguinho.Max

Olá luxu, o livro que voce me recomendou é esse : “Guia Prático Construindo Aplicaçőes JEE com Frameworks - Exclusivo para iniciantes JSF, Spring Security, Hibernate, MySQL, Eclipse” certo?
dei uma olhada e realmente abrange tudo que preciso rsrs…muito obrigado pela dica.

Abraço

não sabia deste livro conhecia o Java Web dei uma olhada e realmente é muito interessante. irei recomenda-lo a quem precisar :smiley:

A

cara,

utilize o padrão MVC para desenvolver seus projetos, eu gosto de trabalhar sobre as seguintes camadas:
View - Paginas xhtml
Controller - ManagedBean, Classe que faz a ligação da sua Visão com a Regra de Negocio.
Model - Facade - Nessa camada será implementado a sua regra de neogocio
DAO - Nessa camada será implementado toda sua persistencia
Entity - estás classe serão o espelho do seu banco de dados.

acho q se vc utilizar esse padrao de camadas, independente de framework, sua aplicação ficará bem organizada e facil de se trabalhar.

t+

dyegocm

alissonvla:
cara,

utilize o padrão MVC para desenvolver seus projetos, eu gosto de trabalhar sobre as seguintes camadas:
View - Paginas xhtml
Controller - ManagedBean, Classe que faz a ligação da sua Visão com a Regra de Negocio.
Model - Facade - Nessa camada será implementado a sua regra de neogocio
DAO - Nessa camada será implementado toda sua persistencia
Entity - estás classe serão o espelho do seu banco de dados.

acho q se vc utilizar esse padrao de camadas, independente de framework, sua aplicação ficará bem organizada e facil de se trabalhar.

t+

Valeu pela dica alissonvla, só não conheço ManagedBean e Facade, mas vou pesquisar, sem problemas. Bem agora vou me organizar bem melhor, pois tenho uma noção por onde começar…Obrigado mesmo. Abraço.

Criado 26 de outubro de 2011
Ultima resposta 27 de out. de 2011
Respostas 9
Participantes 5