Entender a estrutura de uma aplicação WEB com java
9 respostas
dyegocm
Boa noite,
Bem sou iniciante em j2EE, e estou querendo praticar a linguagem…quero desenvolver um pequeno portal…que tenha um cadastro de PF e PJ, cadastro de noticias…algo bem didático. Bem a dúvida que não quer calar é…o que eu devo usar? Já fiz exemplos usando servlets, hibernate, usei o tomcat, jsp entre outras, mas no meio de tantas tecnologias java, fico meio perdido. Queria saber a estrutura correta…qual servidor de aplicação usar, utiliza ou não o padrão DAO, etc. E quero muito saber onde fica a lógica do negócio, ou seja minhas validações, movimentações…seria no beans?
Bem gente desculpe as perguntas, mas estou perdido, só estou querendo o fio da meada, o caminho certo para eu não ir pelo caminho errado. Conto com a ajuda de vocês.
como vc ja viu, existe varios framework no mercado para isso, o que vc vai ter q fazer dar uma olhada em cada um e ver o que vc se sente mais confortavel para trabalhar.
vou te dar uma opnião minha(pois vao sugir mais outra aqui no seu post), oque vc poderia estar estudando seria JSF + EJB + JPA, acho um conjunto bacana para vc começar caminhar. segue algumas apostilas bacanas para vc dar uma estudada, http://www.k19.com.br/downloads/apostilas-java
t+
dyegocm
cara,
como vc ja viu, existe varios framework no mercado para isso, o que vc vai ter q fazer dar uma olhada em cada um e ver o que vc se sente mais confortavel para trabalhar.
vou te dar uma opnião minha(pois vao sugir mais outra aqui no seu post), oque vc poderia estar estudando seria JSF + EJB + JPA, acho um conjunto bacana para vc começar caminhar. segue algumas apostilas bacanas para vc dar uma estudada, http://www.k19.com.br/downloads/apostilas-java
t+
Intendo alissonvla, vai ter que ser na raça hehe. Com certeza vou seguir sua opinião e estuda-las, obrigado. A respeito do que disse, a lógica da minha aplicação ela fica exatamente onde, por exemplo a validação do cpf da pessoa? é na minha classe Pessoa que fica no meu pacote beans? ou é em outro lugar. Estou tentando pensar em uma aplicação desktop, se fosse desenvolve-la em web como ficaria.
Obrigado.
ressacaafu
Oi amigo. Também sou iniciante em java e estou desenvolvendo a minha primeira aplicaçao “pra valer”. No curso que fiz aprendi um pouco de cada coisa: Servlets, JSF, Hibernate, Spring. Mas nada suficientemente à fundo para fazer um projeto sozinho. Depois de perquisar e testar vários frameworks, o que achei mais fácil para começar foi o VRaptor, que é brasileiro desenvolvido pelo pessoal da Caelum. O Hibernate é indispensável na camada de persistência. Com esses dois é possível fazer muita coisa. Outra coisa: não se apegue agora em validações, comece fazendo um CRUD. Podes começar separando a aplicaçao em tres pacotes: dao, controle e modelo (onde ficam os teus objetos da regra do negócio, como Cliente e Produto. O mais importante é entender o conceito de OO. Bons estudos.
dyegocm
Olá ressacaafu, interessante, li um pouco sobre o vraptor na apostila FJ-21…Vou por partes então, como disse, tentar separar a minha aplicação, seguindo o modelo MVC…muito obrigado pela dica, já estou começando a entender hehe. Abraço.
luxu
bom como vc já sabe pelo menos os primeiros passos indicaria o livro do Camilo Lopes q é um cara beem didático na forma de explicar, até parece q ele tá presente com vc enquanto vc lê o livro(http://blog.camilolopes.com.br/) e tb video-aulas do pessoal da T2TI.com q tb focam bem legal as tecnologias.
dyegocm
Olá luxu, o livro que voce me recomendou é esse : “Guia Prático Construindo Aplicaçőes JEE com Frameworks - Exclusivo para iniciantes JSF, Spring Security, Hibernate, MySQL, Eclipse” certo?
dei uma olhada e realmente abrange tudo que preciso rsrs…muito obrigado pela dica.
Abraço
Diguinho.Max
Olá luxu, o livro que voce me recomendou é esse : “Guia Prático Construindo Aplicaçőes JEE com Frameworks - Exclusivo para iniciantes JSF, Spring Security, Hibernate, MySQL, Eclipse” certo?
dei uma olhada e realmente abrange tudo que preciso rsrs…muito obrigado pela dica.
Abraço
não sabia deste livro conhecia o Java Web dei uma olhada e realmente é muito interessante. irei recomenda-lo a quem precisar
A
alissonvla
cara,
utilize o padrão MVC para desenvolver seus projetos, eu gosto de trabalhar sobre as seguintes camadas:
View - Paginas xhtml
Controller - ManagedBean, Classe que faz a ligação da sua Visão com a Regra de Negocio.
Model - Facade - Nessa camada será implementado a sua regra de neogocio
DAO - Nessa camada será implementado toda sua persistencia
Entity - estás classe serão o espelho do seu banco de dados.
acho q se vc utilizar esse padrao de camadas, independente de framework, sua aplicação ficará bem organizada e facil de se trabalhar.
t+
dyegocm
alissonvla:
cara,
utilize o padrão MVC para desenvolver seus projetos, eu gosto de trabalhar sobre as seguintes camadas:
View - Paginas xhtml
Controller - ManagedBean, Classe que faz a ligação da sua Visão com a Regra de Negocio.
Model - Facade - Nessa camada será implementado a sua regra de neogocio
DAO - Nessa camada será implementado toda sua persistencia
Entity - estás classe serão o espelho do seu banco de dados.
acho q se vc utilizar esse padrao de camadas, independente de framework, sua aplicação ficará bem organizada e facil de se trabalhar.
t+
Valeu pela dica alissonvla, só não conheço ManagedBean e Facade, mas vou pesquisar, sem problemas. Bem agora vou me organizar bem melhor, pois tenho uma noção por onde começar…Obrigado mesmo. Abraço.