Entendimento do enunciado de um exércício

Oi Pessoal estou fazendo alguns exercícios e não estou entendendo este enunciado de uma matrix n-dimensional, segue a pergunta:

Crie um programa que receba como parâmetro de entrada 16 valores, coloque 
os em uma matriz 4x4 e faça a transposição dos valores.

Não entendi o que quer dizer transposição de valores, pegar o ultimo e por em primeiro e assim por diante? exemplo 1 2 3 4 5 6 7 ----> 7 6 5 4 3 2 1

desde já obrigado

Sugestão: antes de fazer qualquer coisa que não compreende, pesquise.

Só com o primeiro link (da duvidosa, porém necessária wikipedia) você consegue entender o que é essa transposição.

Transposição de uma matriz é transformar suas linhas e colunas e vice-versa. Por exemplo, a transposta de uma matriz 3x2 é uma outra matriz, mas de dimensões 2x3. E antes de culpar o professor, você deveria ter saído do colegial sabendo o que é transposição de matriz.

valeu… mas não estou culpando ninguém apenas me deu um branco, de qualquer forma obrigado pela resposta.

Eu não tive um bom colegial. Não vi sequer tábua de logaritmos. PA, PG e coisas banais.
Vi muito, mas muito polinômio mesmo.
Matriz transposta eu vi na faculdade, em álgebra linear. Era divertido.

Enfim, há vezes em que o problema é do aluno. Outras em que a culpa é do professor. Outras em que a culpa é o resultado de problemas sociais, econômicos e, principalmente, políticos.
Independente de tudo isso, a obrigação de qualquer um de nós é pesquisar. Google está aí (se não gosta, tem o bing e outros similares).

RESOLVIDO!

Ok, deveria ter ido ao google antes... sempre fui bom em matrizes na faculdade e no colégio também, mas como no enunciado falou em transposição e estou meio lerdo hoje não me liguei que se referia a matrizes transpostas e simétricas.

muito obrigado!

[quote=s4ndro]RESOLVIDO!

[code]
Ok, deveria ter ido ao google antes… sempre fui bom em matrizes na faculdade e no colégio também, mas como no enunciado falou em transposição e estou meio lerdo hoje não me liguei que se referia a matrizes transpostas e simétricas.

muito obrigado!
[/code][/quote]
No problems.
Todas as vezes que eu olho no calendário e vejo que a variável diaDeHoje == “Segunda-feira” já trato como explicado uma série de eventos ectoplasmáticos.

Reabrindo o tópico o código seria ± assim?

package modulo3;

import java.util.*;

public class Exercicio12 {

/**
	 * @param args
	 */

public static void main(String[] args) {

int matrizTranspor[][] = new int [4][4]; //declaracao e construcao da matriz

System.out.println ("Entre com 16 valores inteiros para serem transpostos");

for(int i = 0; i < matrizTranspor.length; i++)//percorre a matriz no eixo i

{

for(int j = 0; j < matrizTranspor[i].length; j++)//percorre a matriz no eixo j
		{

Scanner s = new Scanner(System.in);
				matrizTranspor[i][j] = s.nextInt();

}

}

{

{

System.out.println("o valor na posicao " + i + "," + j + " sem transposicao e " + matrizTranspor[i][j]);

}

}

{

{

System.out.println("o valor na posicao " + i + "," + j + " com transposicao e " + matrizTranspor[j][i]);

}

}
	   }
    }

Agradeço a paciência!