Pessoal, hoje consegui tirar a primeira parte da certificação de arquiteto! Olha que menino lindo na foto (cof cof cof):

Por que fiz Arquiteto 5?
No mercado não existe a cobrança por arquiteto com a versão 6, apenas por quem tem a certificação de arquiteto. A versão 6 é muito nova e pouco material é encontrado para ajudar nos estudos.
O que é necessário saber (pelo que eu passei):
- Saber patterns do GoF - Obrigatório. Cai muito sobre esses padrões.
- Padrões J2EE - Aconselho muito. Caíram poucas perguntas sobre o assunto, mas ainda assim houve perguntas sobre Session Façade e Value List Handler
- EJB 3 e EJB 2 - Tem que saber muito o conceito de EJB (inclusive JMS) e também diferenças entre o EJB3 e EJB2
- Requisitos Não Funcionais - Cai pra caramba.
Livros que eu indico:
Enterprise JavaBeans (3rd Edition) by Richard Monson-Haefel 3.0
Sun Certified Enterprise Architect for Java EE Study Guide 2nd - Cade, Mark and Sheil, Humphrey
Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software by Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson and John Vlissides
Core J2EE Patterns: Best Practices and Design Strategies (2nd Edition) by Deepak Alur, Dan Malks and John Crupi
Simulado:
epractizelabs - Não indico. Eu fiz todos os simulados respondi todas as perguntas e ao fazer a prova fui surpreendido por diversos assuntos não vistos.
whizlabs - não conheci ninguém ainda que tenha utilizado (acho que conheço só o fernando daqui do GUJ que é o representante)
Creio que é isso. Agora é hora de partir para a segunda etapa. [=