Entrada e atualização de dados

0 respostas
J

Olá colegas

Estou começando a desenvolver usando JEE + Vraptor e, com eles, aprendendo MVC e estou achando muito bom.

Em uma aplicação eu tenho o cadastro de clientes que possui muitos campos. Fiz uma tela que gera uma lista e, na lista, coloquei automaticamente um link para alteração, para detalhes e para apagar cada registro, mais ou menos como sugerido no curso J21 da caelum. Neste mesmo curso o auor sugere que a alteração é muito similar à inclusão. Se for alteração a controller recebe o id do cliente e passa o objeto cliente para a view. Se inclusão, não passa nada e a view dá conta de processar assim mesmo, com os campos vazios, via tags similares a ${cliente.nome}.

Assim, as jsp’s de inclusão, alteração e de detalhes ficam muito iguais. Fiquei com uma duvida, que me levou a alguns caminhos possíveis:

• É comum fazer alguns artificios no código da view (jstl ou scriptlet) pra usar um jsp apenas para as tres funcões ou
  • Fazer um form genérico e carregar o mesmo pra dentro das tres paginas com c:import ou
  • Deixar as tres paginas separadas mesmo, mantendo o codigo bem limpo mas demandando eventual manutenção em tres códigos (views).

Obrigado pelas opiniões desde já.

Abraços
José Geraldo de Oliveira
www.quatroinformatica.com.br

Criado 8 de maio de 2012
Respostas 0
Participantes 1