Entrando no mercado de trabalho

tenho 26 anos e no momento trabalho com tecnico de hardware na Positivo informatica, sendo que eu ja to meio cansado da area principalmente por pagar pouco.

sempre admirei e gostei de programação mas nunca mais me dediquei a fundo, qnd eu tinha uns 15 anos sacava muito de HTML e um pouco de C e javascript, mas deixei de mexer por anos , hj em dia me lembro de muito pouco.

gostaria de trabalhar nessa area de programacao, estou estudando java por conta propria com algumas apostilas e livros que peguei na net e comprei o livro do deitel “java como programar”, por enquanto to conseguindo me virar, vamos ver neh.

portando eu peço o conselho de vcs, quero trabalhar com programacao, mais quais linguagens devo aprender pra comecar a procurar emprego na area? somente com java eu consigo algo? pois eu vejo as vagas e pedem umas 5 linguagens ± e eu sofrendo aqui pra aprender uma ainda, to muito velho pra comecar nessa area?

resumindo, qual linguagem ja abre mais portas pra comecar e como consigo começar se 99% das vagas eles exigem experiencia?

obrigado a todos

muita gente entrou pra ver mas ninguem respondeu, provavelmente um monte de gente com a mesma curiosidade que eu

no aguardo

Você tem alguma faculdade ou curso técnico na área de programação? Se não tem, eu começaria por aí.

Quanto à linguagem, na Positivo TE usamos muito C# e Asp.Net.
Se quiser se manter próximo ao hardware, o pessoal da fábrica usa bastante C e C++.

nao tenho faculdade nem curso tecnico na area de programacao

quanto eu disse entrar no mercado nao quis dizer justo na Positivo, gostaria de trabalhar com java, por isso eu queria saber alem de java oq precisa pra comecar a ter mercado

mas sem faculdade ou curso nao consigo nada, nao basta aprender por conta propria?

Por conta é possível, mas mais difícil. Algumas boas empresas que usam Java, como a Siemens, praticamente exigem facul.

Realmente, as vagas que tenho visto por ai, para iniciante, exigem que o candidato esteja, pelo menos, cursando a faculdade.
Nada impede você conseguir alguma coisa sem esse requisito, mas vai ser mais difícil.

Uma vantagem de estar começando é poder direcionar sua carreira, de acordo com a sua vontade.
Você realmente deseja trabalhar com Java? Se sim, então Java é o suficiente.

Uma boa dica é conhecer bem algumas das frameworks do mercado: Spring, Hibernate, JSF, etc…

outra coisa que ajuda bastante pra quem está começando é tirar certificação de java… e não é nada que seja radicalmente difícil…

é verdade. e não exige muito tempo de estudo mesmo

um conhecido meu nao sabia nada de programacao, tentou aprender java sozinho e nao conseguiu, fez o curso do carlos ribeiro, mal terminou o curso e ja ta trabalhando na area

casos desse q me fazem pensar em ter um curso, acho q consigo aprender sozinho, mas algum certificado acredito que de algo a mais, por mais que muitas vezes um auto didata saiba mais que um aluno

eu fico vendo as vagas, vendo os requisitos, por mais que ainda esteja longe de eu tentar algo, so pra me manter por dentro mesmo

e pelo o que eu vejo, nenhum pede somente java e frameworks, pedem sempre algum linguagem adicional, normalmente php e javascript (essa ultima tb gostaria muito de aprender)

Javascript com certeza é util, para um programador Java.
Mas quanto a outras linguagem, como PHP, são dispensáveis.

seria muito em querer saber quanto ta ganhando ± inicial um programador java junior??? eu aceitaria qualquer oferta, até de graça por conta da experiencia q irei adquirir, porem sou casado então as coisas mudam neh

Se vc já ta na área de suporte a tempo e já tem 26 anos acho melhor vc partir para a area de redes e se aprofundar com aquelas certificações sisco e tals… gerente de redes geralmente consegue uma boa grana…

nem fala isso, da até arrepio, odeio redes :evil:

É possível sim, o lider de um projeto que participei trabalhava com hardware também, ele fez um curso de Java, e como não tinha formação superior também, focou em certificações, que levaria menos tempo para conseguir, com isso ele conseguiu uma oportunidade e abraçou.
Hoje em dia entrar no mercado de TI sem uma boa formação é difícil, mas não impossível. Acredito que uma saida inicial é tentar fazer um bom curso de Java, demanda um investimento, mas concerteza vale a pena o investimento, o ajudará muito. E estudar para tirar uma certificação, para tentar ‘compensar’ a falta de uma formação.
Com a certificação, fica mais facíl conseguir uma oportunidade mesmo sem experiência, e depois tentar investir em uma formação realmente.
Essa é minha humilde opnião. rs
Abraço, boa sorte!

tava pensando mesmo em pagar um curso java pra mim, mas a grana nao ta sobrando tanto e pelo q eu vi os cursos javas são bem caros, e eu sei q é um investimento valido

alguem indica um curso bom no RJ que nao seja tãão caro? pensei em fazer o do carlos ribeiro, tive 1 indicação, porem o horario e o local do curso são horriveis pra mim, é contra-mão e as aulas comecam tarde, trabalho em sao cristovao e o curso é na praça 15, saio as 15:30/16h e o curso começa as 19h, ia ficar vagando pela rua 3 dias por semana

técnologo em análise e desenvolvimento de sistemas: 2,5 anos

cursos de java da caelum: alguns meses

certificação java…

curso de ingles…2 anos

daqui 1,5 anos vc ta empregado…

Começe com o técnologo, depois entre no inglês, quando ter uma boa noção de lógica começe um curso na caelum… quando tiver no 1,5 ano, procure um estagio…com 2,5 anos termine o TCC e procure uma vaga de junior.

num se estressa sendo auto-didata não…, muito menos trabalhar de graça…vai desvalorizar a categoria…

apenas faça seu TCC muito bem feito utilizando frameworks de mercado… vai conseguir um excelente salário na faixa de uns R$2.000 ~ R$2.500 para junior(SP)

Quem me dera ter cacife pra bancar um curso na caelum :lol:

inglês eu consigo me virar bem, sou fraco na comunicação, mas leio tranquilamente

queria indicação de um curso com menos nome, mais barato, mas que nao seja uma porcaria, dinheiro jogado fora, existe?

[quote=tobiii]Quem me dera ter cacife pra bancar um curso na caelum :lol:

inglês eu consigo me virar bem, sou fraco na comunicação, mas leio tranquilamente

queria indicação de um curso com menos nome, mais barato, mas que nao seja uma porcaria, dinheiro jogado fora, existe?[/quote]

Tem o curso de Java 7 do pessoal da Universidade XTI, o pessoal do GUJ elogiou bastante, se for o que você procura para iniciar seus conhecimentos vale a pena dar uma olhada e ainda por cima é grátis.

Bons estudos.

andei vendo uns que cabem no meu orçamento e tem o INTERPLAN e o Digidata, alguem conhece esses cursos, sabem algo sobre eles??