Entrando no mercado de trabalho

tenho 26 anos e no momento trabalho com tecnico de hardware na Positivo informatica, sendo que eu ja to meio cansado da area principalmente por pagar pouco.

sempre admirei e gostei de programação mas nunca mais me dediquei a fundo, qnd eu tinha uns 15 anos sacava muito de HTML e um pouco de C e javascript, mas deixei de mexer por anos , hj em dia me lembro de muito pouco.

gostaria de trabalhar nessa area de programacao, estou estudando java por conta propria com algumas apostilas e livros que peguei na net e comprei o livro do deitel “java como programar”, por enquanto to conseguindo me virar, vamos ver neh.

portando eu peço o conselho de vcs, quero trabalhar com programacao, mais quais linguagens devo aprender pra comecar a procurar emprego na area? somente com java eu consigo algo? pois eu vejo as vagas e pedem umas 5 linguagens ± e eu sofrendo aqui pra aprender uma ainda, to muito velho pra comecar nessa area?

resumindo, qual linguagem ja abre mais portas pra comecar e como consigo começar se 99% das vagas eles exigem experiencia?

obrigado a todos

muita gente entrou pra ver mas ninguem respondeu, provavelmente um monte de gente com a mesma curiosidade que eu

no aguardo

Você tem alguma faculdade ou curso técnico na área de programação? Se não tem, eu começaria por aí.

Quanto à linguagem, na Positivo TE usamos muito C# e Asp.Net.
Se quiser se manter próximo ao hardware, o pessoal da fábrica usa bastante C e C++.

nao tenho faculdade nem curso tecnico na area de programacao

quanto eu disse entrar no mercado nao quis dizer justo na Positivo, gostaria de trabalhar com java, por isso eu queria saber alem de java oq precisa pra comecar a ter mercado

mas sem faculdade ou curso nao consigo nada, nao basta aprender por conta propria?

Por conta é possível, mas mais difícil. Algumas boas empresas que usam Java, como a Siemens, praticamente exigem facul.