Entrando no mundo java

7 respostas
vicenthy

Olá galera, estou aqui pra dá um hello a todos e dizer que estou entrando no mundo java.
Sempre estudei c/c++(há mais ou menos uns 6 meses. Sei bastante coisa, mas não me considero um programador ainda), acredito que muitos também começaram assim. Faz um semana que estou estudando java e estou gostando muito, faço sistemas de informação, porém programação eu estudo como autodidata, pois o curso não tem foco em programação. Há uns dias baixei a apostila da caelum e resolvi cai dentro dessa linguagem, gostei muito da apostila e ela vai ser minha principal referência, ela e a documentação java.

Queria tirar uma dúvida com um programador bem experiente. Em qual nível de aprendizado posso me considerar um programador ?

Quando conseguir desenvolver um aplicação sozinho?

Quando dominar toda a sintaxe de uma linguagem?

Quando dominar todos os conceitos de programação(OOP, etcs.)

Ou é o conjunto de todo isso?

Agradeço à todos e espero aprender muito, estarei sempre por aqui participando. :smiley:

Abc.

7 Respostas

Cornelius

Cara, acho que você conseguindo fazer uma aplicação útil que faça tudo o que você quiser (ou precisa), já está bom!

C

Olá vicenthy, e bem vindo ao mundo java!!!

Bom respondendo a sua pergunta, eu considero a pessoa um programador em java apartir do momento que ela conhece os principais conceitos de orientação a objetos como: Encapsulamento, Herança, Polimorfismo e Interfaces, e as estruturas básicas da linguagem é claro (if-else, Switch, for, case, vetor, filas, listas e outros mais…).

A

A resposta é:

• Pense num programa q gostaria d fazer: Ex: um sistema q controle os livros q vc tem em casa (eu pelo menos tenho uma mini-biblioteca em casa), vc poderia fazer buscas por palavra-chave com o requisito de conseguir encontrar o livro em segundos e etc…

-------> Qdo. conseguir desenvolver isto, tiver acessando bonitinho já significa q vc é um programador! A questão está, se vc é um bom, médio, péssimo ou ótimo programador, como vc mensura isto? ----> 1- o sistema atende a todos os requisitos de pré-requisito? 2 - A segurança da aplicação é boa? 3 - Os dados tem consistência/integridade? 4 - O portal tem padrões de projeto (design pattern) para quem for dar manutenção? …

É neste caminho mano…

Abs,
André AS.

joaoorso

Bem vindo ao outro lado da força ! 8)

renatomedeiros_

andredecotia:
A resposta é:

• Pense num programa q gostaria d fazer: Ex: um sistema q controle os livros q vc tem em casa (eu pelo menos tenho uma mini-biblioteca em casa), vc poderia fazer buscas por palavra-chave com o requisito de conseguir encontrar o livro em segundos e etc…

-------> Qdo. conseguir desenvolver isto, tiver acessando bonitinho já significa q vc é um programador! A questão está, se vc é um bom, médio, péssimo ou ótimo programador, como vc mensura isto? ----> 1- o sistema atende a todos os requisitos de pré-requisito? 2 - A segurança da aplicação é boa? 3 - Os dados tem consistência/integridade? 4 - O portal tem padrões de projeto (design pattern) para quem for dar manutenção? …

É neste caminho mano…

Abs,
André AS.

Concordo com suas definições de nível de programador. Acho que além disso,podemos acrescentar que para ser um bom programador o código deve ser “sustentável” ou seja, possível de dar manutenção. Tenho certeza que várias pessoas aqui já pegaram um código tão mal feito que tiverem que refazer quase tudo quando aconteceu algum problema, ou mesmo quando precisou mudar alguma funcionalidade. Claro que usando design pattern já caminha pra esse lado, mas tem que saber usar.

vicenthy

Vlw galera pelas respostas.

andredecotia já tentei desenvolver um sistemas assim em c# usando banco de dados postgres,
mas parei no meu meio do caminho porque a licença do visual c# expirou. Agora vou tentar fazer em java, você não teria algum diagrama desse sistema para me passar? Só para ter uma base melhor. :wink:

A

vicenthy:
Vlw galera pelas respostas.

andredecotia já tentei desenvolver um sistemas assim em c# usando banco de dados postgres,
mas parei no meu meio do caminho porque a licença do visual c# expirou. Agora vou tentar fazer em java, você não teria algum diagrama desse sistema para me passar? Só para ter uma base melhor. :wink:

Olá, tenho pretensão sim de fazer este sistema, mas ainda não o fiz… E detalhe, nem sempre os sistemas q vc pegar terão diagrama de classes, infelizmente rs… Saco não?!

Criado 14 de março de 2012
Ultima resposta 14 de mar. de 2012
Respostas 7
Participantes 6