Entrando no mundo web

Olá, pessoal !

Em primeiro lugar, feliz natal a toooodos, muita paz e trabalho pra todo muuundo, dindin no booorso tbm!

Bom, recentemente conclui um curso de java, orientação a objetos e banco de dados, mas voltado para desktop…

Porém percebi que o mercado hoje está um pouco mais voltado pra área de web, e resolvi migrar para o Java EE…

Baixei então a apostila FJ-21 da Caelum, que se trata do assunto, porém sei também que é necessário e fundamental alguns conceitos de html e css.

Gostaria de sabe de vocês quais são os principais tópicos que eu deveria desenvolver sobre HTML e CSS e se vocês têm em mente algumas apostilas que possuem uma boa pilha de exercícios pra treinar a cada tópico ensinado, porque acredito que o melhor jeito de se aprender a programar é programando…

Obrigado galera!

Você quer aprender HTML e CSS?
Se for isso, no youtube tem várias e várias video aulas legais sobre o tema, busque por “curso html css”.

Se for seguir JEE, depois de estudar html e css e se possível javascript, estude JSF2.

Meu objetivo é justamente o JEE.

O caminho que você recomenda é esse então?

Primeiro HTML + CSS + JAVASCRIPT

E depios partir pro JEE?

Talvez seguindo pela apostila Caelum seja um caminho mais curto pro JEE, não?

JEE é meio grande, envolve EJB, JSF, CDI e mais algumas coisas.
Ai depende do que te interessa.

Mas de qualquer forma, você precisa conhecer html, css e javascript, nada avançado, só o básico mesmo.
Ai sim você parte pro JEE, começa com JSF2.

No JSF2 você vai acabar revendo um pouco de HTML, só que voltado para as tags próprias do framework.

Dá uma lida em html, css, javascript.
Depois uma lida em Servlet.

Tendo uma introdução do que é cada coisa, ai você lê a FJ21.

Acho que é o caminho mais curto =D

Ok, amigo, obrigado pelas dicas!

Você tem algumas apostilas pra indicar? que você já tenha lido? sobre html, css e javascript…

Eu tava seguindo o caminho do www.w3schools.com, é um site mto bom.

Também baixei uma apostila no apostilando.com, mas nao é muito boa, possui apenas alguns exemplos.

Vou dar uma olhada nos videos do youtube…

Claro, essa apostila é show: http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/basica/k19-k02-desenvolvimento-web-com-html-css-e-javascript.

Futuramente, se quizer aprender html5: http://www.casadocodigo.com.br/products/livro-html-css

Tem um livro sobre JSF que é muito bom também: http://www.casadocodigo.com.br/products/livro-jsf-jpa

Bons estudos cara.

vlw ae parceiro, vou dar uma boa olhada nas apostilas…

muda muita coisa no html5?

Um pouco.
Tem uns conceitos novos e tal.

Mas para o JEE, é indiferente por enquanto.

Ir direto para JSF você vai se viciar em coisas que não são verdadeiras para real aprendizado de desenvolvimento web, é um mundo muito mascarado. Comesse simples com JSP (nada extenso, só testes para aprendizado), depois projetos em Struts 2 e por fim JSF 2. HTML estará implícito buscar aprendizado, pesquisa na hora conforme a necessidade durante o desenvolvimento, você não precisa estacionar nisso, e depois sentirá necessidade de aprender JavaScript, JQuery e CSS. Quando fizer algo com banco de dados estude um pouco de JDBC e muito de Hibernate.

Vou começar por JSP então…

To baixando o livro Use a Cabeça Servlets e JSP, pra me dar uma boa base… Vou estudar paralelamente HTML e CSS tbm. Espero que esteja no caminho certo…

Obrigado !