Entregar o Projeto sem entregar o código fonte

9 respostas
B

Bom dia a todos, estou com um problema, desenvolvi uma aplicação em jsp para uma determinada empresa.
Ela não vai hospedar o site em nossos servidores então foi definido que não entregaremos a ela o código fonte, apenas a aplicação.
Agora vem a dúvida, como eu faço isso? Procurei já na internet e não encontrei material que desse apoio a isto.
Se alguém puder me ajudar ficarei grato.
Desde já obrigado.

9 Respostas

Felagund

é só vc passar o .war pra eles, desde que vocês não incluam a (má) pratica de incluir os fontes dentro do war.

Eles teriam um trabalho foda pra descompilar isso, e vc preferir pode procurar por obfuscadores de codigo que vai complicar mias ainda se ele tentar descompilar.

B

Obrigado pela resposta, ajudou muito já.
Este foi o primeiro projeto desenvolvido em jsp aqui na empresa, ainda não temos muita prática, nuita coisa ainda é nova e desconhecida.
Fui ver o arquivo .war e nele contém os fontes, existe alguma maneira de agora eu retirar eles?

Ataxexe

brutomazini:
Obrigado pela resposta, ajudou muito já.
Este foi o primeiro projeto desenvolvido em jsp aqui na empresa, ainda não temos muita prática, nuita coisa ainda é nova e desconhecida.
Fui ver o arquivo .war e nele contém os fontes, existe alguma maneira de agora eu retirar eles?

Os fontes que você se refere são arquivos .java ou .jsp? Se for .jsp não tem como retirar.

gomesrod

É isso aí… Mais um motivo para se usar boas práticas ao construir o sistema, pois nesse caso todo o código estaria em classes Java. A JSP só contém apresentação, nada que comprometa.

Mas minha opinião é a seguinte: se o sistema foi construído especialmente para um cliente então esse sistema é dele, não tem porque não entregar os fontes.

B

Então gomesrod a questão é que assim nós mantemos o cliente, o que ele precisar fazer fará conosco.
Todos nós sabemos como é complicado vc desenvolver um sistema e depois ele entregar para outra pessoa fazer atualizações ou modificações seja por ser amigo, parente ou até mesmo um valor menor.

davidbuzatto

Tudo isso tem que ser conversado antes de começar o desenvolvimento.
Não vejo nada de errado em não passar os fontes, mas isso tem que estar no contrato.

[]´s

andredemelo

Concordo plenamente com o davidbuzatto. Se no contrato estiver especificado somente a aplicação e não o código-fonte, a empresa dependerá de você para fazer qualquer alteração e não entregará na mão de outra pessoa!!

gomesrod

Existem diversas formas de fazer negócio, por exemplo:

• O cliente banca todo o desenvolvimento para ter um software só dele.
  • Cobrar um valor menor do que o custo total, mas com um contrato de manutenção à parte.
  • Cobrar um valor menor do que o custo total, mas vender para vários cliente.
  • Fornecer o software gratuitamente e cobrar por serviços associados
    etc etc etc!

Eu estava me referindo à primeira forma, nesse caso acho um pouco desonesto não fornecer os fontes. Mas como disse o David tudo depende do que foi combinado, é claro!

Se o trabalho for de qualidade ele vai pensar duas vezes antes de entregar na mão de um curioso, mesmo que cobre mais barato :wink:

B

Sim, isto foi tudo definido.

Criado 7 de outubro de 2010
Ultima resposta 7 de out. de 2010
Respostas 9
Participantes 6