Bom dia a todos, estou com um problema, desenvolvi uma aplicação em jsp para uma determinada empresa.
Ela não vai hospedar o site em nossos servidores então foi definido que não entregaremos a ela o código fonte, apenas a aplicação.
Agora vem a dúvida, como eu faço isso? Procurei já na internet e não encontrei material que desse apoio a isto.
Se alguém puder me ajudar ficarei grato.
Desde já obrigado.
Entregar o Projeto sem entregar o código fonte
9 Respostas
é só vc passar o .war pra eles, desde que vocês não incluam a (má) pratica de incluir os fontes dentro do war.
Eles teriam um trabalho foda pra descompilar isso, e vc preferir pode procurar por obfuscadores de codigo que vai complicar mias ainda se ele tentar descompilar.
Obrigado pela resposta, ajudou muito já.
Este foi o primeiro projeto desenvolvido em jsp aqui na empresa, ainda não temos muita prática, nuita coisa ainda é nova e desconhecida.
Fui ver o arquivo .war e nele contém os fontes, existe alguma maneira de agora eu retirar eles?
Obrigado pela resposta, ajudou muito já.
Este foi o primeiro projeto desenvolvido em jsp aqui na empresa, ainda não temos muita prática, nuita coisa ainda é nova e desconhecida.
Fui ver o arquivo .war e nele contém os fontes, existe alguma maneira de agora eu retirar eles?
Os fontes que você se refere são arquivos .java ou .jsp? Se for .jsp não tem como retirar.
É isso aí… Mais um motivo para se usar boas práticas ao construir o sistema, pois nesse caso todo o código estaria em classes Java. A JSP só contém apresentação, nada que comprometa.
Mas minha opinião é a seguinte: se o sistema foi construído especialmente para um cliente então esse sistema é dele, não tem porque não entregar os fontes.
Então gomesrod a questão é que assim nós mantemos o cliente, o que ele precisar fazer fará conosco.
Todos nós sabemos como é complicado vc desenvolver um sistema e depois ele entregar para outra pessoa fazer atualizações ou modificações seja por ser amigo, parente ou até mesmo um valor menor.
Tudo isso tem que ser conversado antes de começar o desenvolvimento.
Não vejo nada de errado em não passar os fontes, mas isso tem que estar no contrato.
[]´s
Concordo plenamente com o davidbuzatto. Se no contrato estiver especificado somente a aplicação e não o código-fonte, a empresa dependerá de você para fazer qualquer alteração e não entregará na mão de outra pessoa!!
Existem diversas formas de fazer negócio, por exemplo:
- O cliente banca todo o desenvolvimento para ter um software só dele.
- Cobrar um valor menor do que o custo total, mas com um contrato de manutenção à parte.
- Cobrar um valor menor do que o custo total, mas vender para vários cliente.
- Fornecer o software gratuitamente e cobrar por serviços associados
etc etc etc!
Eu estava me referindo à primeira forma, nesse caso acho um pouco desonesto não fornecer os fontes. Mas como disse o David tudo depende do que foi combinado, é claro!
Se o trabalho for de qualidade ele vai pensar duas vezes antes de entregar na mão de um curioso, mesmo que cobre mais barato 
Sim, isto foi tudo definido.