Entrevista de emprego

Oi pessoal!
Terça, dia 10/04, terei minha primeira entrevista de emprego.

A entrevista foi marcada via email. Nesse email, a empresa me falou que queria ter uma conversa comigo pra saber mais sobre mim e iria aplicar uma prova. Bom, já fiquei preocupada com essa ‘prova’ e perguntei como seria e eles me responderam o seguinte:
“A prova é de conhecimentos em Java, e é escrita, com dois diagramas a serem realizados, e algumas de multipla escolha, e outras dissertativas.”

Queria saber de vocês se já fizeram um teste parecido com esse e que tipo de diagrama e perguntas eles pedem.

Gostaria muito de uma orientação pra não ficar perdida no dia.

Desde já, obrigada! : )

devem ser questões tiradas de prova de certificação…

Vai depender muito se a prova é realmente sobre conhecimentos especificos em Java ou em algoritmos. As provas que eu já fiz foram sempre mais focadas em algoritmos, coisa do tipo, implemente um algoritmo de ordenação x. Mas normalmente é bem tranquilo. O importante é ter calma e acreditar nos conhecimentos que você tem.

Eles podem te da um diagrama de classe, ou pedir q interprete um diagrama de caso de uso e pedir que você implemente em JAVA!

Vaga para estágio - Algotitimos, operadores ternários, Fibonnacci normal ou recursivo, fila, lista, pilha, etc…

Vaga para Júnior ou mais - Frameworks Web, JPA, Hibernate, fazer um crud qualquer e algoritimos de ordenação recursivos, e muito mais…

Boa sorte e estude!

Abrcs

vai com tudo minha filhaaaaaaaaaaaaaa,não é dficil não !

nem sempre vc faz teste para tudo

Recomendações básicas:

Não tente “aparecer” pela aparência;
Só fale algo quando tiver certeza, é melhor deixar a pessoa na dúvida se vc sabe do que mostrar que não sabe;
Conte suas experiências de maneira clara, mesmo que só tenha sido em faculdade ou projetos open source próprios;
Não minta sobre conhecimentos, mas se já tiver ouvido falar, mencione, aliás, tente mencionar coisas que vc considera pertinentes;
Mostre ser uma pessoa auto didata e que busca conhecimento, um profissional de informática sem isso não dura.

Quanto ao teste, provavelmente vão pegar algumas questões dum mock de certificação e te dar pra resolver, ou então um diagrama pra desenvolver alguma classe de persistência ou algo assim, uma coisa que te digo é que não tem mistério, segura o nervosismo e vai!

Boa sorte!

Essas provas de entrevista são bem faceis. A maioria são sobre o básico de lógica, teste de mesa, etc.
Uma vez me apresentaram um diagrama de classe e um modelo de banco com um código em JAVA, só tive que analisar e alterar algumas linhas para fazer o que era solicitado na questão.
Se preocupa não que é tranquilo.

Boa sorte.

[quote=suarphi]Essas provas de entrevista são bem faceis. A maioria são sobre o básico de lógica, teste de mesa, etc.
Uma vez me apresentaram um diagrama de classe e um modelo de banco com um código em JAVA, só tive que analisar e alterar algumas linhas para fazer o que era solicitado na questão.

Boa sorte.[/quote]

Ah tah, uma vez me deram 8 exercĩcios todos recursivos e de alto nível e apresentar para os entrevistados todo o raciocício, sendo que já havia feito os cruds que me haviam pedido (SEM CONSULTA NA NET)…Ah a vaga era pra Júnior…em compensasão fiz em outra antes dessa pra estágio que nem teste fiz…

[quote=rafael_jesus][quote=suarphi]Essas provas de entrevista são bem faceis. A maioria são sobre o básico de lógica, teste de mesa, etc.

Boa sorte.[/quote]

Ah tah, uma vez me deram 8 exercĩcios todos recursivos e de alto nível e apresentar para os entrevistados todo o raciocício, sendo que já havia feito os cruds que me haviam pedido (SEM CONSULTA NA NET)…Ah a vaga era pra Júnior…em compensasão fiz em outra antes dessa pra estágio que nem teste fiz…[/quote]

hehehe, empresas diferentes, níveis diferentes. :twisted:
Mas a maioria é tranquilo.

Poxa eu não sei a minha entrevista de estágio me deram uma prova só de lógica e fizeram a entrevista normal …

Meu atual emprego eu fiz uma prova de um Mock Java, um Mock Oracle, prova de lógica e prova de inglês, além da entrevista posteriormente, na minha vaga anterior foi apenas uma prova voltada para ver se eu sabia escrever e ler bem, tinha noções de java e oracle, a atual foi bem mais complicada, a anterior foi bem sussa, mas esteja sempre preparada para o pior =)

Ah, tive que fazer redação tb!

as vezes os caras tbm pedem redação… meio estranho mas acontece rs

bem lembrado, eu tive que fazer redação na minha vaga atual tb.

Eu acho importante, não contrataria uma pessoa que não é capaz de se expressar e defender seus argumentos.

a redação que me pediram foi falar sobre mim mesmo kkkkk pensei fudeuuu hi agoraaaa, mas consegui

A única vaga que eu tive qeu fazer redação sobre mim mesmo foi quando tive que provar conhecimentos em outras linguas, que fiz em espanhol em inglês, mas foi sussa tb, esquema é contar sobre o que fez de faculdade, pq entrou na área de informática e principais projetos que participou

[quote=gtesu]Oi pessoal!
Terça, dia 10/04, terei minha primeira entrevista de emprego.

A entrevista foi marcada via email. Nesse email, a empresa me falou que queria ter uma conversa comigo pra saber mais sobre mim e iria aplicar uma prova. Bom, já fiquei preocupada com essa ‘prova’ e perguntei como seria e eles me responderam o seguinte:
“A prova é de conhecimentos em Java, e é escrita, com dois diagramas a serem realizados, e algumas de multipla escolha, e outras dissertativas.”

Queria saber de vocês se já fizeram um teste parecido com esse e que tipo de diagrama e perguntas eles pedem.

Gostaria muito de uma orientação pra não ficar perdida no dia.

Desde já, obrigada! : )[/quote]
A questão é?A vaga é para desenv junior?Se sim, deverias saber programar. Se não sabes nada de Java e tão pouco programar seja sincera, pq já vi muitas arrancada de rabos com pessoas que conseguiam entrar na base da conversa.
Caso a programação não seja o seu forte procure por outro tipo de vaga. Mas a sinceridade acima de tudo. Já vi muita gente crescer na vida pela humildade.

fabio eu consegui meu estágio na humildade, nunca tinha visto java na faculdade pelo fato de estar no 3 periodo da faculdade , qdo me falaram que era de java eu estudei até as 3 da manha só os principios do java e os comandos , cheguei na entrevista tbm tive que fazer a redação que eu esqueci, falei de mim mesmo sobre oq eu gosto e pq fazer faculdade de informática, e na hora da entrevista eu era o pior de todos , eu sei disso a maioria tinha curso de JAVA , estavão em 3~4 periodos de diferença na faculdade e etc … acho que isso e o teste de lógica foi os motivos principais para eu ter conseguido a vaga …

[quote=fabioEM]
A questão é?A vaga é para desenv junior?Se sim, deverias saber programar. Se não sabes nada de Java e tão pouco programar seja sincera, pq já vi muitas arrancada de rabos com pessoas que conseguiam entrar na base da conversa.
Caso a programação não seja o seu forte procure por outro tipo de vaga. Mas a sinceridade acima de tudo. Já vi muita gente crescer na vida pela humildade.[/quote]

A vaga é para estagiária mesmo. Nunca trabalhei na área, mas tenho conhecimentos em java.
To preocupada porque faz tempo que eu não toco em JEE, então tenho medo de errar alguma bobagem que antes eu saberia fazer tranquila.
Eu acho que falar o que cada diagrama ‘faz’ deve ser fácil… mas fazer um, eu me atrapalho um pouco hehe

Não sei por onde começar a estudar e no que eu devo focar os estudos…

Gtesu Como você dize que já tem conhecimento leia as apostilas da Caelum, eu comecei a estudar elas antes mesmo de começar a ver java na faculdade, dão uma ajuda só que tem termo que eu não entendo e fico boiando legal, vou reler a FJ11 essa sexta e sabado, fazer os exercicios de novo para poder aprender melhor. No caso do JAVA EE você tem que ler a FJ21 se eu não me engano, me corrijam se eu estiver errado .