Entrevista de emprego

[quote=Mitidiero]

A única vaga que eu tive qeu fazer redação sobre mim mesmo foi quando tive que provar conhecimentos em outras linguas, que fiz em espanhol em inglês, mas foi sussa tb, esquema é contar sobre o que fez de faculdade, pq entrou na área de informática e principais projetos que participou[/quote]

Coloquei no curriculo que eu sei inglês, mas o que eu sei é mais na parte de leitura, na parte escrita eu não sou muito boa.
Eles pedem mesmo uma redação feita em outra lingua para comprovar o conhecimento??

Chega na hora e fala que seu inglês é mais na parte da tradução e etc…

Toda empresa é uma bosta, nos faz abaixar a cabeça e dizer “sim, senhor” todos os dias.

E apesar do programador ser aquele quem faz efetivamente, é tratado como inferior, sou programador há anos e nunca fui respeitado pelo cargo.

Entretanto não é exclusividade nossa o tratamento lixo que recebemos diariamente, todos os cargos baixos recebem a mesma desonra pelo motivo de vivermos numa sociedade extremamente mal educada, e completamente sem amor ao próximo apesar dessa lata de lixo de pais ser considerado católico e, por consequência seguir valores cristãos. Por isso, além de vivermos num país mal educado ainda vivemos num país hipócrita ao extremo, por isso que não dá para esperar um tratamento bom nas empresas quando ocupamos cargos baixos como programadores…

Lamentável, mas é real.

troll detected hehehee

[quote=gtesu][quote=Mitidiero]

A única vaga que eu tive qeu fazer redação sobre mim mesmo foi quando tive que provar conhecimentos em outras linguas, que fiz em espanhol em inglês, mas foi sussa tb, esquema é contar sobre o que fez de faculdade, pq entrou na área de informática e principais projetos que participou[/quote]

Coloquei no curriculo que eu sei inglês, mas o que eu sei é mais na parte de leitura, na parte escrita eu não sou muito boa.
Eles pedem mesmo uma redação feita em outra lingua para comprovar o conhecimento??[/quote]

Depende, a vaga fala que precisa de inglês/espanhol? Se falar, pode esperar que sim hehehe

Caso contrário, no máximo dão uma provinha de inglês pra saber seu nível, que foi o que ocorreu no meu emprego atual, que não pedia idioma como imprescindível, apenas um diferencial

Além do que, a vaga é para que cargo? Isso faz diferença também.

[quote=mistico]Toda empresa é uma bosta, nos faz abaixar a cabeça e dizer “sim, senhor” todos os dias.

E apesar do programador ser aquele quem faz efetivamente, é tratado como inferior, sou programador há anos e nunca fui respeitado pelo cargo.

Entretanto não é exclusividade nossa o tratamento lixo que recebemos diariamente, todos os cargos baixos recebem a mesma desonra pelo motivo de vivermos numa sociedade extremamente mal educada, e completamente sem amor ao próximo apesar dessa lata de lixo de pais ser considerado católico e, por consequência seguir valores cristãos. Por isso, além de vivermos num país mal educado ainda vivemos num país hipócrita ao extremo, por isso que não dá para esperar um tratamento bom nas empresas quando ocupamos cargos baixos como programadores…

Lamentável, mas é real.
[/quote]

Só tenho um comentário: As pessoas dão valor para quem se dá devido valor e para quem TEM valor. Se vc se sente assim a culpa é apenas sua.

Oi gtesu,

Entendo sua ansiedade, mas não tem como saber cada empresa usa um método.

Boa sorte!

[quote=Anime]Oi gtesu,

Entendo sua ansiedade, mas não tem como saber cada empresa usa um método.

Boa sorte![/quote]

Depende mesmo do bagulho, podem te perguntar de fibonacci ou programação funcional, ou perguntas bobas sobre a linguagem Java, provavelmente essa última já que as vagas hoje em dia são tudo para programadores medíocres.

Dependendo de sua experiência em Java, pode ser bastante fácil. Provas escritas são mais por parte teórica e, mesmo tendo conteúdo relativamente inicial, eles vão pegar pela pior parte, infelizmente. :wink:

O que fazer?

Simplesmente dê uma pequena revisada em Java inicial, lê-a suas estruturas, classes, métodos, argumentos, operadores, coisa fácil mesmo. E tente por tudo na cabeça com o mais nível possível de esforço, pois só assim agente aprende! :smiley:

Acredite, já fiz 2 provas desse tipo, vai ser complicado, mais se você revisar enquanto há tempo, já tá contratada :slight_smile:

E sobre o diagrama, qual será que vão me pedir?
Será que vão ser o de caso de uso e o de classe?

[quote=gtesu]E sobre o diagrama, qual será que vão me pedir?
Será que vão ser o de caso de uso e o de classe?

[/quote]

Provavelmente deve ser o de classes. Mas pode haver a chance deles pedirem diagramas de casos de uso. E também não podemos descartar a possibilidade deles pedirem diagrama de atividades, ou então pedirem para fazer algum fluxo de notação livre e chamarem isso de diagrama. Espero ter ajudado :wink:

To com a sensação de que essa prova seja só pra saber que cargo eu desenvolverei na empresa (caso eu me saia bem na entrevista e nem tao mal na prova)… até porque eles não haviam anunciado vaga para estágio, coisa que já vi eles fazendo ano passado.
Enviei meu curriculum na cara dura kk

Mas enfim…

Muito obrigada pelas dicas, pessoal!

Agora torcem por mim hahaha
Espero que dê tudo certo! :slight_smile:

Ano passado eu fiz uma entrevista mas nem tive q fazer prova. Apenas tive q escrever um pouco sobre mim.

Acho q o principal é vc ser sincera na entrevista e acreditar nos seus conhecimentos.

Boa sorte.

Ah, tenho mais umas perguntas bobas pra fazer hihi

É bom levar uma pasta com o curriculum, certificado de conclusao do curso de ingles, uma agenda e uma caneta ou isso não precisa?
E sobre: fale um pouco sobre você. eu tenho que falar do meu dia-a-dia, do que eu gosto de fazer ou falar só as minhas caracteristicas mais voltado para a área?

[quote=gtesu]Ah, tenho mais umas perguntas bobas pra fazer hihi

É bom levar uma pasta com o curriculum, certificado de conclusao do curso de ingles, uma agenda e uma caneta ou isso não precisa?
E sobre: fale um pouco sobre você. eu tenho que falar do meu dia-a-dia, do que eu gosto de fazer ou falar só as minhas caracteristicas mais voltado para a área?

[/quote]

isso é um pouquinho de questão de opinião… quanto a levar a pastinha com seus certificados, etc, eu indicaria levar, na pior das hipóteses você se mostra prevenida, antigamente ja teve vez que a pessoa não perguntou de nada do tipo mas quando eu perguntei se havia interesse em ver a pessoa quis ver, me pareceu um pouco de curiosidade do entrevistador… mal não acho que seja, mas bem pode ser dependendo do que você tiver…

quanto ao inglês acredito que uma entrevista ou uma redação em inglês vai contar muito mais do que um certificado de conclusão… não é o diploma que conta (aliás se você tiver um diploma mas mostrar muita dificuldade acredito até que possa pegar mal).

sobre o fale um pouco de você acho que uma pessoa mais de RH, que normalmente fica do outro lado da mesa que poderia responder melhor ja que normalmente eles que avaliam isso, eu falaria do que gosto, passatempos, interesses, talvez um pouco da minha vida profissional.

quanto a entrevista o que eu indicaria é meio que o que ja disseram ou as dicas que você encontra em qualquer lugar, esteja bem arrumada, bem apresentável, maquiagem leve no seu caso que é mulher, evite decotes muito grandes, não minta, procure se mostrar comunicativa e sociável, mostrar seus conhecimentos, seja educada… resumindo tudo isso, tenha bom senso…rs

Tenho um amigo que foi chamado para uma entrevista no mesmo formato, prova de conhecimentos e entrevista, mas nesse caso a vaga era para estagiário, porém a empresa aplica a mesma prova para vagas de estagiário ou contratado. Na época ele estava no início de faculdade e não soube resolver quase nada da prova, mas mesmo assim ganhou a vaga e depois de formato foi contratado, tempos depois ele foi descobrir o porquê ele tinha sido aprovado, mesmo não resolvendo quase nada da prova, segundo o gestor da empresa a prova dele estava quase rasgando, era nítido que ele, tinha tentando e retentado fazer a prova várias vezes, o gestor interpretou que ele não tinha muito conhecimento mas que realmente queria a vaga e era esforçado.

Pode parecer que essa é uma dessas histórias motivacionais fora da realidade, mas é a pura verdade.

Enfim, acho a regra geral para entrevistas é saber vender seu “peixe” com simplicidade.

INTÈ!

É hojeee…rsrsrsrs
Boa sorte pra você
Depois posta como foi a entrevista.

Oi gente!
Fiz a prova hoje! Tava muito complicada o inicio dela :confused:
O diagrama complicou tudo :frowning:
Depois de fazer o diagrama tinha que fazer as consultas, de preferencia em jpa e simplesmente me deu um branco de como fazia pelo jpa, daí usei select normal de banco de dados… e eram 4 consultas, só consegui fazer 2 e eu acho que talvez nao estivessem certos

Caiu umas 3 perguntas sobre Design Patterns e eu sempre ouvi falar, mas nunca vi sobre isso na faculdade (eu acho)… daí eu respondi só uma das duas… foi meio no chutometro, mas respondi…
As de marcar tava mais tranquilas, mas quando ele tava corrigindo, eu vi que errei algumas.

Depois teve uma conversa sobre o meu curriculum e eles falaram que foi muito produtiva a conversa… perguntaram se eu sabia bem sobre jsf, jsp, jpa, ejb e eu disse que sim, porem nao soube fazer uma questao de jpa, pois to a muito tempo sem mexer em java para web, entao acabo esquecendo de algumas coisas

Eles vão me mandar um email semana que vem falando se eu vou ou não passar para a proxima etapa que é com o pessoal do rh
Pela conversa, eu to confiante, pela prova, nem tanto :confused:

Mas vamos ver, né…

A empresa é relativamente grande, porem notei que o predio onde eles trabalham é meio precario… talvez seria melhor eu ter começado a estagiar numa empresa menor.

Mas enfim, obrigada a todos que responderam este tópico ;*

[quote=gtesu]Oi gente!
Fiz a prova hoje! Tava muito complicada o inicio dela :confused:
O diagrama complicou tudo :frowning:
Depois de fazer o diagrama tinha que fazer as consultas, de preferencia em jpa e simplesmente me deu um branco de como fazia pelo jpa, daí usei select normal de banco de dados… e eram 4 consultas, só consegui fazer 2 e eu acho que talvez nao estivessem certos

Caiu umas 3 perguntas sobre Design Patterns e eu sempre ouvi falar, mas nunca vi sobre isso na faculdade (eu acho)… daí eu respondi só uma das duas… foi meio no chutometro, mas respondi…
As de marcar tava mais tranquilas, mas quando ele tava corrigindo, eu vi que errei algumas.

Depois teve uma conversa sobre o meu curriculum e eles falaram que foi muito produtiva a conversa… perguntaram se eu sabia bem sobre jsf, jsp, jpa, ejb e eu disse que sim, porem nao soube fazer uma questao de jpa, pois to a muito tempo sem mexer em java para web, entao acabo esquecendo de algumas coisas

Eles vão me mandar um email semana que vem falando se eu vou ou não passar para a proxima etapa que é com o pessoal do rh
Pela conversa, eu to confiante, pela prova, nem tanto :confused:

Mas vamos ver, né…

A empresa é relativamente grande, porem notei que o predio onde eles trabalham é meio precario… talvez seria melhor eu ter começado a estagiar numa empresa menor.

Mas enfim, obrigada a todos que responderam este tópico ;*[/quote]

Isso é bem interessante. Vocês colocam no CV experiencia em tecnologias que tiveram muito tempo atras ? Se sim, já tiverem que fazer testes relacionados a elas ?

Good Luck !